O lugar e postura da presidência na liturgia

Celebração Eucarística presidida pelo Santo Padre em Kaunas, 
Lituânia  (AFP or licensors)

“Nas celebrações litúrgicas, seja quem for, ministro ou fiel, exercendo o seu ofício, faça tudo e só aquilo que pela natureza da coisa ou pelas normas litúrgicas lhe compete (SC, 28)”.

Jackson Erpen - Cidade do Vaticano

No nosso Espaço Memória Histórica – 50 anos do Concílio Vaticano II, vamos continuar a falar de liturgia, trazendo no programa de hoje o tema “O lugar e postura da presidência na liturgia”.

“A liturgia é viva (...). Sem a presença real do mistério de Cristo, não há qualquer vitalidade litúrgica (...). Sem o coração pulsante de Cristo não existe qualquer ação litúrgica”, disse o Papa Francisco no discurso aos participantes da 68ª Semana Litúrgica Nacional, ocasião em que reiterou, “com certeza e com autoridade magistral que a reforma litúrgica é irreversível”.

A liturgia, ademais, "é vida para todo o povo da Igreja". E “a Igreja está deveras viva se, formando um só ser vivente com Cristo, é portadora de vida, é materna, é missionária, sai ao encontro do próximo, solicita a servir sem perseguir poderes mundanos que a tornam estéril”.

Nas orientações e normas litúrgicas, está prevista a postura e a atuação da presidência na celebração, como nos explica o padre Gerson Schmidt:

“Podemos cair em dois extremos na questão da reforma litúrgica: um demasiado legalismo, que é o apego às normas, um rigorismo fechado não dando lugar a uma criatividade sadia prevista pelas normas litúrgicas; ou então no liberacionismo, que desconhece ou passa por cima das normas litúrgicas, desrespeita o essencial da celebração, confunde criatividade com novidade, invencionices e caprichos  e desventuras pessoais.

Na renovação litúrgica, na boa intenção de tornar a missa mais participativa e envolvente, muitas vezes exageramos na dose da criatividade e tornamos a liturgia um show à parte, e, ao invés de celebrar, empanturramos a liturgia de aspectos atrativos demasiados. Outras vezes, quem preside se torna um “showmen”, exaltando o glamour e um exibicionismo ridículo e desconexo do verdadeiro sentido da liturgia. Quantas vezes vimos, sobretudo nas redes sociais, o sacerdote ficar dançando de qualquer jeito no altar, desfocando o mistério eucarístico para fazer uma apresentação e show à parte. A criatividade tem hora e lugar. Pensamos que trazer o Ostensório, templo a dentro, sustentado por um drone, como aconteceu recentemente no Brasil, é no mínimo falta de bom senso e uma grave falta de postura litúrgica.

Não condenamos aqui os padres cantores. Mas se o sacerdote, na celebração, é mais artista do que celebrante, algo está errado e descompassado. E isso serve também para o grupo de cantores e animadores. Precisamos aqui rever o verdadeiro lugar da presidência e de cada ministério, quais as possibilidades e quais os limites para que atua de maneira a não distorcer sua função litúrgica.
Na expressão de São João Crisóstomo, somos um corpo comunitário. Um corpo é coordenado por uma cabeça. A Igreja sabe que sua cabeça é Jesus Cristo. Ele é o único dirigente, e o Espírito Santo é o único animador, a alma da comunidade. Mas precisamos ter entre nós um sinal visível, um sacramento de Cristo-cabeça. Na Missa é sempre o bispo ou o padre.

Nas celebrações ou culto dominical é alguém da própria comunidade, devidamente preparado para desempenhar esta função. O presidente da celebração não se coloca acima da comunidade, nem faz tudo sozinho. Preocupa-se em fazer com que toda a comunidade se torne um povo celebrante, ativo e participante, um povo sacerdotal.
Embora seja o celebrante principal, não celebra sozinho, não celebra para o povo ou em favor do povo. Quem celebra é todo o povo. O presidente deve, pois, celebrar com o povo, sabendo-se parte dele. Deve ouvir a palavra, cantar, rezar, comprometer-se com Jesus Cristo, junto com todo o povo e ajudá-lo a fazer o mesmo.

Nas orientações e normas litúrgicas está prevista a postura e a atuação da presidência na celebração. Prevê-se até mesmo o lugar da presidência, como aponta a Instrução INTER OECUMENICI: “Em relação ao plano da igreja, a cadeira para o celebrante e os ministros deve ocupar um lugar que seja claramente visível a todos os fiéis e que dê a entender que o celebrante preside a inteira comunidade. A cadeira deve ficar atrás do altar e qualquer semelhança a um trono, prerrogativa de um bispo, deve ser evitada[1]. Muitas coisas práticas poderíamos falar aqui sobre a presidência ou outras funções litúrgicas. Não é o lugar, nem o tempo nos permite para esses pormenores.

Cabe aqui lembrar os princípios contidos na SC, como afirma no número 28: “Nas celebrações litúrgicas, seja quem for, ministro ou fiel, exercendo o seu ofício, faça tudo e só aquilo que pela natureza da coisa ou pelas normas litúrgicas lhe compete” (SC, 28)”.
_______________________
[1] Instrução INTER OECUMENICI, CONSILIUM AD EXSEQUANDAM CONSTITUTIONEM DE SACRA LITURGIA para a reta aplicação da Constituição sobre a Sagrada Liturgia do Concílio Vaticano II,  26/09/1964, n.92.

25 setembro 2019, 09:06

Fonte: Vatican News

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Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

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