Pe. Jacques Hamel: Papa Francisco autoriza início do processo de beatificação - Devoção e Fé - Blog Católico

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Pe. Jacques Hamel: Papa Francisco autoriza início do processo de beatificação


PARIS, 03 Out. 16 / 03:30 pm (ACI).- O Papa Francisco autorizou o início do processo de beatificação do sacerdote francês Pe. Jacques Hamel, assassinado enquanto celebrava Missa na sua igreja no dia 26 de julho, homicídio cometido por dois terroristas do Estado Islâmico.

Em um comunicado oficial publicado no domingo, 2 de outubro, pela Arquidiocese de Rouen, à qual o sacerdote pertencia, destacaram que o Arcebispo Dominique Lebrun “foi informado pela Congregação romana das Causas dos Santos que o Papa Francisco dispensou a espera de 5 anos exigidos habitualmente antes de iniciar a investigação oficial em vistas à beatificação”.

Normalmente, o tempo de espera para começar uma causa de beatificação são 5 anos depois da morte do servo de Deus. Os casos mais conhecidos desta dispensa nos últimos anos foram o da Madre Teresa de Calcutá e o de São João Paulo II.

“Em agradecimento ao Papa por este gesto excepcional, o Arcebispo de Rouen decide neste dia reabrir a igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray”, onde o Pe. Hamel foi assassinado, pois o templo permanecia fechado desde o dia deste acontecimento lamentável.

O anúncio do Arcebispo foi realizado alguns dias depois da Missa celebrada pelo Santo Padre na capela da Casa Santa Marta, na qual o Prelado esteve acompanhado por um grupo de fiéis de Rouen para recordar o Pe. Hamel.

Nessa homilia, o Papa Francisco disse que o sacerdote falecido “é um mártir! E os mártires são beatos – devemos rezar para ele!”.

Do mesmo modo, o Pontífice ressaltou durante a celebração: “Que esse exemplo de coragem, mas também de martírio da própria vida, de esvaziar a si mesmo para ajudar os outros, de fazer fraternidade entre os homens, ajude todos nós a ir avante sem medo”.

Durante a coletiva de imprensa no voo papal do último domingo ao retornar do Azerbaijão para Roma, o Santo Padre foi perguntado por um jornalista francês sobre o anúncio feito pela Arquidiocese de Rouen, se realmente já foi aberta a causa de beatificação do Pe. Hamel.

O Pontífice respondeu: “Não. É necessário procurar testemunhos para abrir o processo, é muito importante não perder os testemunhos, pois os testemunhos frescos são aqueles que as pessoas viram, e com o passar do tempo, alguns podem morrer, outros se esquecem disso, é por isso. Em latim se diz ‘Ne pereant probationes’...”.

Além disso, o Papa Francisco disse que falou com o Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos e afirmou: “Realizaremos o estudo e ele dará a última notícia, mas a intenção é andar nesta linha, realizar a investigação necessária e analisar se existem razões para abrir” o processo.

Fonte: ACI digital



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Nosso único mestre e senhor é Jesus Cristo, nossa mãe no céu a Santíssima Virgem Maria, por isso, comentários desrespeitosos e orações que não condizem com a Igreja Católica Apostólica Romana não serão publicadas.

Que Deus vos abençoe, que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda a graça da cura, da resolução dos problemas, a paz e tudo que seu coração aflito suplicar. Tenha Fé e persevere na Oração, pois o Tempo de Deus é diferente do nosso. Deixe o amor de Nosso Senhor tocar sua vida.
Que Nossa Santíssima Mãe vos cubra com o manto de amor e proteção. Amém.

Adriana dos Anjos - Devoção e Fé Blog

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé