Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Curar as feridas, para um futuro comum (Papa Francisco na Suécia)

Malmö (RV) 31/10/2016– O Papa Francisco inicia esta segunda-feira, 31 de outubro, uma visita histórica à Suécia, para participar do início das celebrações ecumênicas dos 500 anos da Reforma Protestante e dos festejos pelos 50 anos do diálogo entre as duas Confissões, que tem por lema "Do Conflito à Comunhão, juntos na esperança"

Uma "surpresa" ter aceito o convite, declarou em uma coletiva de imprensa este domingo Dom Anders Arborelius, Bispo de Estocolmo e, "uma decisão corajosa do Papa", afirmou em recente entrevista o Rev. Martin Junge, Secretário da Federação Luterana Mundial.

Gratidão, penitência, esperança, três palavras que bem ilustram este evento histórico. Gratidão pelo intenso diálogo registrado nos últimos 50 anos; penitência, arrependimento, pelas feridas, violências, mal-entendidos provocados por ambas as partes - recordemos que com a Reforma, guerras brutais de religião ensanguentaram a Europa nos séculos XVI e XVII; e por fim esperança, de que o trabalho rumo à unidade não pare e avance rumo a um futuro comum.

Francisco não vem à Suécia para celebrar a divisão, mas para demonstrar a vontade de união, que significa superar uma mentalidade baseada no confronto. Francisco vem à Suécia não para fazer memória a um acontecimento que trouxe tanto sofrimento ao corpo de Cristo, mas para, com o seu gesto, propor um futuro de alegria, de comunhão e união naquilo que é compartilhável.

O Papa insiste no ecumenismo de sangue, no ecumenismo da oração, no ecumenismo do encontro, no ecumenismo do trabalho em favor dos pobres, marginalizados, refugiados, pontos que oferecem uma base comum de encontro. As questões teológicas, como bem reconhece, por vezes são as mais difíceis de serem resolvidas, mas o encontro,  deve precedê-las. Por isto Francisco vem à Lund, para mostrar a sua proximidade, como declarou em recente entrevista: “a distância nos faz adoecer”, afirmou. “Precisamos aprender a transcender a nós mesmos para encontrar os outros”.

A presença do Papa nas celebrações adquire um significado especial não somente dentro do mundo luterano e católico, mas os transcende. O evento é um dos frutos visíveis dos 50 anos de diálogo entre católicos e luteranos, que tiveram como marco a Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação de 1999 e o Documento “Do Conflito à Comunhão” de 2013. Neste sentido, a presença do Papa em Lund é fruto deste diálogo iniciado oficialmente em 1967, com o Concílio Vaticano II, é fruto de um caminho já percorrido.

Se há alguns anos parecia impossível um consenso entre católicos e luteranos sobre a Justificação, este impossível aconteceu. Da mesma forma, celebrar conjuntamente a Reforma era algo impensável  até há poucos anos e este impossível acontece agora. O diálogo constante, com o aumento da confiança e a remoção de obstáculos doutrinais, tornou os tempos maduros para passos mais corajosos. Neste sentido, esta celebração conjunta lança um olhar para o futuro, com um testemunho cristão comum corajoso nos dias de hoje, tão dilacerado por conflitos e divisões.

De Malmö, na Suécia, Jackson Erpen

Fonte: Radio Vaticano
Foto: Organizadores preparam Catedral de Lund para receber o Papa - REUTERS

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog