Semana de Nossa Senhora Aparecida movimenta católicos da região (Santos-SP) - Devoção e Fé - Blog Católico

domingo, 8 de outubro de 2017

Semana de Nossa Senhora Aparecida movimenta católicos da região (Santos-SP)

08/10/2017 - 08:54 / Sheila Almeida
Paróquia da Aparecida define programação para os 300 anos do encontro da imagem

Dia 12 é mais que Dia das Crianças. O 12 de outubro marca para católicos e milhares de cristãos o dia de Nossa Senhora Aparecida. A figura da mãe de Deus, retratada como mulher pequena, negra, em imagem encontrada na cidade de Aparecida, não só comove religiosos. Também movimenta e impressiona milhares de pessoas que conhecem sua história. Por isso, a data será tão comemorada no santuário que leva seu nome, em Aparecida, e também aqui na região.

Em Santos, a maior festa será na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que fica justamente na praça e bairro com o mesmo nome da padroeira. Terá missas, novena, shows e procissão, já que neste ano comemoram-se os 300 anos da aparição da Imagem. E para relembrar o tricentenário, A Tribuna publica um caderno especial para guardar de lembrança, dia 12. O material trará a história, informações sobre os primeiros milagres, curiosidades, a fé de peregrinos no santuário e a íntima relação da Baixada Santista com Aparecida.

Hoje, na paróquia Aparecida, em Santos, haverá bênção especial às crianças, às 9 horas, e às 19 horas começa a novena e a celebração de missa com o bispo emérito de Santos, dom Jacyr Francisco Braido. Amanhã, a bênção especial será às famílias, com missa e novena na sequência, sempre às 19 horas, até o dia 11.

Dia 12 haverá ampla programação, com missa campal e procissão (veja ao lado), além de barraca de lanches, churrasco, bebidas, doces, salgados e artigos religiosos, das 7 às 22 horas.

Mimos

O padre Lucas Alves, há pouco mais de um mês na paróquia Aparecida, lembra que este ano a igreja comemora também 80 anos de fundação, junto aos 300 da aparição da imagem. “Como Deus gosta de nos oferecer mimos, de nos presentear, acho que algo vai acontecer este ano para o povo brasileiro, principalmente em relação às questões da corrupção, da fraude, dos assassinatos. Precisamos da presença de Nossa Senhora no nosso dia a dia”.

O padre espera entre 5 e 6 mil pessoas na missa campal, na Praça de Aparecida. “No dia 12, não são apenas católicos que vêm reverenciar Nossa Senhora de Aparecida. Também vêm pessoas que amam Nossa Senhora por ela representar o amor, a compaixão e a ternura de Deus na vida de todos”.

História

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada padroeira do Brasil em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI.

Segundo os relatos, a aparição da imagem ocorreu em outubro de 1717, quando pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba e inicialmente não tiveram sucesso na pesca.

Preocupados, pois o alimento serviria ao banquete de um conde, eles rezaram para a Virgem e pediram a ajuda de Deus. Em vez de Peixe, a rede apanhou o corpo de uma imagem de Maria, sem a cabeça.

Ao lançar a rede novamente, veio a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço. A partir daquele momento, o volume de pesca quase afundou o barco

Muitos moradores da região devem ir ao Santuário de Aparecida, no interior do Estado. A programação completa de lá está no site www.a12.com/santuario/300-anos#programacao.

Missas

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida - (Praça Nossa Sra. Aparecida, 614 –Aparecida, Santos)

Missas no dia 12: 7h,9h, 11h, 13h e 15h

Missa campal dia 12: 18h, com procissão luminosa pelas ruas do bairro e show do Blow Up

Barracas de doces e salgados: dias 8 e 9,das 19h às 22h, e dia 12, das 7h às 22

No santuário, peregrinação já começou

Quem vai para Aparecida visitar o maior santuário dedicado a Nossa Senhora no mundo deve ficar atento às estradas. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) fará até o dia 14 uma operação para fiscalizar e tentar orientar o tráfego. No total, 57 servidores estarão distribuídos entre a rodovia próxima ao Sanutário até o Rio de Janeiro e Minas Gerais. São esperados meio milhão de peregrinos dia 12.

A família do Paraná (Adriana é a 6ª, da esquerda) passou 12 horas na estrada (Foto: Rogério Soares/AT)

Quem for antes deve enfrentar menos trânsito. É como o grupo do Paraná que chegou com 51 pessoas, entre conhecidos, amigos e familiares, vindos de São Mateus do Sul, cidade rural daquele estado, a 740 quilômetros de Aparecida.

“Foram 12 horas de viagem. Estou com meu marido, filho, sobrinhos, tias, irmãs. Somos em 12 parentes. Eu já venho pela terceira vez. Vale muito a pena. A gente vem agradecer, pedir e passear”, conta Adriana Ferreira de Lima, agricultora.


Emoção

Por lá, é difícil não se emocionar. Beloniza Theodora dos Santos, que estava acompanhada de Maria, de 66 anos, Maria Leia, de 74, e Maria dos Reis, 75 – todas com o nome da mãe de Jesus – foi lá pelo 17º ano, agradecer.

“Tive uma graça muito grande quando operei do coração e fiquei entre a vida e a morte. Foi em 2002. Um filho que morava fora do Brasil veio me ver em Itaquaquecetuba (SP). Estávamos esperando a minha hora, mas com muita oração a Nossa Senhora e a Deus, estou aqui, passeando todo ano. Eu oro para a família, filhos. Tenho 74 anos e o coração está firme”, confirma.

Fonte: ATribuna



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé