Denúncia contra bispo mais idoso do mundo - Devoção e Fé - Blog Católico

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Denúncia contra bispo mais idoso do mundo


A Igreja no Chile recebeu esta semana a denúncia contra Dom Bernardino Piñera, o mais idoso bispo do mundo, com 103 anos.

Cidade do Vaticano

Nesta terça-feira, 20, foi anunciada a investigação de uma denúncia contra Dom Bernardino Piñera, arcebispo emérito de La Serena, Chile. Em 20 de agosto de 2019, a Nunciatura Apostólica de Santiago do Chile havia informado que a Santa Sé estava conduzindo uma investigação preliminar para determinar a credibilidade de uma denúncia sobre suposto abuso sexual de um menor, cometido há mais de 50 anos por Dom Bernardino Piñera.

Dom Bernardino

Quando informado, num breve comunicado de imprensa, o arcebispo emérito de 103 anos disse ter tomado conhecimento da nota da Nunciatura Apostólica do Chile, que relata publicamente uma investigação preliminar contra ele. No entanto, Monsenhor Piñera disse não ter conhecimento da acusação que a gerou e mostrou-se disposto a cooperar plenamente em seu esclarecimento. "Durante a minha longa vida sacerdotal, que começou em 1945, sempre me portei impecavelmente", afirmou ele.
Nunciatura

Em nota, a Nunciatura Apostólica no Chile comunicou que a Santa Sé começou uma investigação para averiguar a veracidade de uma denuncia de um suposto abuso sexual contra um menor de idade, que teria sido cometido a mais de 50 anos por Dom Bernardino Piñera Carvalho, arcebispo emérito de La Serena. Informou também que está em contato com a pessoa que apresentou a denúncia e, ao mesmo tempo, está atuando no respeito do princípio da presunção da inocência.

Presidente do Chile

Depois de tomar conhecimento da investigação preliminar contra seu tio, o presidente da República, Sebastián Piñera, disse que "qualquer denúncia deve ser objeto de investigação rigorosa para verificar sua credibilidade e esclarecer a verdade, e este caso não é exceção". No entanto, ele ressaltou que acha difícil acreditar na acusação "porque conheço seu comportamento, sua atitude de vida".

Biografia de Dom Bernardino Piñera

Dom Bernardito nasceu em Paris, França, em 22 de setembro de 1915. Filho de José Manuel Piñera Figueroa e Elena Carvallo Castillo. É tio do atual Presidente da República do Chile, Sebastián Piñera Echeñique.

Estudou medicina na Universidade Católica do Chile. Formou-se em medicina em 1941. Estudou estudos eclesiásticos no Seminário de Santiago e na Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Chile. Licenciatura em Teologia, 1947. Foi ordenado sacerdote do clero de Santiago do Chile a 5 de abril de 1947 pelo cardeal José María Caro.

Pio XII o elegeu bispo titular de Prusiade e auxiliar de Dom Manuel Larraín, bispo de Talca, em 11 de fevereiro de 1958. O Papa João XXIII transferiu-o para a Diocese de Temuco, em 10 de dezembro de 1960. Tomou posse da diocese a 7 de Janeiro de 1961.

Participou das quatro sessões do Concílio Vaticano II. Celebrou o primeiro Sínodo de Temuco em 1968. Participou na III Conferência dos Bispos da América Latina, em Puebla, 1979; e do Sínodo dos Bispos, em Roma, 1967 e 1980.

Para cumprir a tarefa de Secretário Geral da Conferência Episcopal do Chile, apresentou sua renúncia ao cargo de Bispo da Diocese de Temuco, aceita pelo Papa Paulo VI no dia 28 de dezembro de 1977, mudando-se para Santiago. Em 2 de julho de 1983, Papa Joao Paulo II o nomeou Arcebispo de La Serena.

Devido à sua idade, apresentou sua renúncia do cargo de arcebispo de La Serena em 30 de setembro de 1990 (o seu sucessor, Monsenhor Francisco José Cox, foi acusado de abuso sexual de menores e demitido do estado clerical em 2019 pelo Papa Francisco. Em agosto de 2018, alguns reclamantes declararam publicamente que Monsenhor Piñera poderia ter ocultado os abusos de Cox).

Após o término de seu serviço episcopal, retirou-se para viver no convento de São Francisco em Santiago do Chile e dedicou-se à espiritualidade franciscana. Nestes últimos anos viveu no Lar das Pequenas Irmãs dos Pobres, em um setor popular da cidade de Santiago.

Em sua visita ao Chile no dia 16 de janeiro de 2018, depois de um encontro com os bispos locais, o Santo Padre Francisco saudou cordialmente Dom Piñera, consciente de ser o bispo mais antigo do mundo.

21 agosto 2019

Fonte: Vatican News



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog