Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

O que é Vocação na Igreja? 4 orações vocacionais para ajudar em seu discernimento


O que é vocação?

No geral, é dom, aptidão, qualidade para realizar alguma coisa. Na Igreja, vocação é um chamado de DEUS para o serviço de seu reino. Deus é livre para chamar, e o jovem é livre para responder. Deus propõe, não impõe.

São sinais de vocação: ter fé em Deus, vida de oração, participação na Igreja, sensibilidade para com as necessidades da Igreja e do mundo.

Converse com pessoas mais experientes e entre em contato com seu pároco, para conversar sobre a vontade de servir à Igreja e consagrar sua vida a Deus, seja  como padre, religioso, missionário ou leigo comprometido com a comunidade local.

Vocação Religiosa

Jesus escolhe algumas pessoas no meio do povo para se colocarem inteiramente a serviço de sua missão. Essas pessoas doam suas vidas a serviço dos mais humildes. Por sua presença e testemunho, evangelizam e renovam as esperanças dos mais necessitados (doentes, presos, sem teto, crianças, entre outros). Essas pessoas são conhecidas também como imãs e irmãos consagrados. 

Vocação Sacerdotal

São pessoas escolhidas por Jesus Cristo para continuar sua missão através do anúncio da Palavra, da celebração dos Sacramentos, dedicando-se à comunidade cristã, colocando-se a serviço de todos.

4 orações vocacionais para ajudar em seu discernimento e 
também para pedirmos ao Senhor da Messe mais operários:

1ª Oração Vocacional

Senhor, Deus e Pai, que a vossa messe não se perca por falta de operários. 
Despertai nos corações dos jovens o desejo de vos seguir na vida religiosa, sacerdotal e matrimonial. 
Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, ensinai-nos a fazer a vontade do Pai. 
Espírito Santo de amor, fortalecei os que já abraçaram a vocação religiosa, sacerdotal e matrimonial. 
Maria, mãe da perseverança, ensinai-nos a ser perseverantes em nossa vocação. Amém!

2ª Oração Vocacional

Senhor, foi por amor que nos destes a vida.
Por isso, sentimos vosso convite ressoar em nosso coração chamando-nos pelo nome para sermos discípulos missionários vossos.

Fortes na fé, alegres na Esperança, queremos dizer SIM, enfrentando os desafios próprios de nosso tempo, manifestando a todos a alegria de partilhar vossa vida.

Dai-nos perseverança no anúncio da Copiosa Redenção, de modo especial às pessoas marcadas pelo abandono e pelo desânimo, por causa da violência, do tráfico e de tantas desventuras.

Que este ano vocacional redentorista desperte-nos para a vocação que cada um traz consigo!

Que sejamos pessoas realizadas para viver com intensidade o projeto redentor de Cristo, descobrindo nossa missão no mundo!

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, protegei nosso coração cheio de vida e de esperança. Dai-nos a graça de viver sempre junto de vosso Filho Jesus!

Santo Afonso, rogai por nós e por toda a juventude! Amém.

3ª Oração Vocacional

Jesus, mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como diáconos, padres e bispos, como religiosos e religiosas, como missionários e missionárias, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém. (Papa Paulo VI)

4ª Oração Vocacional Redentorista

Senhor, vós suscitastes Afonso Maria de Ligório para continuar a obra de Cristo Redentor e para levar a Boa Nova aos mais pobres e abandonados. Nós vos pedimos que o chamado que ressoou outrora no coração de Afonso, Geraldo, Clemente e de tantos outros, faça despertar uma nova geração de missionários com disponibilidade e zelo pastoral.
Senhor, abençoai os lares e as famílias que acolhem a vossa Palavra. Fazei que pais e filhos vivam em harmonia e, pela vossa graça, sejam fortes na fé, alegres na esperança e fervorosos no amor. Redentor nosso, sustentai a generosidade dos que já foram chamados e despertai em nós o desejo e a coragem para continuarmos a viver e crescer em comunidade.
Que o teu Espírito estimule nossa audácia, a fim de abrirmos novos caminhos de esperança. Que a Virgem Maria, nossa Mãe Aparecida, interceda ao Pai por todos nós e nos conceda a graça da perseverança em nossa vocação e missão, como verdadeiros apóstolos do Evangelho. Amém.

--------------------
Quem são os Redentoristas?

A Congregação do Santíssimo Redentor foi fundada em 9 de novembro de 1732 por Santo Afonso Maria de Ligório. A intenção era evangelizar os pobres e abandonados do interior do reino de Nápoles, na Itália. O redentorista, atento às urgências pastorais do presente, deve colocar-se a serviço da evangelização dos mais pobres e marginalizados, dedicando-se inteiramente a Deus e à obra missionária.

Os redentoristas têm carinho especial por Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em 1866, o Papa Pio IX confiou o Ícone (quadro) aos missionários redentoristas, com a incumbência de torná-lo conhecido no mundo todo e de propagar a espiritualidade e a devoção ao Perpétuo Socorro.

Santo Afonso Maria de Ligório
Fundador da Congregação do Santíssimo Redentor

Afonso deixou sua riqueza, abandonando suas possíveis glórias terrenas e colocou sua inteligência, vontade, coragem e generosidade a serviço dos mais abandonados e pobres. Abandonou a carreira de advogado por não concordar com a corrupção. Foi ordenado padre aos 30 anos e fundou a Congregação Do Santíssimo Redentor em 1732, com a finalidade de continuar o exemplo de Jesus Cristo Salvador, pregando aos pobres a palavra de Deus.

São Geraldo Majela
Irmão Missionário Redentorista

Geraldo conheceu os Missionários Redentoristas numa missão em sua cidade natal (Muro Lucano), ao sul da Itália. Em 1749, foi aceito na Congregação do Santíssimo Redentor para iniciar o processo de formação para se tornar irmão missionário redentorista. em 1752, fez sua consagração religiosa na Congregação e tornou-se irmão missionário. em seu trabalho como irmão, distinguia-se sempre pelo grande amor a sua comunidade e pelo serviço junto ao povo. Geraldo foi uma dádiva que a Congregação Redentorista recebeu em seus inícios.



Para Saber Mais:

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog