Natal: Verbo de Deus (Ano A) - Devoção e Fé - Blog Católico

domingo, 25 de dezembro de 2016

Natal: Verbo de Deus (Ano A)

Verbo de Deus

Natal

Evangelho de Lucas 2,1-14
1 Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2 Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. 3 Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. 4 Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, 5 para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. 6 Estando eles ali, completaram-se os dias dela. 7 E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria. 8 Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. 9 Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. 10 O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: 11 hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. 12 Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura. 13 E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: 14 Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina).

Reflexão

O Evangelho narra um marco histórico: o Império de César Augusto emite um decreto de recenseamento. Jesus entra, assim, na história durante uma grande movimentação humana, num contexto de opressão. Na simplicidade de uma gruta, Ele é amado por Sua família, encontrado pelos simples pastores e reconhecido pelos magos de uma terra distante. Pelo nascimento de Jesus nos é proposta uma dinâmica de vida. Maria permanece deitada com o menino e ao redor tudo gira em torno de Jesus. Os pastores são os mais pobres e, sob um céu estrelado, correm em direção à grande alegria. E o cristão é chamado a ser aquele que caminha constantemente em direção a Cristo. (1)

Oração

Senhor Jesus, creio que sois o Filho de Deus, a Palavra em que o Pai se manifesta. Vejo que aceitastes nosso jeito humano de ser, nossas qualidades e nossas limitações. Eu vos vejo como criança, homem de trabalho, condenado numa cruz, mas creio que sois Deus. Creio que viestes participar de minha vida para que eu possa participar da vossa na alegria, na paz e na felicidade. Quero, Senhor, renovar cada dia minha união convosco, deixando que tomeis posse de mim, que sejais a inspiração para minha vida. Nada existe de mais importante e decisivo para mim do que vós, vossa presença e vossa amizade. Alegro-me porque reservastes para mim uma vida que eu nunca poderia esperar. Não permitais que eu, depois de tanto, ainda vos abandone por ilusões. Amém. (2)

Fonte: Revista O Mílite (dezembro/2016) [1]
Revista de Aparecida (dezembro/2016) [2]



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Nosso único mestre e senhor é Jesus Cristo, nossa mãe no céu a Santíssima Virgem Maria, por isso, comentários desrespeitosos e orações que não condizem com a Igreja Católica Apostólica Romana não serão publicadas.

Que Deus vos abençoe, que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda a graça da cura, da resolução dos problemas, a paz e tudo que seu coração aflito suplicar. Tenha Fé e persevere na Oração, pois o Tempo de Deus é diferente do nosso. Deixe o amor de Nosso Senhor tocar sua vida.
Que Nossa Santíssima Mãe vos cubra com o manto de amor e proteção. Amém.

Adriana dos Anjos - Devoção e Fé Blog

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé