Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Ano Santo da Misericórdia é encerrado no Santuário Nacional de Aparecida


Redação A12. , 13 de Novembro de 2016.

Com o encerramento do Ano da Misericórdia, a Porta Santa do Santuário Nacional de Aparecida foi fechada na manhã deste domingo, dia 13 de novembro, após a celebração das 7h30, realizada no Altar Central.

A missa foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis e presidida por inúmeros bispos, entre eles, Dom João Costa presidente da Cáritas Brasileira. Após a missa, uma procissão formada pela equipe de celebração saiu em direção à Porta Santa; junto ao cortejo conduzida pelo reitor do Santuário Nacional estava a Imagem da Padroeira do Brasil. Diante da Porta Santa, o Cardeal Raymundo Damasceno rezou em silêncio por alguns minutos até que os seguranças do Santuário fecharam a Porta e a lacraram com um cadeado. O rito marcou o encerramento do Ano Santo da Misericórdia promulgado pelo Papa Francisco, em dezembro de 2015.

Na homilia, que encerrou o Ano Santo na Arquidiocese de Aparecida, o Cardeal recordou a inspiração do Papa Francisco e a oportunidade que ofereceu aos católicos neste período solene.

"Há um ano, por uma inspiração nascida no coração do nosso Papa Francisco vivemos um tempo forte na Igreja, celebramos o Ano Santo da Misericórdia. Em todas as dioceses do mundo foram abertas ‘portas santas’, também chamadas ‘portas da misericórdia’. Essas portas manifestavam a grandeza da misericórdia de Deus que é sempre maior que qualquer pecado. Quem passava por essas portas era chamado a experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança", disse.

Dom Raymundo enfatizou a grandeza desse Ano que favoreceu inúmeras demonstrações de fé e de amor, desde crianças a idosos. "Quantas pessoas, ao cruzar o limiar da Porta Santa, fizeram uma experiência da misericórdia do próprio Deus!", frisou. O Cardeal exortou os fiéis enfatizando que a misericórdia deve ser traduzida em "atitudes de vida e de compromisso, dentro de nossos lares, depois em nossas relações fraternas até chegar ao nosso comportamento social".

Sem o perdão, atitude primordial daquele que deseja viver a misericórdia, resta apenas uma uma "vida infecunda e estéril, como se vivêssemos em um deserto desolador", afirmou Dom Raymundo.

Por fim, assinalou a feliz coincidência do encerramento do Ano da Misericórdia dentro da vivência do Ano Mariano no Brasil. "É providencial que ao concluirmos o Ano da Misericórdia estejamos vivendo o Ano Mariano Nacional e o Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem da Virgem da Conceição Aparecida. A doçura do seu olhar materno nos acompanha... A Mãe do crucificado-ressuscitado entrou no santuário da misericórdia porque participou e testemunhou intima e profundamente do mistério do seu amor".

Após a realização desse ano, Dom Raymundo indicou aos fiéis confiar na Mãe da Misericórdia, a Virgem Aparecida, e seguindo seu exemplo, entregar-se nas mãos do Senhor.

"Somos todos chamados como Nossa Senhora a abandonarmo-nos nas mãos do Senhor e, ainda que pequenos e frágeis, confiarmos e deixarmo-nos surpreender por Deus. Ele nunca se cansa de escancarar a porta do seu coração, para repetir que nos ama e deseja partilhar conosco a sua vida", finalizou.


Milhares de fiéis aproveitaram a celebração da manhã para fazer suas orações e passar pela Porta Santa antes de seu fechamento (Foto: Thiago Leon).

A Porta Santa do Santuário Nacional esteve aberta desde o dia 13 de dezembro do ano de 2015. Durante todo o Ano Santo, os fiéis foram convidados à conversão por meio da vivência da misericórdia, especialmente através da realização das Obras de Misericórdias Espirituais e Corporais e a fazerem o ritual de passagem pela Porta da Misericórdia para obterem a Indulgência Plenária.

Significado da arte da Porta Santa - Do lado externo da Porta Santa é destacada a Anunciação à Maria, com a imagem do Anjo Gabriel que traz na mão um coração com uma cruz no meio, esse é o coração que o próprio Pai oferta aos homens e mulheres, é o coração de Cristo que Maria aceita para a humanidade. Também está presente as letras do alfabeto grego Alfa e Ômega que representam o próprio Cristo, Ele que é o princípio e o fim.

Sobre o lado interno da Porta Santa, que quando aberta fica em evidência na arte, são destacadas duas parábolas e dois Salmos. A parábola do filho pródigo, que recorda o jovem que depois de esbanjar sua herança volta para a casa do Pai e o Pai o acolhe. A outra parábola é a do Bom Pastor, que carrega a ovelha perdida nos ombros, essa imagem representa a própria figura da misericórdia, pois Ele carrega verdadeiramente a todos nos ombros.

Os dois Salmos citados na Porta Santa são o 122: “Que alegria quando nos disseram, vamos à casa do Senhor”, e o 99: “Nós pertencemos a Ele e Ele cuida de nós”.

Outro detalhe artístico da Porta Santa é a representação do sol e da lua que significa Deus.

Fonte: a12

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog