Com esta história, Papa Francisco adverte sobre influências new age dentro da Igreja - Devoção e Fé - Blog Católico

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Com esta história, Papa Francisco adverte sobre influências new age dentro da Igreja


Por Walter Sánchez Silva

Vaticano, 17 Mai. 18 / 03:00 pm (ACI).- Em um recente encontro com uma delegação da Diocese de Roma, o Papa Francisco compartilhou uma história para advertir sobre a influência de práticas new age dentro da Igreja.

O encontro aconteceu na Basílica de São João de Latrão, na segunda-feira, 14 de maio.

O Santo Padre recordou que “há alguns anos, em Buenos Aires, houve uns exercícios espirituais que na primeira semana propunham técnicas psicológicas um pouco orientalistas, estranhas. As pessoas iam pela novidade, mas não tiram nada, porque só iam pelo novo”.

“A novidade – disse o Papa – pode acabar com um bom punhado de realidade: o sacerdote que dirigia os exercícios tinha uma doutrina especial sobre espiritualidade e cosmos. Havia uma Irmã, com cerca de 60 anos (...), uma espanhola corajosa” que o colocou em seu lugar.

O Pontífice contou que “este sacerdote tinha um método orientalista para fazer os exercícios. Sempre aconselhava as irmãs para que, de manhã, tomassem um banho de vida. Ele pediu para que a irmã se sentasse com outras 20 pessoas em um círculo e dizia: relaxem, alonguem”.

“A espanhola escutava e digeria; mas depois da segunda meditação, disse ao sacerdote: ‘Vim para fazer exercícios espirituais e não ginástica. Muito obrigada e adeus’. E se foi. Às vezes, é preciso alguém que nos dê uma bofetada, quando estamos buscando a novidade: buscar o creme sem o bolo”.

Em seguida, Francisco disse que, diante deste tipo de atitudes e outras semelhantes, “devemos buscar aquilo que faz a Igreja, o pasto que nos faz crescer como Igreja. O perigo neste caso, assinalei-o na exortação sobre a santidade: o gnosticismo. Buscamos coisas sem entrar na encarnação e assim nos tornamos mais individualistas, mais isolados”.

“É preciso sempre se olhar... As pessoas que só olham para si mesmas e buscam o ‘menu pessoal’, não o que o médico indica, mas só o que gostam, mostram essa ansiedade de novidade. Refiro-me aos cristãos corajosos que querem ir adiante, mas buscam isso e aquilo, só novidade. Quando alguém só busca novidade, precisa de um voz realista que lhe diga: olha, tem que ir ao essencial, siga para o essencial, não para a novidade”, ressaltou.

Fonte: ACI digital



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog