Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Batismo do Senhor-Tempo do Natal (Ano C)


Batismo do Senhor


Tempo do Natal

Evangelho de Lc 3, 15-16. 21-22

15. Ora, como o povo estivesse na expectativa, e como todos perguntassem em seus corações se talvez João fosse o Cristo,
16. ele tomou a palavra, dizendo a todos: Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.
21. Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E estando ele a orar, o céu se abriu
22. e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição.
Reflexão

Os que se convertiam com a pregação de João eram mergulhados na água, num rito tradicional de purificação e renovação. João deixava claro para todos que ele apenas os estava preparando para a chegada do Messias esperado. Esse haveria de os mergulhar (batizar) não apenas na água, num rito simbólico, mas no poder transformador e purificador do Espírito Santo, do Sopro Divino de vida. Ao narrar o batismo de Jesus, Lucas quer insistir nessa novidade do batismo cristão vivido nas comunidades. Pelo batismo, o discípulo de Jesus é mergulhado, envolvido no Espírito, na vida nova que vem do alto. Porque Jesus é o Filho amado do Pai, pode dar-nos a vida nova, que nos torna agraciados por ele, olhados por ele com misericórdia e alegria.

Oração

Senhor Jesus, primeiro eu vos quero pedir que me ajudeis a imitar João. Vós dissestes que ele era o maior dos homens, e, no entanto, ele se reconhecia como um simples enviado para vos preparar o caminho. Que não merecia nem ser vosso servo. Cumprida sua missão, aceitava desaparecer, para que pudésseis iniciar a vossa. Mas, hoje quero também pedir vossa ajuda para que eu possa viver como devo a graça de meu batismo. Vós me unistes a vós, mergulhando-me na vida divina da Trindade, destes-me vida nova, com a possibilidade de vos conhecer e amar. Purificado pelo batismo, posso resistir às más inclinações que ainda continuam em mim, e seguir o jeito de viver que me ensinais. Alegro-me com meu batismo, e agradeço esse meu segundo nascimento. Amém.

Fonte: 
Revista de Aparecida (janeiro/2016)

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog