Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

2º Dia da Novena de Natal


Neste segundo dia da Novena de Natal, a liturgia nos apresenta o relato da genealogia do Senhor Jesus

Um texto que, se o olharmos sem atenção, são apenas nomes que desconhecemos. Mas se descobrirmos o sentido desses nomes, o significado que tem na história de Israel, veremos que São Mateus nos situa no centro da história de Israel e nela Jesus, que nasceu da Maria Virgem.

Neste dia, aproveitemos para valorizar o que significa ter uma família, pessoas que nos deram a vida, um apelido, um lar, o carinho e o afeto.

Segundo dia

Motivação:

:: Neste segundo dia da novena de Natal, continue preparando o presépio. Depois de ter colocado a imagem de Maria Virgem, coloque a imagem de São José.

:: Que cada um faça uma oração a José e Maria, pedindo sua intercessão e sua ajuda por cada família, pedindo que nossa família tenha os mesmos sentimentos que tiveram eles. Pedir-lhes que nos preparem para o Natal.

:: Fazer algum gesto ou atitude concreta durante o dia, aproximando-se de alguma família que um sabe que há dificuldades e buscar ser vínculo de união e comunicação. Fazer o que se pode para ajudar aos que estão em dificuldades.

Oração Inicial

:: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Maria, Virgem Grávida, Mulher de Deus, Virgem do ‘sim’ fecundo, tu que fecundaste ao Verbo de Deus e o levaste em teu seio durante nove meses, sentindo-o palpitar e crescer dentro de ti, experimentando Sua presença e sendo transformada por Ele.

Nestes dias que antecedem o nascimento de teu Filho, nós queremos acompanhar-te; queremos estar contigo para aprender de ti a levar Deus no coração e deixarmo-nos transformar por Sua presença.

Maria, Virgem Grávida, pedimos-te que, ao acompanhar-te, sejas tu quem interceda por cada um de nós, para que possamos celebrar o Natal cheios da presença de teu Filho em nossa vida. Maria, Virgem Mãe, mulher da espera confiada, pede por nós para que, neste Natal, todos possamos ficar mais perto de seu Filho e, assim, sermos capazes de recomeçar, de perdoar e ser perdoados, de voltar a amar e ser curados interiormente, para celebrar e viver a vida de Deus em nós.

Maria, Virgem do ‘sim’ e da realização, Virgem Mãe do silêncio eloquente, ajuda-no a celebrar este Natal, tendo seu Filho centro de nossa vida. Maria, pede por nós agora e sempre.

Que assim seja.

Leitura: Mateus 1,1-17

Aprofundar o Evangelho, ter em conta o fim da genealogia e seu significado. Dê um passo a mais, não somente conhecer o que disse o texto, mas o aprofundar, buscar o sentido do que se diz, a importância e transcendência do dito. Atualizá-lo e aplicá-lo à vida.

Contemplação

É buscar apropriar-se do texto, não olhá-lo como espectador, mas ser participante da cena. Ter uma relação pessoal e direta com os personagens, usar a imaginação para conhecer e aprofundá-lo interiormente.

Oração: Senhor Jesus, Mateus Te coloca no coração de toda a revelação, situa-Te no contexto das grandes promessas que cruzam todo o Antigo Testamento. Por um lado, o fato de chamar-te Filho de Davi, para demonstrar que em Ti se cumpria todas as promessas que o Pai havia feito a Davi, como portador da promessa messiânica, por isso lhe chama de Jesus Cristo (cf. Mt 1,1) e depois diz também te chamaram o Cristo (cf. Mt 1,16) e, além, chamaram-Te Filho de Abraão (cf. Mt 1,1), colocando-Te no contexto das promessas que haviam feito a Abraão, de ser pai de um povo numeroso como as estrelas do céu e como a areia do mar. Senhor, obrigado por seres quem és. Obrigado por incluir a cada um de nós nesta dinâmica da revelação de Deus. Obrigado por nos permitir ter fé e, assim, conhecer-Te, aprender a arte de viver de acordo com o projeto do Pai e ter a vida que Tu nos dá. Obrigado, Senhor.

Senhor Jesus, Tu que foste descendente de Davi por medo de José, em Ti o Pai realizou toda a expectativa messiânica, e com isso foste Tu nosso salvador e redentor. Hoje, quando nos preparamos para celebrar Teu nascimento, pedimos que nos ajudes a valorizar o que significa Teu nascimento, a darmos conta do amor do Pai ao enviar-Te para dar-nos a vida. Senhor, que durante estes dias antes do Natal, possamos conhecer-te mais, que cada vez aprofundemos mais e mais no amor que Tu tens por nós.

Que assim seja.

Oração: Maria, Mãe minha, nestes dias que estamos buscando entrar no clima da Natal, te pedimos ajuda para que tu intercedas por nós, para que, ao celebrar o nascimento de Teu Filho, nosso Senhor, cada um de nós nos sensibilizemos mais e mais do amor do Pai por nós, da importância do que fez Jesus, dignificando nossa vida com a tua. Intercede por nós, para que, neste Natal, nos aproximemos mais de teu Filho.

Oração Final

Menino Jesus, Tu és descendente de Davi, de Abraão, o Filho de Maria Virgem; Tu tens assumido a nossa história, formando parte dela. Tu, na plenitude dos tempos, quiseste nascer de uma mulher e ser um de nós, para nos demonstrar o grande e lindo valor que é ter uma Mãe, uma família, pessoas do mesmo sangue, com quem partilhar a vida, sendo queridos e apoiados, crescendo como pessoas para termos sentimentos de unidade, carinho e afeto, de solidariedade e compreensão, imitando a Tua família.

Menino Jesus, Tu que tiveste uma família, abençoa a nossa e faz que nela os pais tenham sentimentos de entrega de amor e carinho, de interesse e sensibilidade, que se queiram e vivam um para o outro, e que os filhos sintam em todo momento o amor que Tu nos tem por meio do amor dos pais. Menino Jesus, abençoa cada família e encha-as de amor e ternura, como o tiveste Tu de tua Mãe e de José.

Que assim seja.

Fonte: Canção Nova

Comentários

  1. Agradeço bastante a intercessão da beata Nha Chica , de ter me ajudado a passar de ano direto na escola , nas provas de Matemática e História .Vladimir Silva Viana . 18/12/15

    ResponderExcluir
  2. Agradeço bastante a intercessão da beata Nha Chica , de ter me ajudado a passar de ano direto na escola , nas provas de Matemática e História .Vladimir Silva Viana . 18/12/15

    ResponderExcluir
  3. Agradeço bastante a intercessão da beata Nha Chica, de ter me ajudado a passar de ano direto na escola , nas provas de História e Matemática .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog