Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Carta do Papa à Equipe olímpica de Refugiados: fraternidade e paz


06/08/2016 Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco enviou uma Carta aos Membros da Equipe Olímpica de Refugiados que participam das Olimpíadas no Rio de Janeiro.

É a primeira vez que uma equipe de Refugiados disputa uma Olimpíada. A finalidade dessa participação especial nos Jogos é chamar a atenção do mundo esportivo para o problema dos refugiados.

O Santo Padre começou sua Carta saudando cada um dos dez membros, citando seus nomes. A seguir, expressou seu desejo de que eles tenham sucesso nas Olimpíadas. E acrescentou: “Que a coragem e a força que trazem dentro de vocês possam transmitir, através dos Jogos Olímpicos, seu grito de fraternidade e de paz”.

“Que através de vocês, - disse o Papa – a humanidade compreenda que a paz é possível e que, por meio dela, tudo se pode ganhar; ao invés, com a guerra, tudo se pode perder!”

Francisco concluiu sua breve missiva, escrita de próprio punho em espanhol, fazendo votos de que “o testemunho destes Refugiados possa fazer bem a todos”. E, ao se despedir fraternalmente, o Papa prometeu-lhes suas orações e, ao mesmo tempo, também pediu que rezassem por ele.

A equipe de atletas refugiados vai disputar nas modalidades de atletismo, natação e judô. Na inauguração dos Jogos, no Estádio do Maracanã, na noite desta sexta-feira, eles não se apresentaram com as bandeiras de seus países de origem, mas com a do Comitê Olímpico Internacional (COI).

O Ministério da Justiça e Cidadania (MJC) atua na proteção dos refugiados no País e apoia iniciativas de inclusão dessas pessoas. O relatório do Sistema de Refúgio Brasileiro, divulgado em maio, aponta a existência de 8.863 refugiados no Brasil, em 2016. Os dados são do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), ligado à Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania.

Os dez integrantes da inédita Equipe Olímpica de Atletas Refugiados tiveram que deixar seus países devido às guerras e às crises humanitárias.

Atualmente, os dez Refugiados vivem no Brasil, Alemanha, Quênia, Luxemburgo e Bélgica. A equipe é composta por dois nadadores da Síria, dois judocas do Congo, um maratonista da Etiópia e cinco corredores do Sul do Sudão.

A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) é parceira do Comitê Olímpico Internacional nesta iniciativa. A partir de uma solicitação do COI, a Acnur identificou refugiados em todo o mundo com experiência esportiva e encaminhou os nomes à instituição.

“A equipe levará o mundo a ter mais consciência da causa dos Refugiados, mostrando que todos podem contribuir para a sociedade": foi o que afirmou o Presidente do COI, Thomas Bach, durante a sessão de apresentação da Equipe de Refugiados no Rio de Janeiro.

Estes atletas representam os mais de 60 milhões de refugiados no mundo inteiro e são incentivo para que continuem perseguindo seus objetivos, apesar das adversidades. (MT/Acnur)

Fonte: Radio Vaticano

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog