Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Vincent Lambert morreu "como um mártir", afirma Cardeal Sarah


Cardeal Robert Sarah / Vincent Lambert - Crédito: Daniel Ibañez (ACI Prensa) / Facebook Soutien pour Vincent Lambert et sa famille

Roma, 11 Jul. 19 / 03:30 pm (ACI).- O Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, afirmou através de sua conta no Twitter que Vincent Lambert, o francês tetraplégico, de 43 anos, que morreu nesta manhã após a retirada de sua hidratação e alimentação, "morreu como um mártir".

"Neste dia triste, rezo pelo descanso eterno da alma de Vincent Lambert, que morreu como um mártir, vítima da loucura assustadora dos homens do nosso tempo. Rezo por sua família e, em particular, por seus pais tão corajosos, tão dignos. Não tenhamos medo. Deus está vendo", escreveu o Purpurado, nesta quinta-feira, 11 de julho.


Cardinal R. Sarah@Card_R_Sarah

Vincent morreu hoje no hospital Chu de Reims, onde esteve internado por anos. Lambert ficou tetraplégico após um acidente em 2008. Há alguns dias, os médicos removeram os tubos de água e alimentação para deixá-lo morrer sob "sedação profunda e contínua".

O Papa Francisco também se pronunciou sobre o caso na manhã de hoje: "Deus Pai acolha Vincent Lambert em seus braços. Não construamos uma civilização que elimina as pessoas cujas vidas consideramos não sejam mais dignas de serem vividas: toda vida tem valor, sempre", foi a mensagem do Pontífice através do Twitter.

Em outra publicação na rede social, a Pontifícia Academia para a Vida disse que a morte de Lambert foi "uma derrota para a nossa humanidade".

Na sexta-feira, 28 de junho, o Tribunal de Cassação, a máxima autoridade judicial da França, autorizou a remoção de seu suporte vital, revogando assim uma decisão anterior do Tribunal de Apelações de Paris. Este último tinha ordenado em 20 de maio que fossem retomadas a alimentação e a hidratação que haviam sido retiradas de Lambert algumas horas antes.

Em 2 de julho, os médicos informaram à família de Lambert, por e-mail, que a alimentação e a água seriam removidas novamente.

O Arcebispo de Paris, Dom Michel Aupetit, pediu aos sacerdotes franceses, em 10 de julho, que oferecessem missas por Vincent Lambert.

Fonte: ACI digital



Papa Francisco: Que Deus Pai acolha Vincent Lambert em seus braços

Papa Francisco. Crédito: Daniel Ibáñez / ACI - Vincent Lambert. Cortesia Viviane Lambert

Vaticano, 11 Jul. 19 / 12:55 pm (ACI).- O Papa Francisco lamentou nessa quinta-feira, 11 de julho, a morte de Vincent Lambert, o francês tetraplégico, de 43 anos, que, no dia 2 de julho, teve seu suporte vital desconectado pelo hospital onde estava internado, para deixá-lo morrer.

"Deus Pai acolha Vincent Lambert em seus braços", escreveu o Santo Padre em sua conta no Twitter.

"Não construamos uma civilização que elimina as pessoas cujas vidas consideramos não sejam mais dignas de serem vividas: toda vida tem valor, sempre", exortou o Pontífice.

Vincent Lambert morreu hoje no hospital de Reims, onde esteve internado durante anos após sofrer um acidente que o deixou tetraplégico em 2008. Há alguns dias, os médicos lhe retiraram a água e os tubos de alimentação para deixá-lo morrer sob “sedação profunda e contínua”.

"É um assassinato disfarçado, é uma eutanásia", disse o pai de Lambert, Pierre, à imprensa francesa na segunda-feira, 8 de julho.

A eutanásia é ilegal na França. No entanto, uma lei de 2005 permite que os médicos se abstenham de usar tratamentos "desproporcionais", "sem nenhum outro efeito além de manter a vida artificialmente".

Em 2015, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos aprovou a retirada do suporte vital de Lambert, argumentando em uma sentença de 12 contra 5 que a decisão de interromper sua alimentação intravenosa não violava as leis europeias de direitos.

Desde então, Lambert esteve no centro de uma prolongada batalha judicial sobre a eliminação da alimentação e hidratação. Seus pais, Pierre e Viviane, lutaram nos tribunais desde 2013 para mantê-lo com vida; por outro lado, sua esposa Rachel – apoiada por alguns irmãos de Vincent – pedia que os suportes vitais fossem desconectados.

Rachel disse que Vincent Lambert confirmou que não gostaria de ser mantido vivo se em algum momento estivesse em um "estado vegetativo", mas isso nunca foi colocado por escrito.

Na sexta-feira, 28 de junho, o Tribunal de Cassação, a máxima autoridade judicial do país, autorizou a remoção de seu suporte vital, revogando assim uma decisão anterior do Tribunal de Apelações de Paris. Este último tinha ordenado em 20 de maio que fosse retomadas a alimentação e a hidratação que haviam sido retiradas de Lambert algumas horas antes.

Em 2 de julho, os médicos informaram à família de Lambert, por e-mail, que a alimentação e a água seriam removidas novamente.

O Arcebispo de Paris, Dom Michel Aupetit, pediu aos sacerdotes franceses, em 10 de julho, que oferecessem missas por Vincent Lambert. (Fonte: ACI digital)

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog