Pular para o conteúdo principal

Diocese de Santos anuncia transferência de padres para 2018


13/12/2017 - SHEILA ALMEIDA

Haverá quatro mudanças entre igrejas da região e uma para a Capital



Pároco que celebra missas na Sagrado Coração de Jesus irá para a São Judas (Foto: Nirley Sena/AT)

A Diocese de Santos definiu nesta terça-feira (12) uma lista de mudanças de padres entres paróquias da Baixada Santista, a ser concretizada no próximo ano. No total, são 11 alterações, mas, apenas quatro se referem a transferências entre igrejas da região, e há outra para São Paulo. 

Entre as mais significativas, está a mudança de paróquia do padre Antônio Alberto Finotti, mais conhecido como padre Toninho. Ele é o segundo pároco há mais tempo numa mesma comunidade santista. Toninho celebra há 23 anos, desde 27 de setembro de 1994, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Aparecida. Com a alteração, vai para a paróquia São Judas Tadeu, no Marapé.

O padre da Diocese de Santos há mais tempo numa mesma paróquia local (excluindo-se da lista os freis) é Javier Mateo Arana, desde 1983 na Nossa Senhora do Carmo, na Ponta da Praia. Ele ficou dois anos como vigário e assumiu a paróquia em 21 de março de 1985. Ele não foi incluído nas modificações.

Outra transferência que chama a atenção é a ida do padre Antonio Baldan Casal para o Seminário Diocesano São José, do qual será reitor, dirigindo e auxiliando na formação de novos padres. Baldan havia assumido a Paróquia São Judas Tadeu em meio à polêmica da transferência do monsenhor Francisco das Dores Leite, o padre Chiquinho, da São Judas à igreja da Pompeia, que completará um ano no dia 20.

O reitor do seminário, padre Fernando Gross, se transfere temporariamente à Congregação de Nossa Senhora do Sion, em São Paulo. Não há data definida para a volta.

Quem assumirá a Sagrado Coração de Jesus é o pároco Vagner Argolo, que fará 36 anos em janeiro. Foi ordenado em 2013. Estava desde fevereiro de 2014 como celebrante da Paróquia Cristo Rei, comunidade recém-criada e elevada ao título de paróquia em 2014. 

As outras seis alterações consistem em nomeações e novas atribuições ao clero.



Dinâmica 

O bispo diocesano, dom Tarcísio Scaramussa, informou as mudanças num comunicado assinado ontem, explicando que a dinâmica da vida da Igreja Católica e as necessidades pastorais exigem sempre novas decisões e, também, mudanças e transferências. “Estas decisões são fruto amadurecido do discernimento comunitário e partilhadas com o Conselho Presbiteral. O Senhor, que nos indica este caminho, nos acompanhará a todos com seu Espírito Santo, iluminando e abençoando os irmãos na nova missão que lhes é confiada”.

Em carta, o líder católico da região agradece a disposição dos padres em assumir novas funções e, “da mesma forma, espero a compreensão, a acolhida e o apoio sempre generoso e disponível do povo de Deus”. 

Fonte: A Tribuna

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog