Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Bento XVI-Sua Santidade também será chamado Papa Emérito ou Romano Pontífice Emérito

 Às 20h de quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013, termina o Pontificado de Bento XVI, 265º sucessor de Pedro. Desde 19 de abril de 2005, dia de sua eleição, Joseph Aloisius Ratzinger dirigiu a Igreja universal por 7 anos, 10 meses e 9 dias.
Cidade do Vaticano (RV) 26 Fev. 13 / 10:39 am– Nesta terça-feira, 26, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, realizou na uma coletiva de imprensa, esclarecendo algumas das perguntas dos jornalistas sobre pontos específicos da vida do Papa após sua renúncia. Uma delas é sobre como Bento XVI será chamado a partir do dia 28 de fevereiro. Segundo o porta-voz Vaticano, ele continuará a chamar-se Sua Santidade Bento XVI, mas foi escolhido também o título Papa Emérito ou Romano Pontífice Emérito.


Sobre as vestes: branca, simples, sem mantelete. Não são mais previstas os sapatos vermelhos (A cor vermelha dos múleos papais simboliza o sangue dos mártires e a completa submissão do papa à autoridade de Jesus Cristo).  

“Parece que o Papa ficou muito satisfeito com os sapatos que lhe presentearam no México, em Leon”, disse Pe. Lombardi. (De acordo com o site mexicano “Informador”, durante sua viagem ao México no ano passado, Bento XVI foi presenteado com seis pares de sapato, fabricados por artesãos locais, que observaram os modelos, cor e gosto do Pontífice em imagens fotográficas. Alguns modelos foram bordados ou gravados com o nome de Bento XVI e com o escudo do Vaticano.)


Não usará mais o anel do pescador, para o qual o Camerlengo, com o decano, darão o fim que a Constituição prevê. O adereço, que o papa recebe no momento da coroação e usa no dedo anular direito, simboliza a autoridade, segundo o porta-voz.
Quando o papa morre, o anel é retirado na presença do Colégio dos Cardeais e, em seguida, quebrado, simbolizando o fim do pontificado. O anel foi adotado no pontificado de Clemente IV (por volta de 1.265) e era usado como selo secreto para correspondências privadas.

Ao deixar o pontificado, Bento XVI, de 85 anos, passará a viver, por dois meses, em Castel Gandolfo – residência de verão dos papas. Em seguida, Bento XVI passará a viver no Mosteiro Mater Ecclesia, na região do Vaticano. Segundo ele, vai se manter em oração e isolamento.


Quinta-feira, às 11h, haverá a saudação aos Cardeais, com o discurso do Decano no início. Às 16h55 (12h55 de Brasília), a partida de carro do pátio de São Dâmaso, saudação dos superiores. No heliporto, haverá a saudação do Cardeal Decano. Às 17h15, a chegada a Castel Gandolfo, onde estarão presentes o Bispo de Albano e outros autoridades. Às 17h30, no Pátio interno o Papa saúda os fiéis – a última saudação pública do Santo Padre. Haverá também um momento altamente simbólico para assinalar o fim do ministério do Papa. Os membros da guarda suíca, encarregada de proteger o Santo Padre, estarão de pé às portas de Castel Gandolfo e às 20:00h deixarão seus postos.
"Eles simbolicamente protegem o Papa, de modo que já não serão necessários. Mas não se preocupem, a polícia do Vaticano seguirá protegendo os jardins vaticanos e seus arredores ", explicou o Pe. Federico.


Hoje, 27 de fevereiro, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi falou sobre a data de ínicio do conclave: "No dia primeiro de março, o cardeal decano convoca as Congregações Gerais dos cardeais. Ele as convoca a partir de 4 de março, como reuniões. No âmbito dessas reuniões, os cardeais definem a data de início do Conclave. Saberemos a data nos primeiros dias da semana sucessiva por decisão da Congregação dos Cardeais", concluiu Pe. Lombardi.

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog