Nossa Senhora do Monte Serrat: Padroeira da cidade de Santos (08 de setembro) - Devoção e Fé - Blog Católico

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Nossa Senhora do Monte Serrat: Padroeira da cidade de Santos (08 de setembro)


Uma devoção de muitos séculos

À pouca distância de Barcelona, na Espana, ergue-se a montanha de Montserrat, que deve o nome à forma aguda de seus picos. A tradição conta que o próprio São Pedro trouxe para Barcelona a Imagem de Nossa Senhora.

A imagem, escondida numa caverna do Montserrat durante a invasão dos mouros, foi encontrada dois séculos mais tarde (por volta do ano 900), por jovens pastores da região e, em solene procissão, levada para o lugar onde, desde então, se ergue o célebre Santuário.

A devoção teve início a partir do século VI.

Uma série de milagres começou a acontecer e atrair fiéis de toda a Europa, que divulgaram o nome de Nossa Senhora do Monte Serrat por todo o mundo cristão. Vários foram os santos devotos de Nossa Senhora, entre eles São Vicente Ferrer, Santo Inácio de Loyola e São Luiz Gonzaga.

Na América Latina, a devoção À Nossa Senhora do Monte Serrat foi iniciada pelos monges beneditinos que, no primeiro século da descoberta do Brasil, fundaram a Abadia da Virgem do Montserrat no Rio de Janeiro.

Em Santos, a construção de uma capela em homenagem à Nossa Senhora, no morro de São Jerônimo, entre 1598  1609, deve-se a d. Francisco de Souza, o governador geral do Estado do Brasil e grande devoto da Santíssima Virgem. Segundo suas ordens, a capela foi entregue aos monges de São Bento, assim que estes aqui se estabeleceram.

Logo depois, durante uma invasão holandesa na capitania de São Vicente, em 1614, foi um grande milagre da "Virgem Poderosa" do Monte Serrat que atraiu a atenção e a devoção popular da Cidade, pois quando já uma turba de soldados inimigos ia subindo o morro em direção à capela, onde se abrigava grande parte da população, um desmoronamento soterrou os atacantes e induziu os invasores a deixarem a cidade.

Desde então, Nossa Senhora do Monte Serrat foi considerada a salvadora da Cidade. Em 1954, por deliberação da Câmara Municipal, foi declarada oficialmente "Padroeira da Cidade de Santos", e, a 8 de setembro de 1955, coroada como tal.

* A Santa é também protetora dos navegantes e a ela se atribui outro grande milagre: livrou o barco nacional Araguary de naufrágio certo, em 1926. Quando os tripulantes já não conseguiam controlar a situação, resolveram ajoelhar-se em um dos conveses, rezar e evocar a Virgem, prometendo celebração de missa em ação de graças se o vapor conseguisse aportar em Santos. No instante seguinte a tempestade cessou e o mar entrou em calmaria.

Oração à Nossa Senhora do Monte Serrat

Nossa Senhora do Monte Serrat, aqui estamos como filhos que nunca esquecem o amor da mãe! É um amor de ternura e compaixão, um amor particular e misericordioso para cada um de seus filhos.

Nós vos agradecemos porque dissestes sim a Deus, e aceitastes ser a Mãe de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele é o rosto da misericórdia do Pai. Vós sois a Mãe da Misericórdia!

Confiantes, vos pedimos, ó Mãe, que sejamos também misericordiosos, e que nos empenhemos em realizar as obras corporais de misericórdia, dando de comer a quem tem fome, dando de beber a quem tem sede, dando pousada aos peregrinos, vestindo os nus, visitando os enfermos e encarcerados, enterrando os mortos.

Vos pedimos que realizemos as obras espirituais de misericórdia, dando bons conselhos, ensinando os ignorantes, corrigindo os que erram, consolando os aflitos, perdoando as injúrias aos que nos ofendem, suportando com paciência as fraquezas do próximo, orando pelos vivos e pelos mortos.

Abençoai a nossa Igreja de Santos, o nosso Bispo, os padres, diáconos e seminaristas, os religiosos e todos os fiéis leigos, e abençoai o Plano Diocesano de Evangelização, para que a "alegria do Evangelho" chegue ao coração de todos.

Abençoai o povo da cidade de Santos, colocada sob a vossa proteção. Abençoai o povo da Baixada Santista, e todos os devotos que celebram hoje vossa festa. Abençoai todas as famílias, e a nós, peregrinos que acorremos a vós.

Olhai com carinho, ó Mãe de Misericórdia, os pobres, os doentes, os desempregados, os dependentes químicos, e todos os que sofrem. Assim como protegestes esta cidade de invasores e dominadores, protegei o povo brasileiro da fome, da miséria, da injustiça, da divisão, e de toda forma de corrupção.

Concedei-nos, Mãe de Misericórdia, as graças que hoje confiantes vos pedimos.
Nossa Senhora do Monte Serrat, rogai por nós!

Dom Tarcísio Scaramussa
Bispo Diocesano de Santos

Fonte: Folder do Santuário Diocesano N. S. do Monte Serrat
Foto: Solange Freitas-TV Tribuna



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Nosso único mestre e senhor é Jesus Cristo, nossa mãe no céu a Santíssima Virgem Maria, por isso, comentários desrespeitosos e orações que não condizem com a Igreja Católica Apostólica Romana não serão publicadas.

Que Deus vos abençoe, que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda a graça da cura, da resolução dos problemas, a paz e tudo que seu coração aflito suplicar. Tenha Fé e persevere na Oração, pois o Tempo de Deus é diferente do nosso. Deixe o amor de Nosso Senhor tocar sua vida.
Que Nossa Santíssima Mãe vos cubra com o manto de amor e proteção. Amém.

Adriana dos Anjos - Devoção e Fé Blog

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé