O pai dos filhos de ninguém


Padre Renato Chiera se define um padre de rua que procura ser cristão nas periferias do mundo ao lado dos que não são amados por ninguém. Vive nas favelas do Rio de Janeiro desde 1978, e em 1986 o missionário italiano fundou a “Casa do Menor”.

Silvonei Protz – Cidade do Vaticano

Renato Chiera é um camponês, filho de camponeses. Nasceu há 77 anos em uma família pobre, mas unida, com 8 filhos, em uma pequena cidadezinha da região do Piemonte, Roracco, no norte da Itália. “Aos 8 anos – conta – que queria ser como João Bosco”. Aos 12 entrou no seminário para ser padre. Queria viver pelos outros. Logo que foi ordenado, sentiu que o seu coração estava “inquieto”, e quis “sair pelo mundo afora”. “Tive o privilégio de viver o pré-Concílio, o Concílio e o pós-Concílio. Sentia-me muito ‘apertado’ na minha diocese. Sonhava com horizontes maiores”. Um dia o bispo de Mondovì lhe propôs a possibilidade de ser missionário no Brasil, na diocese de Nova Iguaçu, a grande e violenta periferia do Rio, como sacerdote Fidei Donum. Era o ano de 1978. Desde então o coração do padre Renato bate pelo mundo dos descartados e pelo Brasil.

Deixou a cátedra de filosofia para entrar nas periferias geográficas e existenciais da Baixada Fluminense, “atraído -  revela – por Jesus que sofre e grita o seu abandono em um povo desenraizado, sem esperança e não amado”. Logo sente que encontrou o seu lugar e a sua Igreja.

O evento que marca uma virada

“Deparei-me no drama e na tragédias dos meninos não amados, feridos, condenados à violência, à droga e à morte precoce” explica padre Chiera. Alguns eventos o marcaram profundamente: tinha acolhido em sua casa um adolescente, “o Pirata”, que estava ferido e perseguido pela polícia e um dia foi morto na entrada de casa. “Não vim ao Brasil para ser um padre coveiro, mas para salvar vidas”, diz, com a sensação de impotência.

Uma outra vez apresentou-se a ele um jovem que o colocou diante de uma realidade brutal: “Na sua paróquia, em um só mês, já mataram mais de 36 adolescentes” e fala que é o primeira da lista dos “marcados para morrer”. “Vai deixar que matem todos nós? Ninguém fará nada?”, pede o jovem. À noite, aos olhos do padre Renato, o rosto do jovem se confunde com o rosto de Jesus: “A mim o fizestes”. O sacerdote reconhece nestes adolescentes que não querem morrer o próprio Jesus. E para ser presença de Deus, pai e mãe, família para quem não é amado por ninguém, inicia uma nova aventura, difícil mas irresistível.
Padre Chiera com algumas crianças de uma Casa do Menor 

Os filhos do abandono

Estes menores são filhos de muitos abandonos: da família, da escola, da sociedade, dos governos e também das Igrejas. São os filhos de muitas ausências. Fruto de um “aborto comunitário”. Perambulam pelas ruas com o olhar perdido no nada, como mortos vivos, rejeitado por todos, estrangeiros na sua própria terra, desarraigados, sem referências, sem rumo, sem sonhos nem futuro. Para eles, a rua representa ao mesmo tempo todas e nenhuma direção. São o resultado de uma sociedade cruel e excludente, que não ama, que rouba seus direitos fundamentais, os condena e os mata para calar suas vozes que soam como acusações. Foi-lhes roubado tudo. Também o direito de ser crianças, adolescentes, ter uma cama, onde comer, onde brincar, onde sonhar, ter perspectivas e um futuro. São o espelho de uma sociedade com relações profundamente doentes. São um grito. São o pânico. São a fotografia que revela o lado obscuro da sociedade. Porém, hoje estes jovens já não vivem mais nas ruas como antes: buscam a segurança, a pertença e visibilidade no narcotráfico. Lá dão a vida e matam, e são mortos: porque esta é a lei daqueles ambientes criminosos.

Partindo desta triste “fotografia”, abre-se um projeto de “parto comunitário”, para oferecer-lhes a presença de uma família, de amor, de escola, de profissão, de futuro, de protagonismo e de dignidade. Nasce a “Casa do Menor” .

Pelas ruas dos bairros do Rio para que as jovens vítimas 
do tráfico e da violência sintam a presença de Deus 

Nenhum arrependimento

Padre Renato não se arrepende de ter deixado a cátedra de filosofia, ao contrário. Nas ruas senta-se em outra cátedra e aprende uma outra filosofia. Sente-se realizado como padre das ruas, como padre das cracolândias, que são as suas novas catedrais. É ali que encontra Deus, que abraça a carne viva de Cristo, coloca-se em adoração de “hóstias ensaguentadas” que gritam pelo abandono e buscam uma presença de amor, de perspectiva, de futuro. Algumas vezes se satisfazem apenas com um abraço ou um doce. Nas ruas e na cracolândia reconhece-se diariamente o resultado e as consequências de uma sociedade dividida, do declínio de uma civilização.

A “Casa do Menor”, uma mãe comunitária

A “Casa do Menor” já se espalhou em 4 Estados, é uma “mãe comunitária” que não abandona as crianças de rua, mas ajuda-os a ressurgir como filhos amados por Deus. Em 33 anos, mais de 100 mil menores foram acolhidos, hoje 70 mil deles tem uma profissão e um futuro. Com frequência padre Renato diz que daria a própria vida “para salvar uma só criança ou um só adolescente”. A “Casa do Menor” já deu origem a uma família de consagrados chamada “Família Vida”. Uma família para os que não são amados por ninguém. Vários membros desta “Família Vida” foram por sua vez abandonados, mas agora se tornaram mães e pais de outros abandonados. Esta nova comunidade representa uma garantia de futuro para os jovens, mantém viva a alma evangelizadora, “mas não pode se reduzir a uma simples ONG”, afirma padre Renato, referindo-se aos numerosos discursos do Papa Francisco sobre o papel e a missão da Igreja.

O amor dado é também restituído 

Um ato de amor

Por trás dos gritos das crianças e dos adolescentes há uma grande necessidade de se sentir amados como filhos. Quem não se sente filho não ama a si mesmo e está pronto para destruir tudo e a se destruir. Consequentemente nunca poderá ser um pai nem construir perspectivas de futuro. A “Casa do Menor” tenta recolher o grito dos que não se sentem amados dando-lhes uma casa, uma família, uma profissão e portanto a possibilidade de reinserção na sociedade e no mundo do trabalho. Nas casas-famílias muitos jovens conseguem verdadeiramente se regenerar no seu encontro com Deus que é amor, presença fiel que nunca abandona.

Padre Chiera recorda de um jovem que tinha algumas feridas na cabeça: seu pai tinha tentado matá-lo fechando-o em um bueiro de rua. Foi acolhido na “Casa do Menor”. Um dia, - era o Dia das Mães – quis visitar sua mãe. “Posso ir?” perguntou ao padre Renato. “Comprei uma blusa para ela, eu a amo muito”. Quando voltou estava muito triste: sua mãe tinha morrido. “Não tenho mais ninguém” disse. Depois, dando a blusa para o sacerdote acrescentou: “Agora você é a minha mãe”.

Quando se pede ao padre Renato para falar dos menores que um dia conseguiram se sentir amados na “Casa do Menor”, o sacerdote se transforma em uma fonte inesgotável de histórias. Fala horas e horas, por exemplo, conta de suas visitas a um jovem viciado que morava na cracolândia. Depois, um belo dia, o jovem chegou à “Casa do Menor”. “Padre estou aqui. Quero ajudar e quero iniciar uma nova vida”. Hoje é um membro da “Família Vida”, responsável de uma comunidade de “moradores de rua”, onde estão os sem-teto vítimas do crac.

Os jovens, as famílias e os voluntários da Casa do Menor
18 setembro 2019

Fonte: Vatican News

Comentários



Newsletter

Marcadores

Ano Jubilar de São Francisco1 Ano Jubilar Franciscano1 Ano Jubilar Mariano10 Ano Santo93 Aparições113 Aparições de Jesus19 Aparições Marianas320 Aplicativos Android (católicos)16 Apostolado da Oração10 Apóstolos3 Arautos do Evangelho2 Arte Católica84 Assunção de Nossa Senhora2 Baixada Santista2 Batalha Espiritual1 Beatificação127 Beatos e Beatas128 Bênçâo Urbi et Orbi18 Bíblia645 Blasfêmia56 Campanha da Fraternidade38 Campanhas123 Canção Nova8 Canonização94 Cardeais17 Cardeal Raniero Cantalamessa48 Cardeal Robert Sarah38 Caridade6 Catecismo409 Catequese do Papa290 Celebrações2366 Celebrações Celebrações Marianas1 Celebrações Marianas578 Círio de Nazaré26 Cisma4 CNBB495 Combate Espiritual3 Comportamento870 Concílio Vaticano II12 Conclave21 Confissão23 Conflitos3 Congresso Eucarístico13 Congresso Matrimônio Católico3 Congressos18 Consagração23 Consistório1 Contra Aborto209 COP 303 Corpo Incorrupto58 Cristofobia243 Cruzada de Oração8 Curiosidades1 Datas Comemorativas198 Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita)2 Defesa da Vida275 Dependência5 Depressão73 Desastres Naturais66 Devoção2617 Dia de Finados2 Dia Mundial do Doente16 Dia Mundial dos Pobres4 Diáconos1 Dilexi te “Eu te amei”1 Dilexit nos (Ele nos amou)2 Diocese de Santos72 Divina Misericórdia61 Divino Pai Eterno35 Doação de Órgãos2 Documentos da Igreja19 Dogmas da Igreja7 Dom Henrique Soares27 Doutor da Igreja38 Doutora da Igreja10 Doutrina664 Ecumenismo3 Educação150 Eleições12 Encíclicas39 Encontro Mundial das Famílias7 Era Digital1 Espírito Santo1 Esporte5 Eucaristia136 Evangelho1145 Evangelização10 Excomunhão8 Exercícios Espirituais20 Exorcismo89 Exortação Apostólica21 Experiência de Deus51 ExpoCatólica1 Fake News3 Família752 2671 Festival Católico1 Festival Juvenil5 Fiducia supplicans11 Filme Católico98 Frases de Fé8 Frei Gilson11 Frei Roberto Pasolini10 Guerra111 Habemus Papam14 História da Igreja641 Hoje nasceu1 Homilias Papa Francisco93 Homilias Papa Leão XIV26 Homossexualidade63 Ícones32 Ideologia de Gênero100 Igreja no Brasil1704 Igreja no Mundo1169 Imagens Religiosas465 Indulgências7 Influenciadores Católicos4 Instituto Hesed4 Inteligência Artificial10 Intolerância Religiosa269 JMJ93 JMJ 202316 JMJ 20272 João Paulo I7 João Paulo II279 João XXIII5 Jornada de Oração38 Jornada Mundial da Juventude29 Jornada Mundial das Crianças2 Jubileu 202538 Jubileu da Esperança6 Jubileu da Misericórdia92 Jubileu dos Jovens11 Laudato si1 Lectio Divina8 Liturgia234 Liturgia Dominical302 Lives Católicas11 Livros Católicos143 Lojas Católicas3 Louvor25 Mártires348 Matrimônio52 Medicina e Saude691 Memórias de Fé2 Mensagens103 Mensagens Católicas367 Mensagens do Papa1539 Mensagens-Padre Marcelo Rossi2 Mês da Bíblia1 Milagres548 Milagres Eucarísticos27 Missa Tradicional20 Missionários Digitais2 Místicos da Igreja75 Música Católica51 Nossa Senhora869 Nossa Senhora Aparecida128 Nossa Senhora Auxiliadora15 Nossa Senhora da Rosa Mística4 Nossa Senhora da Saudade1 Nossa Senhora das Dores3 Nossa Senhora das Graças22 Nossa Senhora das Lágrimas3 Nossa Senhora das Neves2 Nossa Senhora de Akita1 Nossa Senhora de Fátima163 Nossa Senhora de Guadalupe64 Nossa Senhora de La Salette9 Nossa Senhora de Lourdes46 Nossa Senhora de Medjugorje25 Nossa Senhora de Nazaré23 Nossa Senhora de Schoenstatt3 Nossa Senhora do Bom Parto1 Nossa Senhora do Carmo32 Nossa Senhora do Leite1 Nossa Senhora do Mel1 Nossa Senhora do Monte Serrat22 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro9 Nossa Senhora do Rosário16 Nossa Senhora do Silêncio2 Nossa Senhora do Sorriso1 Nossa Senhora dos Anjos3 Nossa Senhora Rainha5 Nosso Senhor Jesus Cristo1620 Notícias282 Notícias Católicas4222 Notícias do Blog79 Novena de Natal18 Novenas166 Objetos Religiosos1 Oração1827 Oração com o Papa2 Oração e Jejum49 Oração Online1 Orações (Epidemias e Pestes)54 Orações-Momento de Fé1430 Orações-No Colo de Jesus14 Ordem Agostiniana9 Ordem Carmelita1 Ordem das Mercês1 Ordem Dominicana3 Ordem Franciscana9 Ordens Religiosas867 Padre Alberto Gambarini2 Padre Chrystian Shankar2 Padre Duarte Lara15 Padre Eugenio Maria1 Padre Fabio de Melo11 Padre Gabriel Vila Verde17 Padre Léo10 Padre Marcelo Rossi1483 Padre Paulo Ricardo17 Padre Reginaldo Manzotti101 Padre Robson de Oliveira25 Padre Zezinho25 Padres da Igreja1682 Paixão de Cristo2 Pandemia171 Papa260 Papa Bento XVI269 Papa Francisco2340 Papa João Paulo II1 Papa Leão XIV215 Papado2 Papas da Igreja32 Páscoa142 Pastorais32 Pastoral da Pessoa Idosa79 Pastoral da Saude51 Pastoral Digital1 Pastoral Rodoviária2 Patrística19 Penitência161 Pentecostes98 Perseguição aos Cristãos415 Política528 Preciosíssimo Sangue de Jesus1 Pregações47 Presépios10 Prof. Felipe Aquino10 Profanação31 Profecias46 Profetas1 Purgatório17 Quaresma380 Quaresma de São Miguel Arcanjo15 Racismo26 Rádios Católicas5 RCC51 Redes Sociais396 Reflexões6 Releases14 Relíquias da Igreja216 Renúncia do Papa6 Rosário123 Rosário da Madrugada3 Rosário das Crianças9 Rosário Mundial das Mulheres2 Rosário Mundial dos Homens1 Rumo à Santidade212 Sacramentais7 Sacramentos571 Sacrilégio143 Sagrado Coração de Jesus1 Santa Catarina de Sena1 Santa Dulce dos Pobres1 Santa Filomena1 Santa Inês1 Santa Mônica1 Santa Rosa de Lima1 Santa Teresa de Calcutá1 Santas659 Santíssima Trindade9 Santo Agostinho9 Santos1425 São Bartolomeu1 São Deodato1 São Domingos de Gusmão1 São Gregório Magno2 São João Batista1 São José48 São José Operário3 São Leão Magno1 São Maximiliano Kolbe10 São Miguel Arcanjo5 São Pedro e São Paulo6 São Pio X2 São Raimundo Nonato1 São Símaco1 São Tomás de Aquino1 Sede Vacante18 Selinhos1 Semana Santa150 Servo de Deus22 Sinodalidade3 Sínodo63 Sínodo da Amazônia58 Sínodo da Sinodalidade22 Solidariedade67 Tecnologia131 Tempo Comum397 Tempo da Quaresma381 Tempo do Advento212 Tempo do Natal296 Tempo Litúrgico999 Tempo Pascal252 Teologia da Libertação1 Terço72 Terço da Divina Misericórdia19 Terço das Crianças5 Terço das Mulheres3 Terço de Jericó1 Terço dos Homens20 Testemunhos203 Tradição7 Tráfico Humano23 Tragédias202 Tríduo Pascal120 TV Católica30 Unidade dos Cristãos27 Vaticano1900 Venerável4 Viagens27 Viagens Apostólicas237 Vida Eterna4 Vídeos do Blog44 Vídeos no TikTok45 Vigília de Oração3 Violência506 Violência Sexual Infantil65 Voto Católico19
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

São Carlo Acutis

São Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial