Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Dia da Beata Nhá Chica (14 de junho)

Dia da Beata Nhá Chica - 14 de junho
(Beata Francisca de Jesus)

Filha e neta de escravos, Francisca de Paula de Jesus nasceu em 1810, no povoado de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, no município de São João d'el-Rei (Minas Gerais, Brasil), onde também foi batizada no dia 26 de abril daquele ano. Pouco tempo depois, a sua família mudou-se para a cidade de Baependi, no sul de Minas Gerais, onde viveu até 14 de junho de 1895, data do seu falecimento.
Francisca ficou órfã aos dez anos. Mulher humilde, era fervorosa devota de Nossa Senhora da Conceição e, a pedido da mãe, passou a vida inteira a dedicar-se à prática da caridade. Leiga, foi chamada ainda em vida "a mãe dos pobres" e era respeitada por todos os que a procuravam, desde os mais humildes aos grandes do Império brasileiro. Durante 30 anos, reuniu doações para construir a capela de Nossa Senhora da Conceição, em Baependi, onde hoje está sepultada. Francisca de Paula de Jesus era conhecida por Nhá Chica, sendo que "nhá" é corruptela de "sinhá", por sua vez corruptela de senhora, forma respeitosa de se tratar aos mais velhos.
Foi beatificada em 4 de maio de 2013, na sua cidade, e tornou-se a primeira negra brasileira a ser declarada beata pela Igreja Católica.


 Baependi (MG) celebra festa da bem-aventurada Nhá Chica

A cidade mineira de Baependi (MG) está em festa com as celebrações do Dia da Beata Nhá Chica, comemorado hoje (14) em memória dos 118 anos de seu falecimento.
Beatificada no dia 4 de maio deste ano, Francisca de Paula de Jesus nasceu por volta do ano 1808 em São João Del Rei (MG). Órfã desde os 10 anos, se dedicou à caridade até sua morte, em 14 de junho de 1895.

O Santuário da Imaculada Conceição, conhecido também como ‘A Igrejinha de Nhá Chica’, iniciou na última terça-feira (11) a programação em honra da mais nova beata brasileira.


Nesta sexta-feira (14) as celebrações começaram logo pela manhã em Baependi. À tarde, às 15h, ocorre a oração do terço com ladainha e consagração à Nossa Senhora ao som do órgão de Nhá Chica.
Uma procissão sairá do Santuário da Imaculada Conceição às 18h, seguida de missa campal às 19h.
A cantora católica Irmã Kelly Patrícia das Irmãs Carmelitas do Instituto Hesed fará um show às 20h na Associação Beneficente Nhá Chica.


A festa continua no sábado (15), com missa às 10h e às 19h, e oração do terço às 15h; no domingo (16) o encerramento da festa contará com Celebração Eucarística às 09h, 11h e 19h, além do terço cantado às 15h.


Todos os dias, na celebração Eucarística das 19h, as pessoas poderão levar flores para ofertar à Nhá Chica. (Fonte: A12.com)
 

 118ª Festa de Nhá Chica

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog