Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Exigências para o Batismo Católico


Olá amigas e amigos de fé!

Hoje trouxe para vocês este ótimo artigo sobre as exigências para o Batismo - que li no jornal da Diocese de Santos - e que responde a uma dúvida presente em muitos católicos.
Espero que ajude a quem está vivendo esta situação e precisa deste esclarecimento.
Fiquem todos na paz de Nosso Senhor Jesus Cristo e no amor de Nossa Mãe Maria Santíssima.
Adriana dos Anjos-Devoção e Fé Blog

Exigência demais para batizar 

Paula quis batizar sua filha no Santuário Nacional de Aparecida. Foi para lá, com seu marido e padrinhos da criança. Entrou na fila e pediram documentos. Como não havia levado nada da Paróquia de onde vinha, não conseguiu batizar. Revoltada, pergunta sobre estas exigências.

O Batismo é o Sacramento que nos torna filhos de Deus e membros da igreja. Nossa Igreja Católica Apostólica Romana, fiel aos ensinamentos de Jesus, é uma sociedade organizada no meio do mundo. Seguem-se as mesmas orientações em todos os lugares da Terra. Portanto, para alguém pertencer a esta Família de Deus, não basta ter nascido. Há toda uma orientação para que esta criança, ou este adulto que pede o Batismo, seja educada na Fé.

A primeira preparação começa na família. É lá que ela vai viver sua vida, sua tradição, sua fé. Batiza-se, quando criança, na certeza de que esta criança terá condições de crescer na fé. O Batismo não é uma superstição para tirar "olho gordo", fazer a criança dormir ou curar dor de barriga. Em primeiro lugar, "olho gordo" não existe. Em segundo, é preciso saber que certas cólicas e certas insônias fazem parte do crescimento da criança. Para isso existem os médicos que as ajudam, e os chazinhos que nossas avós usavam ainda valem.

Depois, não é qualquer um que pode ser padrinho ou madrinha. Eles serão responsáveis, com os pais, na educação cristã desta criança. Se os padrinhos não vivem a fé, nada poderão ensinar. Poderão das belos presentes, um bom emprego, mas não cumprem com sua obrigação assumida diante de Deus e da Comunidade. Se os pais são casados na Igreja, os padrinhos podem ser solteiros, desde que já tenham recebido a Eucaristia e a Crisma. Se não são casados na Igreja, os padrinhos devem ser. Ninguém pode testemunhar o que não conhece. Muitas vezes, por ocasião do Batismo, preparamos os casais para o Sacramento do Matrimônio, formando verdadeira família. Alguns não casam na Igreja por medo de que não dará certo depois. Outros porque a gravidez os surpreendeu antes. Tudo é possível quando se tem fé. Uma boa conversa com o Pároco resolve tudo.

Também, para ajudar no crescimento da fé dos pais e dos padrinhos,  a Igreja Católica ensina sobre o Sacramento. É o mandato do Senhor: "Ide por todo o mundo e ensinai..."(Mt 28, 16-20). Aqueles que batizam sem seguir orientação nenhuma, apenas estão ocupados em ganhar dinheiro e isso não vem de Deus. E quando batizam sem saber da vida dos pais e dos padrinhos da criança, desconfie, pois não é padre católico... e o Batismo não é válido.

Depois, quando se vai celebrar o Batismo em outra Paróquia, ou em outra cidade, como Aparecida, é preciso levar documentos da Paróquia de origem, onde o Pároco atesta que aquelas pessoas estão preparadas. Então, sim, podemos celebrar em qualquer lugar do mundo.

Muitos nos jogam na cara a frase feita: "É por isso que a Igreja Católica está perdendo fiéis...". Aqueles que assim pensam nunca foram fiéis da Igreja Católica. Apenas nela foram batizados e pronto...

Católico que é Católico mesmo não muda de religião como quem muda de roupas. Permanece firme, mesmo quando recebe uns "nãos" na vida ou na Comunidade. Tudo é para o nosso crescimento. O próprio Jesus já disse: "Cuidado, pois Eu vos preveni de tudo"(Mc 13,23). E também Jesus disse: "Quem vos escuta, é a mim que está escutando; e quem vos despreza, é a mim que está desprezando"(Lc 10,16).

Portanto, perseverar, viver uma vida de fé, seguir as orientações da Igreja deixada por Jesus Cristo e mencionada na Bíblia, (aliás, é a única Igreja que está mencionada na Bíblia, com dia e hora para nascer. As outras vieram depois, normalmente, por divisões humanas, como estamos percebendo agora com tantas seitas e denominações. Veja sua Bíblia. Lá está escrito nos Atos dos Apóstolos, 2).

Persevere, portanto! Sinta a alegria de ser Católico!

Pe. Dr. Caetano Rizzi - Vigário Judicial da Diocese de Santos

Fonte: Jornal Presença Diocesana -junho/2012

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog