Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Oração e devoção a Nossa Senhora do Brasil (8 de setembro)


Redação da Aleteia | Set 06, 2019

Ela é considerada a padroeira das famílias brasileiras

No dia 8 de setembro, a Igreja celebra Nossa Senhora do Brasil. Mas como surgiu esta devoção?

De acordo com o site da Paróquia de Nossa Senhora do Brasil, localizada em São Paulo, o início da devoção remonta ao século 17, com a existência de uma imagem da Virgem Maria considerada milagrosa em uma missão indígena em Pernambuco.

A escultura de 1,5m, talhada em madeira, era uma peça artística original e, sem dúvida alguma, feita no Brasil — já que a Virgem possuía traços indígenas e o Menino era mestiço, ambos com corações feitos em ouro e cercados por raios luminosos, representando o amor.

A imagem teria permanecido em uma aldeia até 1630 e desaparecido no período dos ataques dos holandeses calvinistas no nordeste brasileiro.

Em 1710, a imagem foi redescoberta pelos padres da Ordem dos Frades Capuchinhos e, em 1725, escolhida padroeira da prefeitura apostólica de Recife, com o nome de Nossa Senhora dos Divinos Corações, tendo seu altar na igreja de Nossa Senhora da Penha.

Na época, Frei Joaquim d’Afragola tinha muito carinho pela imagem e, secretamente, enviou-a com todos os seus adornos para o seu convento de origem em Nápoles, na Itália. A imagem foi entronizada em 1929 na igreja de Santo Efrém e, desde que chegou ao porto italiano, muitos milagres foram atribuídos a ela.

Em 1840, a igreja sofreu um incêndio, mas a imagem permaneceu intacta. O prodígio espalhou-se pela Itália, a igreja foi reconstruída e o local tornou-se ponto de peregrinação. Por causa dos inúmeros milagres que se multiplicavam a cada dia e ao milagre do incêndio, o Vaticano recomendou à diocese local que coroasse a santa com o título oficial de Nossa Senhora do Brasil.

Em 1923, Dom Frederico Benício de Souza Costa, bispo brasileiro, conheceu de perto a famosa imagem originária do Brasil e tentou de todas as formas levá-la de volta ao país de origem, mas sem sucesso. Anos depois, o então cardeal do Rio de Janeiro, Dom Joaquim Arcoverde, decidiu erguer uma igreja em homenagem à Nossa Senhora do Brasil, no recém-criado bairro da Urca. Em São Paulo, Dom José da Afonseca e Silva criou, em 1940, uma paróquia também com esse título.

Oração a Nossa Senhora do Brasil

Pai de bondade, nesta hora importante, confiantes fazemos esta prece por nossa Terra. Aflige-nos a miséria material e espiritual de milhões de irmãos.

Angustia-nos ver suas justas aspirações inatendidas. Entristece-nos a falta de grandeza ética e religiosidade, na vida particular e no procedimento público.

Pedimos, pois, Vossa Graça, para que governantes e governados unam suas forças em busca do bem comum.

Renovai os corações para que surjam mulheres e homens novos, capazes de construir uma grande sociedade cristã, enraizada no trabalho, na justiça e na austeridade.

Isso Vos pedimos pelos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, aqui invocados sob o título de Nossa Senhora do Brasil, Vossa e nossa Mãe querida. Amém.

Fonte: Aleteia




Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog