Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Relíquia de santo encontrada no lixo tem novo lar em uma Catedral


LONDRES, 21 Jun. 18 / 04:00 pm (ACI).- Quase dois mil anos depois de sua morte, uma relíquia do Papa São Clemente, descoberta em 2017 por uma empresa de gestão de resíduos do Reino Unido, foi entregue na terça-feira à Catedral de Westminster de Londres (Inglaterra).

“Escolher um lugar de descanso apropriado foi muito importante para nós. Portanto, acreditamos que a Catedral de Westminster seja o melhor e mais seguro local para os ossos, devido à sua importância para a Igreja e para garantir que não se perda novamente”, disse o presidente da empresa, James Rubin, em um comunicado no site da companhia.

Rubin presenteou a relíquia no dia 19 de junho em Lady Chapel ao Arcebispo de Cardiff, Dom Georde Stack, que também é presidente do comitê de patrimônio dos bispos da Inglaterra terra e País de Gales.

A relíquia será exposta em Exposição de Tesouros da Catedral de Westminster. Trata-se do fragmento de um osso, colocado em uma caixa selada com cera que inclui a inscrição: “Dos ossos de São Clemente, Papa e Mártir”.

A empresa Enviro Waste realizou uma pesquisa antes de decidir o que fazer com a relíquia. Publicaram sobre a descoberta em seu blog em abril, solicitando sugestões dos usuários.

“Mais de 650 sugestões e mais de 9 mil visitas ao site”, indicou a empresa na publicação atualizada. Em seguida, disseram que a Catedral de Westminster em Londres deveria ter a relíquia.

Segundo informara, o dono da relíquia disse que foi roubada de seu automóvel e concordou em emprestá-la permanentemente à Catedral de Westminster.

A vice-presidente do comitê de patrimônio da Conferência Episcopal Católica de Inglaterra e País de Gales, Sophie Andreae, foi quem se aproximou de Enviro Waste para solicitar que o destino da relíquia fosse a catedral.

Em declarações à BBC, explicou que as relíquias são importantes para os católicos, porque “sentem que não só têm um vínculo com uma pessoa muito santa do passado, mas também um vínculo com o divino”.

Acredita-se que no século I, São Clemente se converteu do judaísmo ao catolicismo e pode ter compartilhado algumas das viagens missionárias de São Pedro ou São Paulo. Do mesmo modo, a tradição indica que foi discípulo de ambos e que os ajudou a dirigir a Igreja em nível local.

Por volta do ano 90, foi eleito Papa, seguindo na sucessão apostólica São Pedro, São Lino e Santo Anacleto. Seus escritos revelam muito sobre a Igreja primitiva, mas pouco sobre sua própria vida.

Segundo uma versão, morreu no exílio durante o reinado do imperador Trajano, que supostamente exilou Clemente na Crimeia e o matou em represália por evangelizar a população local, por volta do ano 100. É um dos santos mencionados no Cânon Romano.

No ano 868, o missionário grego São Cirilo afirmou ter recuperado os ossos de São Clemente.

Fonte: ACI digital

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog