Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Papa Francisco: O presépio e a árvore de Natal levam a luz e a ternura de Deus


Por Mercedes de La Torre

Vaticano, 07 Dez. 18 / 01:04 pm (ACI).- "Que o presépio e a árvore, símbolos fascinantes do Natal, possam levar às famílias um reflexo da luz e da ternura de Deus, para ajudar todos a viverem a festa do nascimento de Jesus”, assim indicou o Papa Francisco na manhã de hoje, no Vaticano.

O Santo Padre recebeu em audiência as delegações das regiões italianas Friuli-Venezia-Giulia e de Vêneto, que doaram o presépio e a árvore que decoram a Praça de São Pedro neste ano. Estes grupos foram liderados pelo Patriarca da Veneza, Dom Francesco Moraglia, e pelo Bispo de Concordia-Pordenone, Dom Giuseppe Pellegrini.

Em seu discurso, o Papa disse que “a árvore e o presépio são dois símbolos que nunca deixam de fascinar”, pois “falam do Natal e ajudam a contemplar o mistério de Deus feito homem para estar perto de cada um de nós”.

Sobre a árvore de Natal, com as suas luzes, o Santo Padre explicou que “nos recorda que Jesus é a luz do mundo, é a luz da alma que expulsa as trevas das inimizades e abre espaço ao perdão”.

O abeto que foi colocado na Praça de São Pedro este ano é da floresta de Cansiglio e tem mais de vinte metros de altura, “simboliza que Deus, através do nascimento do Seu Filho Jesus desceu até o homem para levantá-lo a si e elevá-lo das trevas do egoísmo e do pecado”, disse o Papa. “O Filho de Deus assume a condição humana para atraí-lo a si e torná-lo participante da sua natureza divina e incorruptível", acrescentou.

Além disso, o Santo Padre se referiu ao presépio instalado na Praça elaborado com a areia de Jesolo das montanhas das Dolomitas. “A areia, material pobre, evoca a simplicidade, a pequenez com a qual Deus se mostrou com o nascimento de Jesus na precariedade de Belém”, indicou.

"Poderíamos pensar que esta pequenez esteja em contradição com a divindade, tanto que alguém, desde o começo, a considerou apenas uma aparência. Por outro lado, não, porque a pequenez é liberdade", assegurou o Papa.

Assim, o Pontífice explicou que “a pequenez – no sentido evangélico – é livre de toda pretensão de sucesso; como crianças que se expressam e se movem com espontaneidade”.

Deste modo, o Papa Francisco assegurou que "todos nós somos chamados a ser livres diante de Deus, de ter a liberdade de uma criança diante do seu pai. O Menino Jesus que depositamos no presépio é santo em pobreza, pequenez, simplicidade e humildade”, insistiu.

"Que o presépio e a árvore, símbolos fascinantes do Natal, possam levar às famílias um reflexo da luz e da ternura de Deus, para ajudar todos a viverem a festa do nascimento de Jesus", encorajou o Papa.

E assim, incentivou a contemplar "Deus-menino que irradia luz na humildade do presépio" para ser também "testemunhas de humildade, ternura e bondade".

Fonte: ACI digital

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog