Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Obras de misericórdia: melhor antídoto ao vírus da indiferença, afirma o Papa Francisco

Cidade do Vaticano (RV) 12/10/2016– As obras de misericórdia são o melhor antídoto ao vírus da indiferença: foi o que disse o Papa Francisco aos milhares de fiéis reunidos na Praça S. Pedro para a Audiência Geral desta quarta-feira (12/10).

O Pontífice anunciou que nas próximas semanas dedicará suas catequeses a essas 14 obras – sete corporais e sete espirituais – que a Igreja nos apresenta como o modo concreto de viver a misericórdia.

Não se trata de realizar grandes esforços ou gestos sobre-humanos, explicou o Papa. Jesus nos indica uma estrada muito mais simples, feita de gestos pequenos, mas de tão grande valor aos Seus olhos, sobre os quais seremos julgados.

As que socorrem as pessoas nas suas necessidades materiais são chamadas obras corporais: dar de comer, dar de beber, vestir os nus, abrigar os peregrinos, assistir aos enfermos, visitar os presos, enterrar os mortos .

Mas há também as sete obras de misericórdia espirituais: dar bons conselhos, ensinar os ignorantes, corrigir os que erram, consolar os tristes, perdoar as injúrias, suportar com paciência as fraquezas do nosso próximo, rezar a Deus por vivos e defuntos.

Obras simples, mas urgentes

“Num mundo infelizmente ferido pelo vírus da indiferença, as obras de misericórdia são o melhor antídoto. De fato, nos educam à atenção para as exigências mais elementares dos nossos irmãos mais fracos, nos quais Jesus está presente. É sempre Jesus que está presente no necessitado. Reconhecer a sua face em quem está na necessidade é um verdadeiro desafio contra a indiferença.”

Com frequência, acrescentou o Papa, estamos distraídos, indiferentes, e quando o Senhor passa perto de nós, perdemos a ocasião de encontrá-Lo. Por isso, as obras de misericórdia despertam em nós a exigência e capacidade de tornar viva e operosa a fé com a caridade.

“Estou convencido de que com esses simples gestos cotidianos podemos realizar uma verdadeira revolução cultural. Se cada um de nós fizer pelo menos uma obra de misericórdia por dia, teremos uma revolução!”

Francisco citou o exemplo de Santa Teresa de Calcutá, que não é lembrada pelas muitas casas que abriu no mundo, mas porque se inclinava sobre cada pessoa que encontrava abandonada no meio da estrada para lhe devolver a dignidade.

“Que o Espírito Santo acenda em nós o desejo de viver com este estilo de vida. Pelo menos uma obra por dia. Aprendamos novamente de cor as obras corporais e espirituais de misericórdia e peçamos ao Senhor que nos ajude a colocá-las em prática todos os dias. É o momento em que vemos Jesus numa pessoa que está necessitada.”

(bf)

Fonte: Radio Vaticano

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog