Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Catequese do Papa Francisco sobre os santos como exemplo de esperança



VATICANO, 21 Jun. 17 / 01:30 pm (ACI).- Em sua catequese da Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Francisco falou sobre os santos, “testemunhas e companheiros de esperança”.

O Pontífice recordou que se pode alcançar a santidade cumprindo com o dever de cada dia com o coração aberto a Deus. “Não pensemos que é uma coisa difícil, que é mais fácil ser delinquente que santo! Não. É possível ser santos porque nos ajuda o Senhor; é Ele que nos ajuda”.

A seguir, o texto completo da catequese do Papa Francisco:

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

No dia do nosso Batismo, ressoou para nós a invocação dos santos. Muitos de nós, naquele momento, éramos crianças, portanto, nos braços dos pais. Pouco antes de fazer a unção com o óleo dos catecúmenos, símbolo da força de Deus na luta contra o mal, o sacerdote convidou toda a assembleia a rezar por aqueles que estavam para receber o Batismo, invocando a intercessão dos santos. Aquela era a primeira vez em que, no curso da nossa vida, nos era presenteada esta companhia dos irmãos e irmãs “maiores” – os santos – que passaram pela nossa mesma estrada, que conheceram nossos mesmos cansaços e vivem para sempre no abraço de Deus. A Carta aos Hebreus define esta companhia que nos circunda com a expressão “multidão de testemunhas” (12, 1). Assim são os santos: uma multidão de testemunhas.

Os cristãos, no combate contra o mal, não se desesperam. O cristianismo cultiva uma incurável confiança: não crê que as forças negativas e que dividem possam prevalecer. A última palavra sobre a história do homem não é o ódio, não é a morte, não é a guerra. Em todo momento da vida nos assiste a mão de Deus e também a discreta presença de todos os crentes que “nos precederam com o sinal da fé” (Canone Romano). A existência deles nos diz, antes de tudo, que a vida cristã não é um ideal inatingível. E junto nos conforta: não estamos sozinhos, a Igreja é feita de inúmeros irmãos, muitas vezes anônimos, que nos precederam e que pela ação do Espírito Santo estão envolvidos nos eventos de quem ainda vive aqui embaixo.

A do Batismo não é a única invocação dos santos que marca o caminho da vida cristã. Quando dois noivos consagram o seu amor no sacramento do Matrimônio, é invocada de novo para eles – desta vez como casal – a intercessão dos santos. E esta invocação é fonte de confiança para os dois jovens que partem para a “viagem” da vida conjugal. Quem ama verdadeiramente tem o desejo e a coragem de dizer “para sempre” – “para sempre” – mas sabe ter necessidade da graça de Cristo e da ajuda dos santos para poder viver a vida matrimonial para sempre. Não como alguns dizem: “até que o amor dure”. Não: para sempre! Do contrário é melhor que não se case. Ou para sempre ou nada. Por isso na liturgia nupcial se invoca a presença dos santos. E nos momentos difíceis é preciso ter a coragem de levantar os olhos para o céu, pensando em tantos cristãos que passaram pela tribulação e preservaram brancas suas vestes batismais, lavando-as no sangue do Cordeiro (cfr Ap 7, 14): assim diz o Livro do Apocalipse. Deus nunca nos abandona: toda vez que temos necessidade virá um anjo seu a nos levantar e infundir consolação. “Anjos” algumas vezes com uma face e um coração humanos, porque os santos de Deus estão sempre aqui, escondidos no meio de nós. Isso é difícil de entender e também de imaginar, mas os santos estão presentes na nossa vida. E quando alguém invoca um santo ou uma santa, é justamente porque está próximo a nós.

Também os sacerdotes preservam a recordação de uma invocação dos santos pronunciada sobre eles. É um dos momentos mais tocantes da liturgia da ordenação. Os candidatos se prostram por terra com o rosto na direção do pavimento. E toda a assembleia, guiada pelo Bispo, invoca a intercessão dos santos. Um homem ficaria esmagado sob o peso da missão que lhe é confiada, mas sentindo que todo o paraíso está em suas costas, que a graça de Deus não faltará porque Jesus permanece sempre fiel, então sim pode partir sereno e reforçado. Não estamos sozinhos.

E o que somos nós? Somos pó que aspira ao céu. Frágeis as nossas forças, mas poderoso o mistério da graça que está presente na vida dos cristãos. Somos fiéis a esta terra, que Jesus amou em cada instante da sua vida, mas sabemos e queremos esperar na transfiguração do mundo, na sua realização definitiva onde finalmente não haverá mais lágrimas, maldades e sofrimento.

Que o Senhor dê a todos nós a esperança de ser santos. Mas alguém de vocês poderá me perguntar: “Padre, se pode ser santo na vida de todos os dias?”. Sim, se pode. “Mas isso significa que devemos rezar o dia inteiro?”. Não, significa que você deve fazer o teu dever todo o dia: rezar, ir para o trabalho, cuidar dos filhos. Mas é preciso fazer tudo com o coração aberto para Deus, de modo que o trabalho, mesmo na doença e no sofrimento, mesmo na dificuldade, seja aberto a Deus. E assim se pode tornar santo. Que o Senhor nos dê a esperança de sermos santos. Não pensemos que é uma coisa difícil, que é mais fácil ser delinquente que santo! Não. É possível ser santos porque nos ajuda o Senhor; é Ele que nos ajuda.

É o grande presente que cada um de nós poderá dar ao mundo. Que o Senhor nos dê a graça de acreditar tão profundamente Nele chegando a se tornar imagem de Cristo para este mundo. A nossa história precisa de “místicos”: pessoas que rejeitam qualquer domínio, que aspiram à caridade e à fraternidade. Homens e mulheres que vivem aceitando também uma porção de sofrimento, porque carregam também a fadiga de outros. Mas sem esses homens e mulheres o mundo não teria esperança. Por isso desejo a vocês – e desejo a mim também – que o Senhor nos dê a esperança de sermos santos.

Obrigado!

Com tradução de Canção Nova.

Fonte: ACI digital

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog