Barbara Jatta: Museus Vaticanos mais acessíveis e abertos ao mundo - Devoção e Fé - Blog Católico

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Barbara Jatta: Museus Vaticanos mais acessíveis e abertos ao mundo

Cidade do Vaticano (RV) 23/01/2017 - “A partir desta segunda-feira (23/01), os Museus Vaticanos são mais acessíveis e mais abertos ao mundo.”

Foi o que disse a nova diretora, Barbara Jatta, apresentando o novo site dos Museus Vaticanos, esta manhã, na coletiva realizada na Sala de Imprensa da Santa Sé.

O novo portal será acessível do computador, tablet e smartphone e poderá ser consultado em cinco línguas: italiano, inglês, espanhol, alemão e francês.
12.955 páginas, em cinco línguas, 3.071 imagens e numerosos conteúdos multimídia. Estes são os números do site que possui também a primeira newsletter digital bilíngue (italiano e inglês) dos Museus Vaticanos e a abertura do canal oficial YouTube. Basta  entrar no endereço www.museivaticani.va

Esforço

Um esforço de quase três anos levado adiante pelos “Museus do Papa”, junto com o Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano e a Secretaria para a Comunicação, com o compromisso específico do departamento multimídia e site, e com a colaboração de ‘Inarea Strategic Design’.

O novo portal conserva o mesmo endereço digital, mas se apresenta aos internautas revolucionado do ponto de vista editorial e de design, simples, mas ao mesmo tempo elegante e sofisticado, cativante e facilmente acessível e navegável de qualquer  dispositivo e plataforma a fim de enriquecer a experiência da visita, produzir e implementar conteúdos de valor, promover as Coleções de Arte e as atividades culturais dos Museus: uma realidade claramente viva, polivalente e dinâmica, um laboratório criativo e de pesquisa científica.

Visibilidade

“Foram seis meses de valor intenso que se somam aos precedentes, dedicados ao resto da reestruturação do site. Porém, o resultado foi alcançado. É visível hoje a todos, ao mundo inteiro, na internet. É uma vitrine importante na qual acredito firmemente. As obras das principais coleções expostas estão hoje disponíveis na rede, com fichas controladas e imagens fotográficas que ajudam a fruição completa”, disse Barbara.

Os Museus Vaticanos são um patrimônio imenso que se abre ao futuro, graças o novo site.

“São mais de duzentas mil, ou talvez mais, as obras dos Museus Vaticanos, incluindo depósitos e exposição. Cerca de 20 mil são as obras em exposição. Atualmente, são quase 4 mil as que conseguimos inserir, mas é um trabalho em progresso. Espero dentro de um ano alcançar todas as obras, as 20 mil obras, que estão em exibição. Depois, enfrentaremos os depósitos.”

Visitante

Sobre a natureza específica do site, que prevê a participação ativa do visitante, se deteve o Prefeito da Secretaria para a Comunicação, Mons. Dario Edoardo Viganò:

“A primeira página é um limiar com impacto forte negociável para o espectador: ali devo começar a negociar o meu tempo, a minha curiosidade e, eventualmente, o meu investimento em relação a uma experiência que ainda não fiz. E aquela experiência deve vir ao meu encontro fascinante, pertinente e possível.”

A internet é uma dimensão que permite abrir novos espaços, não somente digitais, prosseguiu Mons. Viganò:

“Na entrevista que o Santo Padre concedeu ao El País, o jornalista coloca a questão da diplomacia vaticana e da relação com a China: o Papa fala que existe um diálogo com a China e explica como, por exemplo, algumas obras dos Museus Vaticanos serão expostas a Pequim. Por que cito isso? Porque no fundo ter a Seção “Museus no mundo” significa também ter a possibilidade de um apoio à alta diplomacia, como diplomacia do bonito: a arte como lugar do diálogo e do encontro.”

Patrimônio

“O esforço do novo site dos Museus Vaticanos caminha na direção de preservar, valorizar, promover e partilhar o patrimônio histórico-artístico da Igreja”, disse o Secretário-geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Mons. Fernando Vérgez Alzaga.

“Gostaria de recordar as palavras do Papa Francisco: ‘Os Museus são abertos a todos! Se o Papa possui museus é para isso! Para que a arte possa ser um veículo extraordinário a fim de contar aos homens e mulheres do mundo inteiro, com simplicidade, a Boa Nova de Deus que se fez homem por nós, porque nos quer bem. Através deste novo portal, os Museus Vaticanos são abertos ainda mais e a um público cada vez mais vasto. Portanto, a sua missão é certamente amplificada”.

(MJ)

Fonte: Radio Vaticano



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé