Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Anunciada data de abertura do processo de beatificação de Pe. Léo


Padre Léo / Foto: Comunidade Bethânia

Cachoeira Paulista, 09 Dez. 19 / 10:09 am (ACI).- O processo de beatificação de Padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira, conhecido como Padre Léo, já tem data marcada para sua abertura: será em 7 de março de 2020.

O anúncio foi feito na tarde do último domingo, 8 de dezembro, pelo fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, durante a Missa de encerramento do Hosana Brasil 2019. Também estavam presentes os sacerdotes da Comunidade Bethânia, Pe. Vicente de Paula Neto e Pe. Lúcio Tardivo.

“7 de março de 2020, às 16h, estaremos celebrando, com a presidência do arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, a abertura do processo de beatificação de Padre Léo e a elevação dele a Servo de Deus para honra e alegria do coração de Jesus”, expressou Pe. Vicente, presidente da Comunidade Bethânia, a qual foi fundada por Pe. Léo.

Além disso, explicou que o local e a data escolhidos para se fazer este anúncio se deu pela ligação de Pe. Léo com a Comunidade Canção Nova, bem como pelos “15 anos de Hosana Brasil”, evento no qual o futuro Servo de Deus fez sua última pregação em 2006, e ainda pelos 55 anos de sacerdócio de Mons. Abib.

Por sua vez, Pe. Lúcio Tardivo manifestou a alegria da Família Bethânia “com a abertura do processo”. “Este é um passo importante nesta caminhada, que contempla aproximadamente 19 etapas”, disse o sacerdote ao site da comunidade fundada por Pe. Léo.

Pe. Lúcio Tardivo é o presidente do Instituto Padre Léo, entidade responsável pela coleta dos testemunhos dos milagres para depois serem encaminhados ao processo de beatificação. “Convidamos a todos para participarem da Santa Missa e estarem junto com a Família Bethânia neste dia”, acrescentou.

O processo de beatificação de Pe. Léo será aberto 13 anos após seu falecimento. Em 2017, os padres da Comunidade Bethânia solicitaram ao Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, autorização para encaminhar a Roma o pedido de abertura do processo de beatificação.

Com a abertura do processo de beatificação, Padre Léo receberá o título de ‘Servo de Deus’ e terá início a fase de investigação de suas virtudes.

Biografia

Em uma autodefinição destacada pelo site da Comunidade Bethânia, Pe. Léo afirmou: “Sou um sujeito que desde criança quis ser padre; e muito pobre, tentei ir para o seminário, mas não fui aceito. Então fui trabalhar até conseguir ter roupas suficientes, fazer meu enxoval”.

“Fui para o seminário com 21 anos. Tinha namorada, fui noivo, e descobri a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, que é o que eu tento viver: Quero ser um homem do Coração de Jesus. Vivo no meio de jovens drogados, prostituídos, aidéticos. Tento ser um deles e eles me ensinam muito”.

Tarcísio Gonçalves Pereira, que posteriormente ficou conhecido como Pe. Léo, nasceu em 9 de outubro de 1961, em uma família humilde de Delfim Moreira (MG), no vilarejo de Biguá, local que veio a ser muito citado pelo sacerdote em suas pregações.

Era o nono filho Joaquim Mendes Pereira e Maria Nazaré Guimarães. Como ele mesmo contou, antes de ingressar no seminário, trabalhou muito, tendo atuado como torneiro mecânico e também em uma fábrica de armas.

Foi em 1982 que ingressou no seminário da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, em Lavras (MG). Fez seu noviciado em Jaraguá do Sul (SC), cursou Filosofia em Brusque (SC) e concluiu Teologia em Taubaté (SP).

Foi ordenado sacerdote em 1990 e, em 1995, fundou a Comunidade Bethânia, que tem como carisma o acolhimento de pessoas marginalizadas, dependentes químicos e vítimas da prostituição.

O sacerdote também teve ampla atuação na Renovação Carismática Católica (RCC), participante de vários eventos que atraiam multidões para ouvir suas pregações.

“Com seu jeito alegre e irreverente de ser, apaixonado pela Sagrada Escritura, utilizava-se de exemplos concretos e simples do dia a dia para chegar aos corações mais endurecidos. Utilizava linguagem simples, de fácil compreensão que prendia a atenção do ouvinte e ao mesmo tempo o convidava a uma experiência íntima com a pessoa de Jesus”, recorda o site da Comunidade Bethânia.

Pe. Léo também atuou nos meios de comunicação, tendo publicado 27 livros e conduzido programas de televisão na Associação do Senhor Jesus e na Comunidade Canção Nova.

Em 4 de janeiro de 2007, aos 45 anos, partiu para a Casa do Pai, vítima de infecção generalizada por causa de um câncer no sistema linfático.

Entretanto, mesmo quando estava doente, não deixou de lado sua missão evangelizadora. Em 2006 fez a sua última pregação no Hosana Brasil, da Comunidade Canção Nova, com o tema “Buscai as coisas do alto”.

Na ocasião, disse: “Quer ser feliz? Busque as coisas do Alto. Esta é a grande palavra que Deus trouxe ao meu coração neste tempo. A doença me tirou tudo: não consigo mais andar sozinho, não enxergo direito. Estou cego do olho direito e vejo apenas cerca de 40% com o olho esquerdo. Mas veio ao meu coração: ‘Ai de mim se eu não evangelizar’ (1 Coríntios 9,16b)”.

Para mais informações sobre o processo de beatificação e como enviar testemunhos, pode acessar AQUI.

Fonte: ACI digital

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog