Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Esta é a história da foto que impressionou milhões na JMJ 2019

Por Eduardo Berdejo

PANAMÁ, 24 Jan. 19 / 12:08 pm (ACI).- No primeiro dia da visita do Papa Francisco ao Panamá, uma cena ficou imortalizada no coração de milhões de pessoas: o momento em que o Pontífice, do papamóvel, abençoou um jovem que foi levantado entre os fiéis em sua cadeira de rodas.

O fato ocorreu na quarta-feira, 23 de janeiro, durante o trajeto do Pontífice do Aeroporto Internacional de Tocumen até a Nunciatura Apostólica, depois de chegar ao Panamá para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A foto pertence a Carlos Yap, que compartilhou em sua conta no Instagram. Nela, aparece Lucas, um jovem de 17 anos que participa da Paróquia Imaculada Conceição de La Chorrera, no Panamá. Ele foi levantado na sua cadeira de rodas pelos amigos para poder ver o Santo Padre passar. Como se vê na imagem, Francisco viu o gesto e abençoou o peregrino.

Carlos considerou que foi "uma bênção" poder captar este momento, especialmente depois de saber do impacto que a imagem gerou nas pessoas. "Tudo foi como estar no momento certo", expressou.

Carlos, que trabalha com filmagem e fotografia de casamentos, comercial e corporativa, relatou ao Grupo ACI que não se dedica necessariamente ao fotojornalismo, mas "alguns amigos me convidaram justamente para o momento onde o Papa trocaria de carro, passando do automóvel que veio do aeroporto para o papamóvel".

Ele já estava em um dos andares de cima de um hospital, mas pensou que para conseguir uma foto melhor, deveria estar perto de onde o Santo Padre iria passar. Por esta razão, saiu para a rua e subiu em uns vasos de planta. “Foi o momento em que o Papa chegou muito rápido. Pensei que a minha câmera ia falhar porque depois de três disparos começou a travar um pouco. E, justamente quando foi o quinto, sexto disparo, aconteceu esta foto”.

O fotógrafo confessou: "Quando tirei a foto, realmente não sabia que alguém tinha levantado alguém que estava na minha frente e que era uma pessoa com deficiência". Carlos desceu dos vasos e viu a alegria dos amigos de Lucas, que estava "muito feliz, contente".

“Depois, publiquei a foto nas redes e tudo foi história: o primeiro dia e a foto. Não porque eu falei, mas pelos muitos comentários que teve. Tudo foi como estar no momento certo. Neste sentido, foi uma bênção”, afirmou o fotógrafo que se confessou católico.

Carlos explicou que decidiu compartilhar a imagem em preto e branco "porque as emoções são mais visíveis". Além disso, devido à intensidade da luz solar, "havia muitas sombras".

"Quando vi a foto, ficou mais nítido o branco do Papa e o branco do rapaz. Então contrastava com as pessoas que estavam todas embaixo e que eram como a sombra. Então eu disse: esta foto vai em preto e branco. Além disso, havia muitas bandeiras" e com as suas cores "se perde muito as emoções e também a essência", bem como" o foco principal "que eram Francisco e Lucas. "Isso foi o que eu pensei", assinalou.


Quem é Lucas?

O Grupo ACI também entrou em contato com Dona Milixa Olmedo, mãe de Lucas, o jovem deficiente que se tornou o protagonista da foto junto com o Papa Francisco.

A mãe, voluntária em uma capela, explicou que o jovem sofre de uma paralisia mista que o impede de andar, falar e mexer uma das mãos. No entanto, "ele entende tudo e se comunica através de um smartphone", com o qual escreve e tem um leitor de voz.

Apesar de suas deficiências, Dona Milixa afirmou que "Deus deu outras coisas" para Lucas, como o dom da música, porque com uma mão ela toca tanto o órgão como um instrumento conhecido como cortina. Além disso, "este ano deve se formar no sexto ano".

A mãe disse que Lucas frequenta a Paróquia da Imaculada Conceição há dois anos, porque foi nessa igreja que ele dividiu a última Missa com seu pai, que morreu em fevereiro.

"Ele fez sua Primeira Comunhão em outra paróquia, mas escolheu fazer a Crisma naquela igreja após a morte de seu pai. Então, há dois anos ele está vinculado a esta igreja e pertence ao grupo de acolhida", disse.

A mãe agradeceu a acolhida que a paróquia deu ao seu filho, que sempre sorri e se comunica. "Lucas gosta muito de piada, brincadeiras e de música. Então, ele se identifica com eles, destacou.

Dona Milixa indicou que não estava presente no momento em que a foto foi tirada, porque seu filho foi receber o Papa junto com os seus amigos.

Quando “ia para (a cidade de) Panamá para buscá-lo, começaram a me mandar as fotos e fazer comentários. Eu não podia acreditar e, quando cheguei a vê-lo, (Lucas estava) muito emocionado também”. Disse que Lucas pediu para os seus amigos para rezarem juntos antes de sair da cidade para La Chorrera.

A experiência vivida por Lucas foi algo que “eu nunca tinha imaginado e ele também não”, afirmou a mãe.

Fonte: ACI digital
Foto: cortesia Carlos Yap @yapcz

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog