Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Esta peça de cera sagrada é um dos sacramentais mais antigos da Igreja


Philip Kosloski | Abr 05, 2018

O disco “Agnus Dei” data do século V 

Os sacramentais fazem parte da história da Igreja Católica. São conhecidos como “extensões” dos sete sacramentos. Em linhas gerais, podem ser quaisquer séries de ações ou bênçãos que a Igreja tenha instituído ao longo dos anos.

O Catecismo da Igreja Católica explica que as bênçãos sacramentais podem ser invocadas sobre “pessoas, mesa, objetos e lugares” (CIC 1671). Essas orações pedem a graça de Deus sobre indivíduos ou objetos, rogando Sua proteção espiritual duradoura.

Um dos objetos que está entre os sacramentais mais antigos da Igreja é o disco “Agnus Dei”. Trata-se de um disco de cera, que tem a figura de um cordeiro impressa nele.

Historicamente, no século V, esses discos eram usados no pescoço e feitos a partir da cera do Círio Pascal do ano anterior. Eram confeccionados originalmente na manhã do Sábado Santo e distribuídos ao povo no sábado seguinte.

Mais tarde, o Papa se envolveu pessoalmente com este sacramental, que se transformou em uma benção reservada exclusivamente ao Papa. O pontífice consagrava as peças de cera durante o primeiro ano de seu pontificado e depois a cada sete anos. Acredita-se que o Papa Pio XII foi o último pontífice que concedeu este tipo de bênção.

A cera sagrada era um lembrete da vitória pascal de Cristo. Segundo vários escritos papais, quem usava a peça era informado de que “pela visão ou tato do Cordeiro impresso nestes discos de cera, os fiéis serão inspirados a pensar nos mistérios de nossa Redenção e serão movidos a louvar e venerar a bondade de Deus para conosco, na esperança de obterem o perdão e serem purificados de toda mancha do pecado”.

Quem usava o Agnus Dei também tinha uma oração específica para fazer. A oração resume a disposição espiritual que a peça de cera haveria de cultivar na pessoa que a possuísse.

A prece, no entanto, pode nos ajudar, hoje em dia, a meditar sobre a ação salvífica da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus e seus reflexos em nossas vidas.

Jesus, meu Salvador, verdadeiro Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, por vossa infinita misericórdia, vos suplico que perdoais minhas iniquidades, e por vossa Sagrada Paixão, preservai-me neste dia de todo o pecado e de todo o mal. Para vossa honra e glória, uso este abençoado Agnus Dei como proteção contra minha própria fraqueza e como incentivo para a prática das virtudes que nos haveis revelado: a mansidão, a humildade e a inocência. Ofereço-me a vós como uma oferenda inteira, em memória daquele sacrifício de amor pelo qual Vós vos oferecestes por mim na cruz. Aceitai esta oblação, peço-vos, ó meu Deus, como o incenso aceitável para Vós no aroma da doçura. Amém.

Fonte: Aleteia

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog