Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Sagrado Coração de Jesus: "O Pai se revela aos simples"


Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda Sexta-feira, após a Solenidade de Corpus Christi. 
Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor.

O Coração de Jesus: "O Pai se revela aos simples" 
(Mateus 11, 25-30)
25. Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. 26. Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado. 27. Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo. 28. Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. 29. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. 30. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.
Um dia, Jesus surpreendeu a todos louvando A Deus por seu êxito com as pessoas simples da Galiléia e por seu fracasso entre os mestres da lei, escribas e sacerdotes. "Eu te louvo, Pai... porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos". Pode-se ver Jesus contente: "Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado", assim te pareceu melhor. É a forma de Deus revelar seus "segredos".

A gente simples e ignorante, aqueles que não têm acesso a grandes conhecimentos, os que não contam na religião do templo, estão se abrindo a Deus com coração limpo. Estão dispostos a deixar-se instruir por Jesus. O Pai está revelando a eles seu amor através dele. Eles entendem como ninguém. Mas os "sábios e entendidos" não entendem nada. Eles têm sua própria visão erudita de Deus e da religião. Acham que sabem tudo. Não aprendem nada novo de Jesus. Sua visão fechada e seu coração endurecido os impedem de abrir-se à revelação do Pai através de seu Filho.

Jesus termina sua oração, mas continua pensando na "gente simples". Essas pessoas vivem oprimidas pelos poderosos e não encontram alívio na religião do templo. Sua vida é dura e a doutrina que os "entendidos" lhes oferecem a fazem ainda mais dura e difícil. Jesus lhes faz três apelos:

a) "Vinde a mim vós todos que estais cansados e sobrecarregados". É o primeiro apelo, que é dirigido a todos que sentem a religião como um peso e aos que vivem sobrecarregados de normas e doutrinas que os impedem de captar a alegria da salvação. Se vierem a encontrar-se vitalmente com Jesus, experimentarão um alívio imediato: "Eu vos aliviarei".

b) "Tomai sobre vós o meu jugo... porque é suave e meu peso é leve". É o segundo apelo. É preciso mudar de jugo. Abandonar a dos "sábios e entendidos", pois não é suave, e carregar o de Jesus que torna a vida mais leve. Não porque Jesus exige menos. Ele exige mais, porém de outra maneira. Exige o essencial: o amor que liberta e faz viver.

c) "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração". É o terceiro apelo. É preciso aprender a cumprir a lei e viver a religião com seu espírito. Jesus não "complica" a vida. Ele a faz mais simples e humilde. Não, ajuda a viver de maneira mais digna e humana. É um "descanso" encontrar-se com Ele.

Fonte: Informativo da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (junho/2014)

Para Saber Mais:
devocaoefe.blogspot.com.br/2012/06/solenidade-do-sagrado-coracao-de-jesus.html

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog