História da Imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape


História da Imagem do 
Senhor Bom Jesus de Iguape

A imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape veio de Portugal, onde era muito venerada. Ela foi embarcada em um navio português em 1647, com destino ao Brasil. Próximo de Pernambuco, o navio foi atacado por inimigos e para evitar que a imagem fosse destruída e profanada, o comandante colocou-a em uma caixa de madeira, juntou algumas garrafas de azeite e jogou-a ao mar.

Nove meses mais tarde, Francisco de Mesquita, morador da Praia da Jureia, mandou dois índios para a Vila Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. Estes, ao passarem pela Praia do Una, acharam junto ao rio Passauna, um vulto desconhecido rolando nas ondas. Perceberam que se tratava de uma imagem e junto a ela também havia algumas botijas de azeite e um caixote de madeira, e resolveram trazê-los à margem. Para prosseguir viagem, cavaram um buraco e o colocaram em pé com o rosto para o nascente, ao lado das botijas e do caixote.

No regresso ao se aproximarem da imagem, perceberam surpresos que, deixando-a virada para o nascente, encontraram-na virada com o semblante voltado para a direção poente. Apressaram-se em voltar ao seu local de morada e contar o que acontecera. No dia seguinte, Jorge Serrano, líder da comunidade, tomou no caminho de Praia do Uma, acompanhado de sua mulher Ana de Góes, de seu filho Jorge e de sua cunhada Cecília. Quando chegaram diante da imagem puseram-se de joelhos e rezaram, rendendo graças. Decidiram então leva-la para a Vila de Iguape e para facilitar o transporte, usaram uma rede de pesca.

Um grupo de pessoas que havia sido informado do achado da imagem pelos índios acercou-se de Jorge Serrano, com a intenção de levá-la para a Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, por esta ser a sede da Capitania.
Ao tentar virar o cortejo para àquela Vila, a imagem surpreendentemente tornou-se muito pesada e o contrário aconteceu quando voltaram-na na direção da Vila de Iguape. Perceberam então que a imagem já havia escolhido seu destino.

Após dias de caminhada encontraram um lugar para banhar a imagem sobre as pedras de um riacho. Este riacho ficou conhecido como Fonte do Senhor. No dia 2 de novembro de 1647, terminada a lavagem, a imagem finalmente chegou à Vila e foi entronizada na Matriz de Nossa Senhora das Neves.

Em 1787, foi iniciada a construção de uma nova igreja, pois a Matriz de Nossa Senhora das Neves encontrava-se em péssimas condições. Já nesta época a procissão do Senhor Bom Jesus era realizada no dia 6 de agosto, dia da transfiguração do Senhor.

Em clima de grande festa foram transladas num cortejo chamado pelos fiéis de Procissão da Mudança, a imagem do Senhor Bom Jesus e de todas as outras imagens da antiga matriz para a nova igreja que, no ano seguinte, passou a ser denominada Paróquia de Nossa Senhora das Neves e Matriz do Senhor Bom Jesus de Iguape.

No mesmo tempo em que foi achada a imagem na praia, foram vistas pelo Padre Manoel Gomes, Vigário da Ilha de São Sebastião, cruzar o mar de Norte a Sul, seis luzes iluminando uma grande circunferência, segundo disse o Vigário ao Reverendo Padre Antonio da Cruz, religioso da Companhia de Jesus, e que seja transmitida a todos, e estes louvem ao Senhor como convém, segundo a profecia: Orietur vobis Sol justitiae, et sanitas in pennis ejus (Para vós nascerá o Sol da justiça, e estará a salvação sob as suas asas - Ml 4,2). Este riacho ficou conhecido como Fonte do Senhor e segundo a lenda, a pedra sobre a qual a imagem foi banhada cresce continuamente, dando origem ao Senhor Bom Jesus de Iguape.

As notícias de acontecimentos miraculosos acompanhando a imagem transformaram Iguape em um centro de peregrinação. O trajeto percorrido pela estátua até chegar em Iguape até hoje é refeito em procissão que atravessa a Jureia-Itatins. São 29 km feitos a pé em meio a um ecossistema intocável com uma beleza natural que encanta não só as pessoas que atravessam a Estação Ecológica por devoção ao santo, mas também os aventureiros que aproveitam a abertura da Estação para fazer uma caminhada em meio à Mata Atlântica.

Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape

A cidade de Iguape foi oficialmente fundada em 3 de dezembro de 1538. Atravessou diversos ciclos econômicos que a projetou como a Capital do Sul do Estado de São Paulo.

Possui o maior conjunto arquitetônico do Estado, e diversos imóveis foram tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), em 1975. Dentre esse importante conjunto, destaca-se a imponente Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape. A construção desta Basílica foi iniciada em 1787.

AS obras prosseguiam e paravam, e em 1856, depois de 69 anos, o templo foi inaugurado pelo padre Antônio Carneiro da Silva Braga.

A Basílica foi inaugurada ainda inacabada, e as duas torres sequer haviam sido construídas. A torre do lado do mar (chamada, por isso mesmo, de Torre do Mar e dedicada ao Bom Jesus) só foi inaugurada dia 30 de junho de 1876. A torre do outro lado (chamada de Torre da Terra, dedicada a Nossa Senhora das Neves) foi finalizada alguns anos mais tarde.

Em 29 de julho de 1873, subiu o sino grande da Torre do Mar. O sino foi batizado com o nome de apóstolo São Pedro.

No seu belo interior, encontram-se imagens de santos, entre elas a de Nossa Senhora das Neves e  do Senhor Bom Jesus de Iguape, a Sala dos Milagres, com os objetos deixados pelos devotos.

O quadro do encontro da imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape foi pintado por Trajano Vaz no ano de 1918. Em 1924, em cumprimento de um voto, doou esse quadro ao Santuário.

Os afrescos, que decoram o teto da nave, foram executados pelo pintor paulista Ernesto Thomazini, auxiliado por seu irmão João Thomazini, em duas etapas, nos anos de 1924 e 1926.

Os dois anjos com corneta, que adornam o altar-mor, foram doados, em 1912. O assoalho de madeira da nave principal foi substituído em 1925.

Em 1956, por determinação papal, a Igreja do Senhor Bom Jesus de Iguape, foi elevada à categoria Basílica. Neste ano, em uma grande festa, a verdadeira imagem do santos saiu pelas ruas da cidade.

Em 1957, a Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape foi tombada pelo Condephaat.

Padroeira Nossa Senhora das Neves

Uma lenda medieval diz que um nobre patrício e sua esposa não tiveram filhos e resolveram doar seus bens à Virgem Mãe de Deus. Com orações, renovaram sua oferta e clareza em saber no que deveriam aplicar os donativos. A Mãe de Deus aceitou os votos do piedoso casal e dignou-se a manifestar sua vontade com um milagre.

Era mês de agosto, tempo de verão na Europa. Durante a noite, caiu neve em uma parte do Monte Esquilino. Nesta mesma noite o casal teve um sonho idêntico: eles viram a Virgem Maria, que lhes mandara construir uma igreja no lugar que estivesse com neve. Esse templo seria levantado em honra a Nossa Senhora das Neves.

Mas como uma imagem de Nossa Senhora das Neves veio parar em Iguape?

Conta-se que a bela imagem que se encontra até hoje no altar do Santuário de Iguape ornamentava a cabine do devoto comandante de um brigue que, desesperado com a iminência de um ataque pirata, em 1537, entrou com sua embarcação pela barra de Icapara e tentou se esconder.

Com o sucesso de seu intento, o comandante atribuiu à Virgem o milagre da fuga e, aportando em Icapara, uniu-se a um grupo de pessoas e construiu uma capela e ali entronizou a imagem de Nossa Senhora das Neves.

Com a mudança da população para o local atual, iniciou-se em 1614, a construção de uma nova igreja que lhe foi dedicada sendo construída em 1637, juntando-se a ela, mais tarde, a imagem do Senhor Bom Jesus.

O atual Santuário, concluído em 1856, começou a substituir a velha matriz e, a partir daí, as duas imagens passaram a ser cultuadas no altar-mor.

Hoje Nossa Senhora das Neves continua sendo a padroeira do município, com festa em seu louvor no dia 5 de agosto.

Informações Úteis
https://www.senhorbomjesusdeiguape.com.br/




História do Município de Iguape

A cidade de Iguape foi fundada em 3 de dezembro de 1538 (472 anos), sendo que esta data de fundação foi estabelecida em 1938, pelo então prefeito, Manoel Honório Fortes.
Manoel Honório Fortes incumbiu uma comissão de historiadores paulistas, presidida pelo ilustre Afonso d'Escragnolle Taunay, para estabelecerem a data provável da fundação, sendo aceito o dia 3 de dezembro de 1538, fato que teve por base documentos históricos que usam como referência a data de separação de Iguape e Cananéia.
A real data da fundação do município é desconhecida. Alguns historiadores chegam a acreditar que já haviam europeus vivendo na região antes mesmo do descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral.
Em 1577, data em que o povoado foi elevado à categoria de Freguesia de Nossa senhora das Neves da Vila de Iguape, foi aberto o primeiro Livro do Tombo da Igreja de Nossa Senhora das Neves, construída no local conhecido por Vila Velha, no sopé do morro, chamado de "Outeiro do Bacharel",  em frente à barra do Icapara. Não se sabe com exatidão a data da elevação à vila, porém, acredita-se que tenha sido entre 1600 e 1614, quando, neste último ano, foi iniciada a construção da antiga Igreja Matriz, já no local atual, no centro urbano, após a mudança da então freguesia, ordenada pelo fidalgo português Eleodoro Ébano Pereira.
A vila foi elevada a cidade pela lei n° 17 de 3 de abril de 1848 com o nome de Bom Jesus da Ribera, porém, em 3 de maio 1849, por meio da lei n° 3, o nome foi modificado para Bom Jesus de Iguape e o costume popular passou a chamá-la de Iguape.

Comentários



Newsletter

Marcadores

Ano Jubilar de São Francisco1 Ano Jubilar Franciscano1 Ano Jubilar Mariano10 Ano Santo93 Aparições113 Aparições de Jesus19 Aparições Marianas320 Aplicativos Android (católicos)16 Apostolado da Oração10 Apóstolos3 Arautos do Evangelho2 Arte Católica84 Assunção de Nossa Senhora2 Baixada Santista2 Batalha Espiritual1 Beatificação127 Beatos e Beatas128 Bênçâo Urbi et Orbi18 Bíblia645 Blasfêmia56 Campanha da Fraternidade38 Campanhas123 Canção Nova8 Canonização94 Cardeais17 Cardeal Raniero Cantalamessa48 Cardeal Robert Sarah38 Caridade6 Catecismo409 Catequese do Papa290 Celebrações2366 Celebrações Celebrações Marianas1 Celebrações Marianas578 Círio de Nazaré26 Cisma4 CNBB495 Combate Espiritual3 Comportamento870 Concílio Vaticano II12 Conclave21 Confissão23 Conflitos3 Congresso Eucarístico13 Congresso Matrimônio Católico3 Congressos18 Consagração23 Consistório1 Contra Aborto209 COP 303 Corpo Incorrupto58 Cristofobia243 Cruzada de Oração8 Curiosidades1 Datas Comemorativas198 Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita)2 Defesa da Vida275 Dependência5 Depressão73 Desastres Naturais66 Devoção2617 Dia de Finados2 Dia Mundial do Doente16 Dia Mundial dos Pobres4 Diáconos1 Dilexi te “Eu te amei”1 Dilexit nos (Ele nos amou)2 Diocese de Santos72 Divina Misericórdia61 Divino Pai Eterno35 Doação de Órgãos2 Documentos da Igreja19 Dogmas da Igreja7 Dom Henrique Soares27 Doutor da Igreja38 Doutora da Igreja10 Doutrina664 Ecumenismo3 Educação150 Eleições12 Encíclicas39 Encontro Mundial das Famílias7 Era Digital1 Espírito Santo1 Esporte5 Eucaristia136 Evangelho1145 Evangelização10 Excomunhão8 Exercícios Espirituais20 Exorcismo89 Exortação Apostólica21 Experiência de Deus51 ExpoCatólica1 Fake News3 Família752 2671 Festival Católico1 Festival Juvenil5 Fiducia supplicans11 Filme Católico98 Frases de Fé8 Frei Gilson11 Frei Roberto Pasolini10 Guerra111 Habemus Papam14 História da Igreja641 Hoje nasceu1 Homilias Papa Francisco93 Homilias Papa Leão XIV26 Homossexualidade63 Ícones32 Ideologia de Gênero100 Igreja no Brasil1704 Igreja no Mundo1169 Imagens Religiosas465 Indulgências7 Influenciadores Católicos4 Instituto Hesed4 Inteligência Artificial10 Intolerância Religiosa269 JMJ93 JMJ 202316 JMJ 20272 João Paulo I7 João Paulo II279 João XXIII5 Jornada de Oração38 Jornada Mundial da Juventude29 Jornada Mundial das Crianças2 Jubileu 202538 Jubileu da Esperança6 Jubileu da Misericórdia92 Jubileu dos Jovens11 Laudato si1 Lectio Divina8 Liturgia234 Liturgia Dominical302 Lives Católicas11 Livros Católicos143 Lojas Católicas3 Louvor25 Mártires348 Matrimônio52 Medicina e Saude691 Memórias de Fé2 Mensagens103 Mensagens Católicas367 Mensagens do Papa1539 Mensagens-Padre Marcelo Rossi2 Mês da Bíblia1 Milagres548 Milagres Eucarísticos27 Missa Tradicional20 Missionários Digitais2 Místicos da Igreja75 Música Católica51 Nossa Senhora869 Nossa Senhora Aparecida128 Nossa Senhora Auxiliadora15 Nossa Senhora da Rosa Mística4 Nossa Senhora da Saudade1 Nossa Senhora das Dores3 Nossa Senhora das Graças22 Nossa Senhora das Lágrimas3 Nossa Senhora das Neves2 Nossa Senhora de Akita1 Nossa Senhora de Fátima163 Nossa Senhora de Guadalupe64 Nossa Senhora de La Salette9 Nossa Senhora de Lourdes46 Nossa Senhora de Medjugorje25 Nossa Senhora de Nazaré23 Nossa Senhora de Schoenstatt3 Nossa Senhora do Bom Parto1 Nossa Senhora do Carmo32 Nossa Senhora do Leite1 Nossa Senhora do Mel1 Nossa Senhora do Monte Serrat22 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro9 Nossa Senhora do Rosário16 Nossa Senhora do Silêncio2 Nossa Senhora do Sorriso1 Nossa Senhora dos Anjos3 Nossa Senhora Rainha5 Nosso Senhor Jesus Cristo1620 Notícias282 Notícias Católicas4222 Notícias do Blog79 Novena de Natal18 Novenas166 Objetos Religiosos1 Oração1827 Oração com o Papa2 Oração e Jejum49 Oração Online1 Orações (Epidemias e Pestes)54 Orações-Momento de Fé1430 Orações-No Colo de Jesus14 Ordem Agostiniana9 Ordem Carmelita1 Ordem das Mercês1 Ordem Dominicana3 Ordem Franciscana9 Ordens Religiosas867 Padre Alberto Gambarini2 Padre Chrystian Shankar2 Padre Duarte Lara15 Padre Eugenio Maria1 Padre Fabio de Melo11 Padre Gabriel Vila Verde17 Padre Léo10 Padre Marcelo Rossi1483 Padre Paulo Ricardo17 Padre Reginaldo Manzotti101 Padre Robson de Oliveira25 Padre Zezinho25 Padres da Igreja1682 Paixão de Cristo2 Pandemia171 Papa260 Papa Bento XVI269 Papa Francisco2340 Papa João Paulo II1 Papa Leão XIV215 Papado2 Papas da Igreja32 Páscoa142 Pastorais32 Pastoral da Pessoa Idosa79 Pastoral da Saude51 Pastoral Digital1 Pastoral Rodoviária2 Patrística19 Penitência161 Pentecostes98 Perseguição aos Cristãos415 Política528 Preciosíssimo Sangue de Jesus1 Pregações47 Presépios10 Prof. Felipe Aquino10 Profanação31 Profecias46 Profetas1 Purgatório17 Quaresma380 Quaresma de São Miguel Arcanjo15 Racismo26 Rádios Católicas5 RCC51 Redes Sociais396 Reflexões6 Releases14 Relíquias da Igreja216 Renúncia do Papa6 Rosário123 Rosário da Madrugada3 Rosário das Crianças9 Rosário Mundial das Mulheres2 Rosário Mundial dos Homens1 Rumo à Santidade212 Sacramentais7 Sacramentos571 Sacrilégio143 Sagrado Coração de Jesus1 Santa Catarina de Sena1 Santa Dulce dos Pobres1 Santa Filomena1 Santa Inês1 Santa Mônica1 Santa Rosa de Lima1 Santa Teresa de Calcutá1 Santas659 Santíssima Trindade9 Santo Agostinho9 Santos1425 São Bartolomeu1 São Deodato1 São Domingos de Gusmão1 São Gregório Magno2 São João Batista1 São José48 São José Operário3 São Leão Magno1 São Maximiliano Kolbe10 São Miguel Arcanjo5 São Pedro e São Paulo6 São Pio X2 São Raimundo Nonato1 São Símaco1 São Tomás de Aquino1 Sede Vacante18 Selinhos1 Semana Santa150 Servo de Deus22 Sinodalidade3 Sínodo63 Sínodo da Amazônia58 Sínodo da Sinodalidade22 Solidariedade67 Tecnologia131 Tempo Comum397 Tempo da Quaresma381 Tempo do Advento212 Tempo do Natal296 Tempo Litúrgico999 Tempo Pascal252 Teologia da Libertação1 Terço72 Terço da Divina Misericórdia19 Terço das Crianças5 Terço das Mulheres3 Terço de Jericó1 Terço dos Homens20 Testemunhos203 Tradição7 Tráfico Humano23 Tragédias202 Tríduo Pascal120 TV Católica30 Unidade dos Cristãos27 Vaticano1900 Venerável4 Viagens27 Viagens Apostólicas237 Vida Eterna4 Vídeos do Blog44 Vídeos no TikTok45 Vigília de Oração3 Violência506 Violência Sexual Infantil65 Voto Católico19
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

São Carlo Acutis

São Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial