Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Papa Francisco enviou um terço para Lula? Vaticano desmente


REDAÇÃO CENTRAL, 12 Jun. 18 / 10:30 am (ACI).- Após a divulgação na segunda-feira de que o Papa Francisco teria enviado um terço de presente para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), a informação foi desmentida hoje por Vatican News.

Na tarde de segunda-feira, foi publicada na página de Facebook de Lula uma foto de um terço juntamente com um papel no qual se vê o brasão e a assinatura do Papa Francisco. Segundo indicam, o objeto teria sido um presente enviado pelo Santo Padre através de Juan Gabrois, ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz, o qual apresentam como assessor do Pontífice.

Entretanto, nesta terça-feira, a página de Vatican News no Facebook publicou uma nota de esclarecimento, na qual desmente a declaração de que o terço seria um presente do Papa ao ex-presidente.

“Em mérito às notícias circuladas sobre o suposto envio de um Terço pelo Papa Francisco ao ex-presidente Lula, esclarecemos que o advogado argentino Juan Gabrois, fundador do Movimento dos trabalhadores excluídos e ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz, tentou fazer uma visita – a título Pessoal – ao ex-presidente, tendo após a tentativa infrutífera, concedido uma entrevista diante do prédio da Polícia Federal em Curitiba”, relatam.

“Na entrevista – e nos ativemos a ela – em nenhum momento Grabois afirmou que o Terço foi enviado pelo Santo Padre, mas apenas ‘abençoado’ pelo Papa”.

O mesmo esclarecimento é reforçado em uma publicação no Twitter de Vatican News, na qual assinala que “se atém ao que disse o advogado Juan Grabois: o terço não é um presente do Papa Francisco a Lula”. “Como tantos outros, é um terço abençoado e distribuído em inúmeras ocasiões. A visita era pessoal e não em nome do Papa”, acrescenta.

Em vídeo divulgado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Grabois afirma que levou “um terço abençoado pelo Papa Francisco”, porém o tradutor diz que ele “trazia este rosário que é um presente do Papa ao presidente Lula”.

O advogado argentino Juan Grabois, apresentado nas redes sociais de Lula e PT como assessor do Papa Francisco, é ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz, o qual foi extinto após a criação em 31 de agosto de 2016 do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, no qual houve a fusão do Pontifício Conselho Cor Unum, do Pontifício Conselho Justiça e Paz, do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes e do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde.

Atualização: As contas de Facebook e Twitter de Vatican News em português eliminaram as notas de esclarecimento que tinham publicado anteriormente. Entretanto, uma atualização do site oficial em português do Vatican News, trouxe às 14:22h desta terça-feira, 12, um esclarecimento com um texto diferente àquele publicado nas redes sociais. Segue abaixo, na íntegra, o texto tomado do site oficial Vatican News em idioma Português:

Esclarecimento sobre a notícia da entrega de Terço do Papa ao ex-presidente Lula.

O advogado argentino Juan Gabrois, fundador do Movimento dos trabalhadores excluídos e consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz, deu uma entrevista em sua tentativa de visitar o ex-presidente Lula na prisão de Curitiba, onde está detido há mais de dois anos meses [sic]. Grabois disse que a visita era pessoal e não em nome do Santo Padre. Ele não teve a permissão para se encontrar com Lula.

Na entrevista, ele nunca declarou que foi o Papa a enviar o Terço, mas simplesmente que se tratava de um Terço que tinha sido "abençoado" pelo Papa. Terços como esse são levados, como o Santo Padre deseja, a tantos prisioneiros do mundo sem entrar no mérito de realidades particulares.

Fonte: ACI digital

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog