Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

As frases que Santa Teresa de Calcutá nunca disse

Por Mary Rezac

REDAÇÃO CENTRAL, 10 Jul. 18 / 08:00 pm (ACI).- Santa Teresa de Calcutá ocupa um lugar de destaque na lista de frases falsamente atribuídas a pessoas importantes na história.

A Internet está cheia de memes e frases exageradamente sentimentais que são erroneamente atribuídas à Santa Teresa de Calcutá. Na verdade, muitas destas frases são as palavras de outras pessoas, algumas são uma tentativa de parafrasear e outras simplesmente são falsas.

O problema é tão persistente que a congregação fundada pela Madre Teresa, as Missionárias da Caridade, tem um site dedicado exclusivamente a negar estas frases.

O site oferece uma lista de frases e textos que a Madre Teresa nunca disse (com uma versão em inglês e em espanhol), e outra seção que corresponde a versões parafraseadas ou interpretações pessoais de algumas frases da santa, mas que não são suas autênticas palavras.

As religiosas explicaram que “estas listas não estão completas”, o que significa que ainda há frases falsas circulando nas redes que sequer as suas irmãs conseguiram detectar.

A seguir, algumas frases mais populares erroneamente atribuídas à Madre Teresa.

Palavras que Santa Teresa de Calcutá não disse:

“Pode hoje haver paz interior. Você pode confiar que está exatamente onde você deve estar. Não se esqueça das infinitas possibilidades que nascem da fé em si e nos outros. Você pode usar os presentes que recebeu e transmitir o amor que lhe foi dado. Você pode se contentar consigo mesmo do jeito que você é. Deixe este conhecimento se instalar em seus ossos e permita que sua alma tenha a liberdade de cantar, dançar, louvar e amar. Está aí para todos e cada um de nós           “.

“As pessoas são ilógicas, irracionais e egocêntricas. Perdoe-as, mesmo assim. Se você for amável, as pessoas talvez o acusem de segundas intenções. Seja amável, mesmo assim.

Se você tiver sucesso, atrairá falsos amigos e inimigos verdadeiros. Seja bem sucedido, mesmo assim. Se você for verdadeiro e franco, as pessoas talvez o trapaceiem. Seja verdadeiro e franco, mesmo assim. É possível que alguém destrua em um dia o que você construiu ao longo dos anos. Construa, mesmo assim. Se você encontrar serenidade e felicidade na vida, poderá atrair a inveja alheia. Seja feliz, mesmo assim. É possível que o bem que você fizer hoje seja esquecido amanhã. Faça o bem mesmo assim. Se der ao mundo o melhor de si, talvez não seja o suficiente. Dê o melhor de si ao mundo, mesmo assim. Afinal, em última análise, é tudo entre você e Deus. Nunca foi mesmo entre você e as pessoas”. (Esta é uma adaptação dos "Mandamentos Paradoxais" escritos por Kent M. Keith).

“Eu descobri o paradoxo, de que se você ama até doer, não pode haver mais dor, só mais amor”. (Estas são palavras de Daphne Rae).

“Viva simplesmente para que outros, simplesmente, possam viver”.

“A guerra nuclear não seria uma punição injusta para uma nação que promova o aborto”.

“Eu sei que Deus não me dará nada que eu não possa lidar. Eu só queria que Ele não confiasse tanto em mim”.

“Acho que é muito bom quando as pessoas sofrem. Para mim, isso é como o beijo de Jesus”.

Existem alguns problemas com a falsa atribuição de citações de santos e de pessoas com fama de santidade. Um dos mais comuns e graves é que algumas destas citações (a da guerra nuclear, por exemplo) estão em discordância com o ensinamento da Igreja.

Do mesmo modo, algumas frases pertencem totalmente a outras pessoas, enquanto outras tentam atribuir ao santo sentimentos desagradáveis ​​em vez das suas palavras autênticas e bonitas.

A seguir, algumas frases que foram ditas por Santa Teresa de Calcutá:

“Seja só tudo por Jesus através de Maria. Seja santo”.

“Amemo-nos uns aos outros como Deus ama cada um de nós. E onde começa este amor? Na sua própria casa. Como isso começa? Rezando juntos”.

“A criança é um presente de Deus para a família. Cada um é criado de modo especial, à imagem e semelhança de Deus, para grandes coisas. Para amar e ser amado”.

“A santidade não é um luxo para poucos. É um dever muito simples que compete a vocês e a mim”.

“E este é o começo da oração, saber que fomos feitos, criados, à Sua imagem para coisas muito maiores, para amar e ser amados”.

“Quando Jesus morria na Cruz disse: ‘Tenho sede’. Jesus está sedento de amor e esta é a sede de todos, pobres e ricos. Todos estamos sedentos do amor de outros. Este é o significado do verdadeiro amor: dar até que doa”.

“Por favor, não assassinem as crianças. Eu quero as crianças. Por favor, entreguem-me as crianças. Eu estou disposta a aceitar qualquer criança que tenham querido abortar e, se o entregarem, vou levá-la para um casal, para uma família que a amará e que será amada por esta criança”.

A próxima vez que ver uma frase de Madre Teresa que cause confusão, lembre-se de que talvez pode não ter sido dela.

Os textos ou vídeos de muitos dos discursos de Santa Teresa de Calcutá, com suas palavras reais, estão disponíveis na Internet, entre elas o seu discurso no Café da Manha de Oração Nacional em Washington DC, em 1994; suas palavras na IV Conferência das Nações Unidas sobre a Mulher em Pequim; e quando recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979.

Além disso, há numerosos livros e entrevistas que contêm as autênticas palavras da Madre Teresa.

A Madre Teresa se tornou conhecida pelo seu trabalho com os mais pobres dos pobres com as Missionárias da Caridade, congregação fundada por ela em Calcutá, na Índia. O trabalho e a espiritualidade desta santa despertaram admiração mundial.

Ela morreu em 5 de setembro de 1997, aos 87 anos. Foi beatificada apenas seis anos depois por São João Paulo II, em 19 de outubro de 2003, e canonizada pelo Papa Francisco em 4 de setembro de 2016.

Fonte: ACI digital

Comentários

Postar um comentário

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog