Papa Francisco no Egito: Eduquem as novas gerações para evitar a ideologia do mal


Por Álvaro de Juana

CAIRO, 28 Abr. 17 / 03:00 pm (ACI).- No seu discurso nesta sexta-feira, 28 de abril, às autoridades do Egito, o Papa Francisco propôs educar as novas gerações no verdadeiro amor de Deus para evitar que caiam na ideologia do mal e da violência.

Em seu primeiro dia no Cairo, o Pontífice assegurou que “o desenvolvimento, a prosperidade e a paz são bens indispensáveis, pelos quais vale a pena qualquer sacrifício. São também metas que requerem trabalho sério, compromisso convicto, metodologia adequada e, sobretudo, respeito incondicional pelos direitos inalienáveis do homem, como a igualdade entre todos os cidadãos, a liberdade religiosa e de expressão, sem distinção alguma”.

Como em outras ocasiões, Francisco disse que os conflitos atuais levam a pensar em uma “guerra mundial por partes” e afirmou que “não se pode construir a civilização sem repudiar toda a ideologia do mal, da violência e interpretação extremista que pretende aniquilar o outro e destruir a diversidade, manipulando e ultrajando o Santo Nome de Deus”.

Uma de suas propostas é “ensinar às novas gerações que Deus, o Criador do céu e da terra, não precisa ser protegido pelos homens, mas que é Ele quem protege os homens; Ele nunca quer a morte de seus filhos, mas que vivam e sejam felizes; Ele não pede nem justifica a violência, pois a rejeita e desaprova”.

“O verdadeiro Deus chama ao amor sem condições, ao perdão gratuito, à misericórdia, ao respeito absoluto por cada vida, à fraternidade entre seus filhos, crentes e não crentes”.

“Temos o dever de afirmar juntos que a história não perdoa os que proclamam a justiça e, ao contrário, praticam a injustiça; não perdoa os que falam de igualdade e descartam os diferentes. Temos o dever de tirar a máscara dos vendedores de ilusões sobre o além, que pregam o ódio para roubar dos simples sua vida e seu direito de viver com dignidade, transformando-os em lenha para o fogo e privando-os da capacidade de escolher com liberdade e de crer com responsabilidade”.

“Temos o dever de desmontar as ideias homicidas e as ideologias extremistas, afirmando a incompatibilidade entre a verdadeira fé e a violência, entre Deus e os atos de morte”, afirmou com força.

De fato, o Egito “é chamado também hoje a salvar esta querida região da fome de amor e de fraternidade; é chamado a condenar e a derrotar todo tipo de violência e de terrorismo; é chamado a semear a semente da paz em todos os corações famintos de convivência pacífica, de trabalho digno, de educação humana”.

“A paz é um dom de Deus, mas é também trabalho do homem. É um bem que se deve construir e proteger, respeitando o princípio que afirma: a força da lei e não a lei da força. Paz para este amado país. Paz para toda esta região, de maneira particular para Palestina e Israel, para Síria, Líbia, Iraque, Sudão do Sul; paz para todos os homens de boa-vontade”.

Vítimas do terrorismo

O Pontífice recordou, especialmente, as vítimas dos recentes ataques terroristas em duas igrejas copta do país. “Penso igualmente naqueles que foram atingidos nos atentados contra as igrejas coptas, quer em dezembro passado quer mais recentemente em Tanta e Alexandria. Aos seus familiares e a todo o Egito, as minhas sentidas condolências com a certeza da minha oração ao Senhor pela rápida recuperação dos feridos”.

Nesse sentido, também dirigiu um pensamento especial “as pessoas que, nos últimos anos, deram a vida para salvaguardar a sua pátria: os jovens, os membros das forças armadas e da polícia, os cidadãos coptas e todos os desconhecidos que tombaram por causa de várias ações terroristas”.

“Penso também nos assassinatos e nas ameaças que levaram a um êxodo de cristãos do norte do Sinai. Expresso viva gratidão às autoridades civis e religiosas e a quantos deram hospitalidade e assistência a estas pessoas tão provadas”.

O Santo Padre destacou a importância do Egito no Oriente Médio e assegurou que “por causa da sua história e da sua particular posição geográfica, o Egito ocupa um papel insubstituível no Oriente Médio e no contexto dos países empenhados na busca de soluções para problemas agudos e complexos que precisam ser encarados agora para se evitar uma precipitação de violência ainda mais grave”.

“Refiro-me à violência cega e desumana, causada por vários fatores: o desejo obtuso de poder, o comércio de armas, os graves problemas sociais e o extremismo religioso que utiliza o Santo Nome de Deus para realizar inauditos massacres e injustiças”.

Sobre a violência e o terrorismo, o Papa também assegurou que o “Egito tem uma tarefa particular: reforçar e consolidar a paz regional, embora tenha sido ferido em seu próprio solo por uma violência cega. Tal violência faz sofrer muitas famílias – algumas delas aqui presentes – que choram por seus filhos e filhas”.

Saudação aos cristãos

Francisco recordou os cristãos do Egito, tanto os coptos ortodoxos como os gregos bizantinos, os armênios ortodoxos, os protestantes e os católicos. “Que São Marcos, o evangelizador desta terra, os proteja e os ajude a construir e a alcançar a unidade tão desejada por Nosso Senhor”, disse.

“A presença de vocês nesta Pátria não é nova nem casual, mas secular e unida à história do Egito. Vocês são parte integral deste país e desenvolveram ao longo dos séculos uma espécie de relação única, uma simbiose particular, que pode ser considerada um exemplo para as outras nações”.

“Demonstraram, e continuam demonstrando, que se pode viver juntos, no respeito recíproco e no confronto leal, descobrindo na diferença uma fonte de riqueza e jamais uma razão para o enfrentamento”.

Por outro lado, Francisco elogiou a história desta país, “terra de uma civilização muito antiga e nobre, cujos vestígios podemos admirar ainda hoje e que, na sua majestade, parecem querer desafiar os séculos”. “Esta terra é muito significativa para a história da humanidade e para a Tradição da Igreja, não só pelo seu prestigioso passado histórico – faraônico, copta e muçulmano –, mas também porque muitos Patriarcas viveram no Egito ou o cruzaram”.

Direitos fundamentais

O Pontífice se referiu aos milhões de refugiados “provenientes de vários países, entre os quais se conta o Sudão, a Eritreia, a Síria e o Iraque; refugiados esses, aos quais se procura, com um louvável esforço, integrar na sociedade egípcia”. Pediu ainda que ninguém seja privado dos direitos básicos.

Por isso, pediu que não falte a ninguém “o pão, a liberdade e a justiça social”. “Com certeza, este objetivo tornar-se-á realidade se todos juntos tiverem a vontade de transformar as palavras em ações, as aspirações válidas em compromissos, as leis escritas em leis aplicadas, valorizando a genialidade inata deste povo”.

São objetivos “que exigem prestar uma atenção especial ao papel da mulher, dos jovens, dos mais pobres e dos enfermos. Na realidade, o verdadeiro desenvolvimento se mede pela solicitude para com o homem – coração de todo desenvolvimento –, a sua educação, a sua saúde e a sua dignidade”.

“De fato – continuou –, a grandeza de qualquer nação revela-se no cuidado que efetivamente dedica aos membros mais frágeis da sociedade: as mulheres, as crianças, os idosos, os doentes, as pessoas com deficiência, as minorias, de modo que nenhuma pessoa e nenhum grupo social fique excluído ou marginalizado”.

Fonte: ACI digital

Comentários



Newsletter

Marcadores

Mensagens do Papa Padre Marcelo Rossi Orações-Momento de Fé Santos Igreja no Mundo Evangelho Tempo Litúrgico Comportamento Ordens Religiosas Nossa Senhora Família Medicina e Saude Doutrina Bíblia Santas História da Igreja Sacramentos Celebrações Marianas Milagres Política Violência CNBB Imagens Religiosas Perseguição aos Cristãos Catecismo Redes Sociais Mensagens Católicas Tempo Comum Tempo da Quaresma Quaresma Papa Mártires Aparições Marianas João Paulo II Tempo do Natal Notícias Defesa da Vida Intolerância Religiosa Papa Bento XVI Catequese do Papa Liturgia Dominical Cristofobia Tempo Pascal Liturgia Viagens Apostólicas Relíquias da Igreja Rumo à Santidade Contra Aborto Testemunhos Tempo do Advento Tragédias Datas Comemorativas Pandemia Novenas Penitência Nossa Senhora de Fátima Educação Sacrilégio Semana Santa Livros Católicos Páscoa Anjos Eucaristia Tecnologia Beatos e Beatas Beatificação Nossa Senhora Aparecida Campanhas Rosário Tríduo Pascal Aparições Mensagens Guerra Ideologia de Gênero Padre Reginaldo Manzotti Filme Católico JMJ Pentecostes Ano Santo Homilias Papa Francisco Jubileu da Misericórdia Abusos na Igreja Canonização Exorcismo Arte Católica Papa Leão XIV Notícias do Blog Pastoral da Pessoa Idosa Depressão Místicos da Igreja Diocese de Santos Terço Violência Sexual Infantil Homossexualismo Sínodo Desastres Naturais Nossa Senhora de Guadalupe Corpo Incorrupto Divina Misericórdia Sínodo da Amazônia Solidariedade Blasfêmia Orações (Epidemias e Pestes) Experiência de Deus Matrimônio Pastoral da Saude RCC Música Católica Cardeal Raniero Cantalamessa Profecias Oração e Jejum Nossa Senhora de Lourdes Alertas São José Pregações Jornada de Oração Vídeos do Blog Cardeal Robert Sarah Ano de São José Campanha da Fraternidade Encíclicas Divino Pai Eterno Pastorais Nossa Senhora do Carmo Profanação Ícones TV Católica Vídeos no TikTok Jubileu 2025 Jornada Mundial da Juventude Milagres Eucarísticos Viagens Círio de Nazaré Dom Henrique Soares Louvor Padre Robson de Oliveira Padre Zezinho Racismo Doutor da Igreja Unidade dos Cristãos Nossa Senhora de Medjugorje Nossa Senhora de Nazaré Sínodo da Sinodalidade Conclave Tráfico Humano Confissão Consagração Exortação Apostólica Nossa Senhora das Graças Nossa Senhora do Monte Serrat Patrística Servo de Deus Terço dos Homens Voto Católico Terço da Divina Misericórdia Congressos Sede Vacante Bênçâo Urbi et Orbi Novena de Natal Padre Gabriel Vila Verde Padre Paulo Ricardo Purgatório Aparições de Jesus Exercícios Espirituais JMJ 2023 Aplicativos Android (católicos) Habemus Papam Padre Duarte Lara Nossa Senhora do Rosário Orações-No Colo de Jesus Dia Mundial do Doente Nossa Senhora Auxiliadora Releases Congresso Eucarístico Homilias Papa Leão XIV Quaresma de São Miguel Arcanjo Oração Ano da Fé Cardeais Fiducia supplicans Jubileu dos Jovens Lives Católicas Missa Tradicional Padre Fabio de Melo ifttt videos Ano Jubilar Mariano Eleições Presépios Prof. Felipe Aquino tiktok Frases de Fé Padre Léo Rosário das Crianças Santíssima Trindade Apostolado da Oração Nossa Senhora de La Salette Abusos Litúrgicos Canção Nova Cruzada de Oração Doutora da Igreja Encontro Mundial das Famílias Evangelização Frei Gilson Documentos da Igreja Lectio Divina Renúncia do Papa Dependência Dogmas da Igreja Esporte Festival Juvenil Indulgências Rádios Católicas Terço das Crianças Influenciadores Católicos Inteligência Artificial Sacramentais Vida Eterna Congresso Matrimônio Católico Ecumenismo Fake News Frei Roberto Pasolini Lojas Católicas Nossa Senhora da Rosa Mística Nossa Senhora das Lágrimas Nossa Senhora de Schoenstatt Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Sinodalidade Venerável Ano de Oração 2024 Baixada Santista Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita) Dilexit nos (Ele nos amou) Doação de Órgãos Era Digital JMJ 2027 Jornada Mundial das Crianças Jubileu da Esperança Mensagens-Padre Marcelo Rossi Missionários Digitais Nossa Senhora das Dores Nossa Senhora do Silêncio Nossa Senhora dos Anjos Padre Alberto Gambarini Padre Chrystian Shankar Pastoral Rodoviária Rosário Mundial das Mulheres Rosário da Madrugada Teologia da Libertação Terço das Mulheres Tradição Arautos do Evangelho Cisma Conflitos Consistório Dia Mundial dos Pobres Excomunhão ExpoCatólica Festival Católico Hoje nasceu Instituto Hesed Nossa Senhora da Saudade Nossa Senhora de Akita Nossa Senhora do Bom Parto Nossa Senhora do Leite Nossa Senhora do Mel Nossa Senhora do Sorriso Objetos Religiosos Oração Online Padre Eugenio Maria Paixão de Cristo Pastoral Digital Reflexões Rosário Mundial dos Homens Selinhos Terço de Jericó
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial