Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Nossa Senhora do Monte Serrat (8 de setembro)

Nossa Senhora do Monte Serra 
uma devoção de muitos

A pouca distância de Barcelona, na Espanha, ergue-se a montanha de Mont Serrat, que deve o nome à forma aguda de seus picos. A tradição conta que o próprio São Pedro trouxe para Barcelona a Imagem de Nossa Senhora. A imagem, escondida numa caverna do Montserrat durante a invasão dos mouros, foi encontrada dois séculos mais tarde (por volta do ano 900), por jovens pastores da região e, em solene procissão, levada para o lugar onde, desde então, se ergue o célebre Santuário.

A devoção teve início a partir do século VI, uma série de milagres começou a acontecer e atrair fiéis de toda a Europa, que divulgaram o nome de Nossa Senhora do Monte Serrat por todo o mundo cristão. Vários foram os santos devotos de Nossa Senhora, entre eles, São Vicente Ferrer, Santo Inácio de Loyola e São Luiz Gonzaga.

Na América Latina, a devoção à Nossa Senhora do Monte Serrat foi inciada pelos monges beneditinos que, no primeiro século da descoberta do Brasil, fundaram a Abadia da Virgem do Montserrat no Rio de Janeiro.

Em Santos, a construção de uma capela em homenagem à Nossa Senhora, no morro de São Jerônimo, entre 1599 e 1610, deve-se a D. Francisco de Souza, o governador geral do estado do Brasil e grande devoto da Santíssima Virgem. Segundo suas ordens, a capela foi entregue aos monges beneditinos, assim que estes aqui se estabeleceram. Logo depois, durante uma invasão holandesa na capitania de São Vicente, em 1614, foi um grande milagre da "Virgem Poderosa" do Monte Serrat que atraiu a atenção e a devoção popular da cidade, pois quando já uma turba de soldados inimigos ia subindo o morro em direção à capela, onde se abriga grande parte da população, um desmoronamento soterrou os atacantes e induziu os invasores a deixarem a cidade.

Desde então, Nossa Senhora do Monte Serrat foi aclamada como salvadora da cidade. Em 1954, por deliberação da Câmara Municipal, foi declarada oficialmente Padroeira da Cidade de Santos confirmada pelo Papa Pio XII e a 08 de setembro de 1955, coroada como tal. Todos os anos a cidade celebra a festa de sua padroeira, no dia 08 de setembro.


Fonte: Santuário Diocesano N. Srª do Monte Serrat - Santos/SP

Para saber mais: Os dois principais episódios milagrosos são a da invasão dos piratas holandeses comandados por Spielbergen em 1615 e a do navio a vapor Araguary em 1926.

Conheça Os milagres no Monte Serrat

Comentários

  1. Gostei muito do seu blog. Coloquei o seu link no meu Blog Almas Castelos e ainda mais, tomai a liberdade de indicar seu Blog na Irmandade dos Blogs Católicos. Já foi aceito e ele está lá na Irmandade sendo divulgado. Confira:
    http://irmandadedosblogscatolicos.blogspot.com
    confira seu link no meu blog também:
    http://almascastelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. G.E.N. = Graças a: DEUS (PAI ETERNO SANTÍSSIMO SUPREMO, ONIPOTENTE, ONISCIENTE, ONIPRESENTE, FORTÍSSIMO, MAGNÂNIMO, FORMOSO, BONÍSSIMO, CLEMENTÍSSIMO, PIEDOSO, MISERICORDIOSO, AMOROSO, GENEROSO, SAPIENTÍSSIMO, ALTÍSSIMO, BONITO, INFINITO, SACRATÍSSIMO, SACROSSANTO, DIVINÍSSIMO, BELÍSSIMO, LINDÍSSIMO), por tudo de: bom (bem, ótimo, excelente, salutar), a mim! Sempre! Assim Seja! Amém!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog