Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Basílica de São Miguel Arcanjo em Itapetininga prepara festa do padroeiro


A Basílica São Miguel - única no Brasil dedicada ao Arcanjo - celebra com uma vasta programação as festividades do seu padroeiro. O Vaticano concedeu o título de Basílica Menor ao Santuário de São Miguel Arcanjo, em 21 de junho de 2018.

Itapetininga

A Basílica de São Miguel Arcanjo, em Itapetininga (SP), comemora a festa de seu padroeiro no dia 29 de setembro. A preparação espiritual para a festa teve início no dia 15, com a Quaresma de São Miguel, seguida de uma novena que contará com a presença de sacerdotes, bispos e devotos do Arcanjo, e culminará em uma vasta programação que vai de fortes momentos de espiritualidade até corrida e caminhada de rua.

O Vaticano havia concedido o título de Basílica Menor ao Santuário de São Miguel Arcanjo, em 21 de junho de 2018.

A festa dos Santos Arcanjos - São Gabriel, São Rafael e São Miguel - é celebrada em toda Igreja Católica. Entre os três arcanjos, São Miguel destaca-se como o Príncipe da Milícia Celeste, por sua missão de proteger os fiéis nas lutas contra satanás e seus anjos do mal.

Segundo a tradição judaico-cristã, foi Miguel Arcanjo quem, no combate primitivo dos anjos de Lúcifer contra os anjos de Deus, gritou “Quem como Deus!” - significado do nome, Miguel - e saiu vitorioso contra o anjo das trevas. A partir de então, esse Arcanjo  foi tomado como protetor contra as tentações e lutas com o espírito mal.

A Igreja Católica tem forte devoção a São Miguel devotando a ele uma quaresma (quarenta dias), especialmente para súplica de sua intercessão e proteção. A Basílica São Miguel - única no Brasil dedicada ao Arcanjo - celebra com uma vasta programação as festividades do seu padroeiro, que acontecerá entre os dias 20 e 29 de setembro.

Novena prepara a comunidade para a festa do padroeiro

O ápice da festa se dá com os últimos 9 dias, quando a Basílica receberá os fiéis diariamente para a oração do Rosário de São Miguel Arcanjo, todos os dias ao meio-dia. Além disso, às 18h50 terá as orações da Quaresma, seguido da santa Missa, presidida por diversos sacerdotes e bispos: Pe. Márcio Prado, da Canção Nova; Pe. Camilo Junior, do Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida/SP; Pe. Júlio Ferreira de Campos, da Paróquia Nossa Senhora das Estrelas, de Itapetininga/SP; D. Gregório M. Botelho, OSB Oliv., Basílica S. Antônio de Pádua, de Ribeirão Preto/SP; Pe. Edvanderson Cordeiro Severino, Santuário Nossa Senhora da Salette, de Braganey/PR; D. Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo da Diocese de Itapeva/SP; D. José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arq. de São Paulo/SP; D. Júlio Endi Akamine, Arcebispo da Arq. de Sorocaba/SP; Pe. Antônio Carlos dos Santos, Santuário S. Rita de Cássia, de Jundiaí/SP; e no último dia a celebração será presidida por D. Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, Bispo Diocesano de Itapetininga/SP.

Vitral da Catedral de Milão 

Dia 29 de setembro será marcado com festa e vasta programação
 

No dia litúrgico de São Miguel Arcanjo, as atividades terão início às 7h com a Santa Missa, seguida por quermesse durante todo o dia. Por volta das 8h, a Corrida e Caminhada de rua, seguida da premiação.

Às 10 horas será celebrada outra Missa, que será seguida da bênção dos ciclistas e suas bicicletas.

Ao meio-dia os fiéis são convidados a rezar o Rosário de São Miguel Arcanjo e a participar da Missa às 13h.

Às 15h30, terá lugar a apresentação da Banda Marcial de São Miguel Arcanjo, em frente à Basílica, e a Procissão de São Miguel Arcanjo, concluída com a Missa Solene de São Miguel Arcanjo (Campal), presidida por Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, bispo diocesano de Itapetininga/SP.

Para saber mais sobre o Santuário, clique:
 http://www.santuariosaomiguelarcanjo.com/

(*Informações de Basílica São Miguel Arcanjo)

17 setembro 2019, 10:05

Fonte: Vatican News

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog