Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Encontro em Jerusalém: 800 anos da peregrinação de São Francisco na Terra Santa

São Francisco de Assis e o sultão do Egito al Kamil em 1219

Era o ano de 1219 quando São Francisco, em meio às Cruzadas e ao clima de violência e conflito delas decorrente, decidiu dar a sua contribuição para promover a paz. "Francisco de Assis atravessou as linhas de guerra e superou a lógica do conflito de civilização em curso, seguindo a divina inspiração que o levou a acreditar na possibilidade do encontro fraterno com toda criatura”, disse o custódio da Terra Santa, Pe. Frei Francesco Patton

Cidade do Vaticano

“800 anos da peregrinação de paz de São Francisco na Terra Santa (1219-2019)”: esse é o tema do Encontro que se realizará de 30 de setembro a 4 de outubro em Jerusalém, por iniciativa dos frades da Custódia.

“Exatamente 800 anos atrás, durante a quinta Cruzada – explicou o custódio da Terra Santa, Pe. Frei Francesco Patton –, São Francisco veio como peregrino e testemunha de paz, ficando aqui até 1220, até retornar para a Itália.”

Evangelização - testemunho de vida e anúncio da Palavra

“Francisco de Assis atravessou as linhas de guerra e superou a lógica do conflito de civilização em curso, seguindo a divina inspiração que o levou a acreditar na possibilidade do encontro fraterno com toda criatura”, prosseguiu Pe. Frei Patton.

Foi graças a seu encontro com o sultão do Egito Malik al Kamil e a sua longa permanência na Terra Santa que pôde elaborar aquele método de evangelização, feito de testemunho de vida e de anúncio da Palavra que inspirou ao longo destes oito séculos e guia ainda hoje a nossa presença franciscana no Oriente Médio, através da Custódia da Terra Santa”, acrescentou.

Encontro nas fontes árabes, franciscanas e das Cruzadas

Durante os trabalhos, o encontro entre São Francisco e o sultão será analisado através do estudo das fontes árabes (Bartolomeu Pirone, docente de língua e literatura árabe), das fontes franciscanas (Dom Felice Accrocca, arcebispo de Benevento) e das fontes das Cruzadas (Antonio Musarra, medievalista).

Caberá ao prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, cardeal Leonardo Sandri, atualizar o significado daquele encontro “no magistério e nos gestos do Papa Francisco”. Por sua vez, o secretário geral da Ordem dos Frades Menores, Pe. Frei Giovanni Rinaldi, falará sobre o significado atual do encontro entre São Francisco e o sultão Malik al Kamil para a Ordem e para a presença franciscana na Terra Santa.

(L’Osservatore Romano)

20 setembro 2019

Fonte: Vatican News

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog