Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Congresso online foca a formação matrimonial para santificação das famílias (14 a 20 de novembro)


REDAÇÃO CENTRAL, 24 Out. 16 / 06:00 pm (ACI).- Transformar vidas e levar à santificação das famílias, com este objetivo acontecerá o 1º Congresso online sobre Matrimônio Católico do Brasil, um projeto que levará a milhares de pessoas um trabalho que já era realizado na Arquidiocese de Niterói (RJ) com foco na formação matrimonial.

O congresso acontecerá de 14 a 20 de novembro e tem como organizadores o professor de Filosofia Robson Oliveira, casado há 16 anos e pai de 3 filhos, e o engenheiro Wallace Barbosa, casado há 9 anos e pai de 5 filhos.

Conforme recordou à ACI Digital, Robson trabalha com namoro e matrimônio há 19 anos, tendo iniciado a estudar o assunto mesmo antes de começar a namorar sua esposa Márcia.

Já Wallace auxiliou na criação, estruturação e atuação do CAOV (Centro Arquidiocesano de Orientação Vocacional), na Arquidiocese de Niterói, e é criador do aplicativo e-Billings, para anotação do Método de Ovulação Billings aprovado pelo CENPLAFAM/WOOMBS, com mais de 5 mil usuários cadastrados.

“Durante muito tempo, ele e a esposa ajudaram em uma formação que tem aqui em Niterói para namorados, chamava-se ‘Itinerário de Preparação para o Matrimônio’. Era um grupo de formação que durava três anos, para preparar para o matrimônio. Eu mesmo fui organizador desse projeto que hoje em dia tem mais de 40 casais que fizeram essa formação”, conta Robson.

Concomitante a este grupo de formação, começaram “a atender pessoas em casa, casais com dificuldades, especialmente namorados, e depois com o tempo, alguns recém-casados”.

Essa experiência de formação de namorados e de pessoas bem preparadas para o matrimônio somada à realidade que viam de “pessoas com matrimônio doentes e infelizes” motivou os organizadores a expandir tal formação para fora da Arquidiocese.

“O motivo do Congresso foi a penúria que é a formação matrimonial no país e como as pessoas sofrem em matrimônios doentes, porque não tiveram a oportunidade de conhecer primeiro a doutrina sobre o matrimônio, depois as dicas que já existem para proteger as pessoas de maus matrimônios”, explica.

O evento pretende atender “todo casal, toda pessoa vocacionada ao matrimônio católico” e abordará o casamento “como se assemelha ao amor de Cristo por sua Igreja”.

“Vamos falar de fidelidade sim, de indissolubilidade sim, porque assim que aprendemos com nosso Senhor: o amor, quando é sério, é para sempre, não se dissolve – a não ser com a morte”, pontua Robson, reforçando que o público principal são “pessoas que querem seguir o evangelho. Não aceitamos menos do que a santidade”.

Para isso, a opção por um congresso online se deu pela abrangência, por possibilitar o acesso mais fácil a vários palestrantes e também ao maior número de participantes. “Queremos chegar a todos os católicos do Brasil e com custo baixo”, ressalta o professor de Filosofia, ao revelar que, inicialmente, Wallace tinha uma previsão de 80 mil inscritos enquanto ele previa 3 mil.

“Ocorre que já temos 21 mil inscritos e o Wallace está achando que chegará a 100 mil. Então, esperamos concretamente 100 mil inscritos no Congresso”, admite.

A resposta do público já se vê através das mensagens enviadas à organização do evento. “Estamos recebendo tantos e-mails de pessoas agradecendo por esse Congresso, dizendo que é uma oportunidade para o matrimônio, que é mais uma chance que vai dar para o próprio matrimônio. É uma coisa comovedora”, declara.

“Se um casal acabar o Congresso com boas saídas para o seu matrimônio – considera –, já valeu todo o esforço, as noites, os finais de semana e gastos nesse projeto”.

O congresso contará com a participação do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta que falará sobre “A inserção da nova família na grande família da Igreja”, e dos seguintes prelados: o Bispo-Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Antonio Augusto; o Bispo Diocese de Palmares (PE), Dom Enrique Soares; e Dom Antonio Carlos Keller, bispo da Diocese de Frederico Westphalen no Rio Grande do Sul.

Reunirá ainda palestras de importantes peritos sobre temas de vida e família como o apresentador e escritor católico Professor Felipe Aquino; o presidente do Observatório Interamericano de Biopolítica, Prof. Felipe Nery e o blogger Carmadélio Souza da comunidade Shalom.

Segundo Robson, “todos os temas foram baseados na formação” que já realizam “em Niterói para matrimônio católico”. “Esse grupo de formação chamado ‘Itinerário de Preparação para o Matrimônio’ trabalhava mais ou menos 36 assuntos, em três anos de formação com 10 palestras por ano. Então, o que fizemos foi pegar essa lista de palestras bem diversa, bem criativa, e acrescentamos alguns temas que o momento pede, como ideologia de gênero”.

Embora a programação do congresso ocorra de 14 a 20 de novembro, haverá “um aquecimento” com hangouts nos dias 1º, 3, 5, 7, 9, 11 e 13 de novembro.

No dia 1º, a professora Roberta Castro, especialista em História Antiga e Medieval pela Faculdade São Bento e membro do Núcleo de Pesquisa sobre Cristianismos Orientais, do GT de História das Religiões da Associação Nacional de História (Anpuh), falará sobre o tema será ‘O que a Igreja Católica fez pela mulher?’.

Para saber mais sobre o congresso e inscrever-se gratuitamente, acesse: inscricao.congressomatrimonio.com.br. 

Fonte: ACI digital

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog