Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Hoje se cumpriu esta escritura-3º Domingo do Tempo Comum (Ano C)


Hoje se cumpriu esta escritura

3º Domingo do Tempo Comum

Evangelho de Lc 1, 1-4; 4, 14-21
1.Muitos empreenderam compor uma história dos acontecimentos que se realizaram entre nós,
2.como no-los transmitiram aqueles que foram desde o princípio testemunhas oculares e que se tornaram ministros da palavra.
3.Também a mim me pareceu bem, depois de haver diligentemente investigado tudo desde o princípio, escrevê-los para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo,
4.para que conheças a solidez daqueles ensinamentos que tens recebido.
14.Jesus então, cheio da força do Espírito, voltou para a Galiléia. E a sua fama divulgou-se por toda a região.
15.Ele ensinava nas sinagogas e era aclamado por todos.
16.Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
17.Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito (61,1s.):
18.O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração,
19.para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.
20.E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21.Ele começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir.
Reflexão

Esse início do Evangelho de Lucas é muito importante para nós, pois ele afirma que nos quer contar coisas que de fato aconteceram. Como cristãos, seguidores de Cristo, não somos levados por mitos, lendas ou imaginações. Nosso modo de viver começou com fatos realmente acontecidos, e que nos foram contados por quem os viu acontecer. Não acreditamos em boatos, mas aceitamos em boatos, mas aceitamos o testemunho de pessoas qualificadas por Deus, que testemunharam com sua vida a "palavra" que receberam e nos passaram. Lucas garante que nos vai contar o que ouviu de testemunhas que viram os fatos, e não apenas ouviram falar. Diz-nos que foi esforçado e cuidadoso ao colher as informações, para que possamos participar dessa história que é o começo de nossa comunidade-igreja.

Oração

Senhor Jesus, faz tanto tempo que vivestes naquelas terras tão distantes de nós. Tanta coisa mudou neste nosso mundo, tão diferente daquele vosso. Mas continuais muito presente entre nós. Primeiro porque, por escrito e por palavras, temos o testemunho dos nossos irmãos lá do começo. Bebemos de uma fonte que nunca deixou de jorrar. E, mais ainda, continuais vivo entre nós, mesmo que não vos possamos ver, nem ouvir, nem abraçar. Creio nessa vossa presença, e ela é minha força e alegria. Ainda hoje posso viver convosco, aprender vosso jeito de viver. Ainda continuais realizando sinais e maravilhas entre nós, principalmente em nossos corações, levando-nos para o bem. Ajudai-me a ver os sinais de vossa presença, e terei mais alegria neste meu agora. Amém.

Fonte: 
Revista de Aparecida (janeiro/2016)

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog