Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Roteiro de Oração do Rosário-Terceira Dezena dos Mistérios Gloriosos


Contemplaremos o terceiro mistério glorioso. Para tal, podemos preparar o ambiente de oração colocando numa mesa no centro da sala, onde nos reuniremos para rezar a Palavra de Deus, uma vela acesa, um vaso de flores, uma imagem de Nossa Senhora e uma bacia com água.
Roteiro de Oração do Rosário

Terceira Dezena dos Mistérios Gloriosos

Meditando A vinda do Espírito Santo sobre Maria e 
os apóstolos reunidos no Cenáculo


Leitor 1. Queridos irmãos e irmãs, neste mês queremos refletir juntos o terceiro mistério glorioso e contemplar a vinda do Espírito Santo sobre Maria e todos e todas que no Cenáculo estavam aguardando perseverantes na oração a ação do Espírito de Deus. Hoje somos nós que nos reunimos para pedir a força,a graça e a luz do Espírito. Desejamos não só dispor do tempo e do lugar deste encontro, mas principalmente queremos que nossos corações sejam aquecidos e iluminados pelo amor de Deus. Sintamos que Maria, Mãe da comunidade, está conosco e que Ela nos ajudará a obter os dons e as graças que estamos precisando, principalmente a paz, o amor e a fé.
Todos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Leitor 2. Leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos 2,1-4.
Leitor 3. Na Carta Apostólica sobre o Rosário da  Virgem Maria, João Paulo II nos diz: "No centro deste itinerário de glória do Filho e da Mãe, o Rosário põe, no terceiro mistério glorioso, o Pentecostes, que mostra o rosto da Igreja como família reunida com Maria, fortalecida pela poderosa efusão do Espírito, pronta para a missão evangelizadora. No âmbito da realidade da Igreja, a contemplação deste, como dos outros mistérios gloriosos, deve levar os crentes a tomarem uma consciência cada vez mais viva da sua nova existência em Cristo, uma existência de que o Pentecostes constitui o grande 'ícone'. Desta forma, os mistérios gloriosos alimentam nos fiéis a esperança da meta escatológica, para onde caminham como membros do Povo de Deus peregrino na história. Isto não pode deixar de impeli-los a um corajoso testemunho daquela 'grande alegria' que dá sentido a toda a sua vida" (cfr. RVM 23b) .
Leitor 4. Em Aparecida - SP, no contexto da V Conferência do Celam, o Papa Bento XVI, após a recitação do Santo Rosário, exortava o povo com as seguintes palavras que podem ser por nós ainda hoje acolhidas e refletidas: "Como os Apóstolos, juntamente com Maria, 'subiram para a sala de cima' e ali 'unidos pelo mesmo sentimento, entregavam-se assiduamente à oração' (At 1, 13-14), assim também hoje nos reunimos aqui no Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que é para nós nesta hora 'a sala de cima', onde Maria, Mãe do Senhor, se encontra no meio de nós. Hoje é Ela que orienta a nossa meditação; Ela nos ensina a rezar. É Ela que nos mostra o modo de como abrir nossas mentes e os nossos corações ao poder do Espírito Santo, que vem para ser transmitido ao mundo inteiro".
Leitor 1. Segue Bento XVI: "Acabamos de recitar o  Rosário. Através dos seus ciclos meditativos, o Divino Consolador quer nos introduzir no conhecimento de um Cristo que brota da fonte límpida do texto evangélico. Por sua vez, a Igreja do terceiro milênio se propõe dar aos cristãos a capacidade de 'conhecerem - com palavras de São Paulo - o mistério de Deus, isto é, Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência' (Col 2,2-3). Maria Santíssima, a Virgem Pura e sem Mancha, é para nós escola de fé destinada a conduzir-nos e a fortalecer-nos no caminho que leva ao encontro com o Criador do Céu e da Terra. O Papa veio a Aparecida com viva alegria para vos dizer primeiramente: 'Permanecei na escola de Maria'. Inspirai-vos nos seus ensinamentos, procurai acolher e guardar dentro do coração as luzes que Ela, por mandato divino, vos envia lá do alto. Como é bom estarmos aqui reunidos em nome de Cristo, na fé, na fraternidade, na alegria, na paz, 'na oração com Maria, a Mãe de Jesus'" (AT 1,14).
Todos. 1 Pai-Nosso e 10 Ave-Marias.
Leitor 2. Maria, Mãe da Igreja!
Todos. Rogai por nós.


Autor: Padre Julio Caprani

Fonte: Revista O Mílite (setembro/2014) 

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog