Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

José e Maria - 4º Domingo do Advento (Ano A)

 José e Maria

"Deus está conosco"

4º Domingo do Advento - Ano A

Evangelho de Mt 1,18-24

18. Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.
19. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. 20. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. 21. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados.
22. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: 23. Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco.
24. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.

O trecho de hoje descreve o nascimento de Jesus: por meio do anúncio evangélico, apresenta o fato de que José assume a paternidade legal de Jesus e que Maria é mãe virgem, por intervenção do Espírito Santo.

Maria era noiva de José; segundo o costume do povo judeu, os noivados implicavam um compromisso real, de tal maneira que o noivo já era chamado de "marido" e podia desmanchar o noivado somente por meio de um repúdio formal. Maria se viu grávida por obra do Espírito Santo, e José, que era justo e não queria repudiá-la, decidiu mandá-la embora em segredo. A justiça de José está no fato de que ele não quer dar o seu nome a uma criança cujo pai real ele não sabe quem é, mas também no fato de que, convencido da virtude de Maria recusa entregar esse mistério, que ele não entende, ao rigoroso processo legal (cf. Dt 22,21).

Enquanto José refletia sobre essa situação, "eis que o anjo do Senhor manifestou-se a ele em sonho..." (vv. 20-21). O anjo, que antigamente representava o próprio Javé, é aqui o mensageiro celeste que informa José sobre o desígnio de Deus; isso lhe é comunicado por meio de um sonho, e lhe revela que o Filho de Maria foi concebido nela por obra misteriosa do Espírito Santo; a qualificação desse filho, que corresponde ao nome de Jesus, é a de Salvador do povo; não, porém, salvador em sentido humano, político, militar, mas em sentido espiritual; Ele liberta do pecado.

Na continuação da narrativa é expressa a idéia de que tais eventos anunciados a José e verificados em Maria são o cumprimento da Escritura: é citada a profecia de Isaías. As escrituras se realizam em Jesus; Ele mesmo, durante Sua atividade, declara que elas falam dele; a fé dos fiéis descobre que a realização dos textos proféticos na pessoa de Jesus manifesta a realização das intenções e dos desejos de Deus. [a]

Oração

Senhor, diante desse casal, que ofereceu um lar para vosso filho, não sei o que dizer. Eu vos louvo e bendigo pelo amor de José e de Maria, pela família que formaram para Jesus, pelas alegrias que lhe proporcionaram, pelo carinho com que o trataram. Eu vos louvo e bendigo pelas alegrias que eles também viveram, na convivência única que tiveram com o filho de Deus encarnado. Fico a imaginar como cada dia era para eles um aprofundar-se nos mistérios da Trindade. E olhando agora para a terra, eu vos peço, Senhor, fazei que os esposos se amem, que os filhos sejam uma bênção renovada, e que nossas famílias sejam foco de vida, de felicidade e paz. Isso é muito importante para nós, para aprender a vos conhecer um pouco mais. Amém.[b]

Fonte:
Revista O Mílite - dezembro/2013 [a]
Revista de Aparecida - dezembro/2013 [b]

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog