Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Jubileu Mariano reúne delegações de todo o mundo em Roma


Cidade do Vaticano (RV) 07/10/2016– A partir desta sexta-feira até o próximo domingo, 9 de outubro, milhares de peregrinos de todo o mundo virão a Roma para participar do Jubileu Mariano. Um evento muito aguardado, pela devoção que os cristãos tem pela Mãe de Deus.

A programação teve início esta sexta-feira - memória litúrgica da Bem-aventurada Virgem do Rosário – com a Santa Missa celebrada às 18 horas na Basílica Santa Maria Maior. Já às 19 horas, foi recitado o terço na Praça São Pedro, oração que foi animada pela Pontifícia Delegação para o Santuário da Bem-aventurada Virgem Maria do Santo Rosário de Pompéia, tão cara ao povo italiano. Ao final da reza do terço, a tradicional súplica a Nossa Senhora de Pompeia.

Noite da Reconciliação e Adoração

Entre as iniciativas de oração deste evento jubilar, destaca-se a Noite da Reconciliação e Adoração Eucarística, que terá lugar esta sexta-feira, das 20 às 24 horas, nas Igrejas Jubilares de San Salvatore in Lauro e Santa Maria in Vallicella (Chiesa Nuova).

Neste período noturno, será possível aproximar-se do Sacramento da Reconciliação e participar da Adoração Eucarística, o que poderá ser feito também na manhã de sábado, das 7 às 12, na Igreja de Santo Spirito in Sassia.

Peregrinação à Porta Santa

No sábado, será a vez da peregrinação à Porta Santa. Na parte da tarde, a partir das 14 horas, a passagem pela Porta será animada com orações e cantos marianos.

Procissão com imagens de todo o mundo

Sucessivamente, às 16h30min, a sugestiva procissão de cerca de 100 delegações marianas de 45 comunidades nacionais e de mais de 50 santuários marianos espalhados em todo o mundo, representando ao menos 40 nações.

Delegações da Alemanha à França, passando por Bélgica, Espanha e Hungria, até Argentina, Brasil, Costa Rica, Filipinas, Venezuela e passando por Índia e Vietnã, formarão um “cordão” de amor ao redor da Virgem Maria, que passará pela Via da Conciliação, na forma das tantas imagens com as quais a Mãe de Deus é representada e venerada nas diversas partes do mundo.

Vigília de Oração

A Procissão das delegações marianas, na qual a Itália estará representada por 20 santuários, precederá a Vigília de Oração com o Papa Francisco, que terá início às 17h30min.

Missa

O Jubileu Mariano se concluirá na manhã de domingo às 10h30min, com a Santa Missa presidida pelo Santo Padre na Praça São Pedro.

A Missa e a Vigília de Oração serão transmitidas pela Rádio Vaticano, com comentários em português, a partir das 12h25 (horário de Brasília) no sábado e das 5h25 no domingo. (JE)

Fonte: Radio Vaticano

Papa Francisco: O Terço é a oração do meu coração

Cidade do Vaticano (RV) 07/10/2016– No dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora do Rosário, o Papa Francisco publicou um novo tweet: “O terço é a oração que sempre acompanha a minha vida; é também a oração dos simples e dos Santos, é a oração do meu coração”.

Precisamente esta sexta-feira tem início o Jubileu Mariano, com prosseguimento na tarde de sábado com uma Vigília de Oração na Praça São Pedro, na presença do Papa e a Missa conclusiva na manhã de domingo, presidida pelo Pontífice.

A Rádio Vaticano transmitirá os dois eventos, com comentários em português: no sábado, a partir das 12h25min e no domingo, a partir das 5h25min.

Mas, sobre a figura de Maria, Mãe de Misericórdia, ouçamos o Arcebispo do Santuário de Loreto, Dom Giovanni Tonucci:

“Maria é recordada com uma invocação que diz ser ela a Mãe da Misericórdia. Não esqueçamos nunca que tudo o que comporta o processo da salvação da humanidade, nasce de um encontro entre Maria e o Anjo, que expõe a ela o projeto de Deus. Ora, quando nós dizemos que encarnou-se no seio de Maria, podemos dizer que é a Misericórdia de Deus que se encarnou, pelo que a Mãe da Misericórdia nos chama um pouquinho a parte fundamental do processo de salvação e portanto o projeto de amor por parte do Senhor que se encarna por meio da obra de uma mulher. E não podemos nunca esquecer que a presença de Maria na Igreja, em todos os cristãos, é algo de fundamental, motivo pelo qual também quem é mais tépido na sua fé, também quem encontra dificuldades em seguir a mensagem evangélica, diante da figura de Maria se comove e é sempre capaz de sentir aquele chamado, aquela vocação forte que tão seguidamente, mais tarde, chama à conversão e obtém  a conversão”.

RV: Hoje é a festa de Nossa Senhora do Rosário. Como é vivida esta recorrência?

“Acredito que o Rosário é, no mundo cristão e católico, a oração mais familiar e mais querida a todos. Não é uma oração fácil, mas é sem sombra de dúvida, uma oração rica e aqui a sentimos particularmente, porque o Rosário está sempre integrado naquela série de invocações que chamamos as “Litanie lauretane”, que não são todas nascidas em Loreto, mas são um pouco a expressão mais forte deste Santuário. Invocações e louvores a Maria que se seguem como, precisamente, uma ladainha, portanto, uma série de invocações, gestos de amor. Ora, o Rosário é uma oração que tem a sua riqueza na variedade dos temas propostos: é um refletir, é um repassar um pouco a vida do Senhor e a presença de Maria nos vários Mistérios. É uma oração que nem sempre é fácil, mas é uma oração que podemos fazer também quando estamos cansados e é uma oração que podemos sempre presentear, oferecendo ao Senhor as nossas invocações pelas intenções particulares. Portanto, é uma oração fácil e bonita, também difícil e rica; entretanto, é uma oração que tem sua grandíssima popularidade: não esqueçamos que os Papas, seguidamente, se concentram nesta oração para enriquecê-la e fazer sentir o gosto dela”.

RV: Por que nos dirigimos a Maria sempre nos momentos mais dolorosos, nos momentos em que temos mais necessidade de seu socorro?

“Dizemos que Deus se manifesta “mãe” pela presença de Maria, motivo pelo qual então a sentimos próxima, também porque é uma de nós, é uma criatura humana como nós, e assim a sentimos próxima, materna; e é aquela realidade que tem uma capacidade de entrada muito forte (...). Também para quem quer negar Deus, a presença da Mãe é uma presença sempre real”. (je/mt)

Fonte: Radio Vaticano

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog