Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

A religiosidade pode ajudar a combater a depressão, revela pesquisa


Por Artit Fongfung/Shutterstock

John Burger | Ago 27, 2019

Estudo feito nos EUA mostra que a religiosidade tem impacto maior na recuperação de pacientes com quadros mais agravados da doença 

Depressão e suicídio estão se tornando uns dos maiores problemas entre os jovens na América. Em 2016, quase 45.000 pessoas nos Estados Unidos tiraram suas próprias vidas, um aumento de 25% no número de suicídios desde 1999.

“Em uma tendência especialmente alarmante, a incidência de pelo menos um episódio depressivo maior por ano entre os adolescentes aumentou quase dois terços na última década para chegar a 13,3%”, diz Jane Cooley Fruehwirth, professora adjunta do Departamento de Economia da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill.

A religião pode ajudar? Sim, diz Fruehwirth.

Juntamente com dois colegas, ela estudou a Pesquisa Nacional Longitudinal de Saúde de Adolescentes e Adultos e descobriu que um aumento de desvio padrão de 1,0 na religiosidade diminuiu a probabilidade de estar em risco de depressão moderada a grave em 11%, diz Fruehwirth em um ensaio em Revista America. Ela explicou que a mudança de desvio padrão na religiosidade é bastante grande: “É o equivalente a deixar de frequentar as atividades da igreja e passar a frequentar pelo menos uma vez por semana”.

Talvez o mais surpreendente da pesquisa, segundo ela, tenha sido a descoberta de que os efeitos da atividade religiosa são “mais fortes, quase dois terços maiores, para os indivíduos que apresentam os sintomas mais graves da depressão, que geralmente são mais difíceis de tratar”.

“Curiosamente, vemos benefícios semelhantes aos da religiosidade, independentemente de os adolescentes serem ativos em outras atividades, como clubes escolares ou atletismo. Isso sugere que essas outras atividades, nas quais os adolescentes podem encontrar um sentido de significado e pertença social, não parecem substituir os benefícios da religiosidade na saúde mental.

Dado que os antidepressivos mostram sucesso clínico na redução da depressão em apenas um quinto dos casos, nossa pesquisa sugere que todos os conselheiros que lidam com crianças seriam negligentes em descartar o efeito benéfico potencial da religiosidade no tratamento de clientes. Com o crescente corpo de evidências apoiando uma associação positiva entre religião e saúde mental em muitos casos, a pesquisa sobre religião está alcançando aceitação crescente no campo da psiquiatria hoje, junto com uma variedade de outros campos, como a economia. Esta é uma ótima notícia, ainda há muito a ser descoberto sobre como a saúde mental e outros resultados importantes se relacionam com a fé e o espírito interior”, disse a pesquisadora.

Fruehwirth acrescentou que sua pesquisa sugere que os adolescentes que têm menos estruturas de apoio em casa e na escola experimentam mais benefícios da religiosidade.

Fonte: Aleteia

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog