Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Graças à tecnologia digital, revelado rosto de Santa Catarina de Gênova


Catarina de Gênova, como também é conhecida, foi uma grande mística italiana, recordada sobretudo por suas obras de misericórdia em favor dos pobres e doentes. Faleceu em 15 de setembro de 1510 e foi canonizada em 1737. Sua reconstrução facial foi possível também graças ao trabalho de um brasileiro que, com esta, já reconstruiu 70 faces, incluindo 14 Santos e dois Beatos.

Jackson Erpen – Cidade do Vaticano

Catarina Fieschi Adorno é provavelmente a Santa genovesa mais famosa da Itália e do mundo.

Agora, é possível conhecer sua face graças à reconstrução facial com o uso de um método digital moderno.  O resultado do trabalho foi apresentado no último dia 12, em Gênova, e revelou o rosto de uma Catarina já com certa idade, no momento de sua morte.

Após meses de estudos e pesquisas, a reconstrução facial foi realizada pelo Arc-Team de Cles, com a documentação digital em 3D operada por Luca e Alessandro Bezzi e com a reconstrução facial forense realizada pelo  designer-3D brasileiro Cícero Moraes. Um grupo de trabalho especializado, precisamente no estudo das figuras dos santos. Reconstruíram, por exemplo, o rosto de Santo Antônio.

Com esta, chegam a 70 as reconstruções faciais realizadas por Cícero Moraes, incluindo 14 Santos e dois Beatos. Ele contou ao Vatican News como foi este seu último trabalho:

“A reconstrução facial de Santa Catarina foi um convite que eu recebi do grupo Arc-Team da Itália. Eles entraram em contato com o Museo dei Beni Culturali (Museo dei Beni Culturali Cappuccini, ndr) e surgiu esta ideia de reconstruir a face dela. O Luca Bezzi e o Alessandro Bezzi, especialistas na área de arqueologia foram até o local onde está o corpo, fizeram uma série de fotografias, a partir destas fotografias foi digitalizada a face, e o crânio, e com este material pude iniciar o processo, fazer a modelagem digital e entregar este rosto, que está sendo apresentado aí para toda a população e a comunidade.”

Santa Catarina Fieschi Adorno

Catarina de Gênova, como também é conhecida, foi uma grande mística italiana, recordada sobretudo por suas obras de misericórdia em favor dos pobres e doentes. Ela também é conhecida com o título de “Doutora do Purgatório”, por ter sido a autora do livro Tratado do Purgatório.

Falecida em 15 de setembro de 1510, foi beatificada em 6 de abril de 1675 e canonizada pelo Papa Clemente XII em 23 de abril de 1737. Seu corpo é preservado no Santuário genovês situado na Viale IV Novembre e sua memória litúrgica é celebrada em 15 de setembro.

O Santuário em Gênova

A igreja é conhecida como "o canteiro de obras genovesa do século XVI", pela riqueza das obras de mestres da pintura genovesa da segunda metade do século XVI, como Giovanni Battista Castello conhecido como “il Bergamasco”, Luca Cambiaso, Andrea e Ottavio Semino, Lazzaro e Pantaleo Calvi.

O Santuário de Santa Catarina de Gênova in Santissima Annunziata di Portoria, leva o nome do bairro Portoria onde foi construído em 1556, no âmbito do convento dos frades menores capuchinhos e do hospital de Pammatone, principal estrutura de saúde genovesa do século XV ao início do século XX.

Justamente nesse hospital, havia oferecido sua assistência caritativa aos doentes Catarina Fieschi Adorno (1447 - 1510), uma das expoentes do misticismo italiano, proclamada Santa em meados do século XVIII. O corpo incorrupto de Santa Catarina é preservado dentro do Santuário.

Para completar esse tesouro de fé e arte, telas e afrescos de pintores representativos dos séculos XVII e subsequentes, como Domenico Piola, Pietro Raimondi, Giuseppe Palmieri e Aurelio Lomi.

17 setembro 2019, 08:12

Fonte: Vatican News

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog