Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

São Davi, rei e profeta


Redação-(Quarta-feira, 17/02/2016, Gaudium Press)- O Rei Davi marcou a História, não só por ter matado Golias, vencido muitas guerras, e sofrido terríveis perseguições de Saul e de seu próprio filho, Absalão. Como uma estrela fulgurante, ele brilha - e brilhará até o fim do mundo - pelos Salmos de sua autoria. Em todas as Santas Missas e na Liturgia das Horas, os Salmos são rezados.

Destaquemos alguns deles a fim de vislumbrarmos as perfeições de Deus, que se refletiram na alma de Davi.

Salmos penitenciais

Os sete Salmos penitenciais têm muita beleza literária e tocam nossas almas. Eles nos ajudam a adquirirmos a compenetração "do esplendor, da dignidade, elevação e nobreza" dos sofrimentos que a Providência nos envia para o bem de nossa alma.

Mas o que é um salmo penitencial?

"Evidentemente, é um canto a Deus no qual o autor exprime a sua penitência. E a penitência pressupõe que ele pecou; que, depois de ter pecado, se arrependeu; e que, uma vez vitorioso nele esse sentimento de arrependimento, ele reflete sobre a falta cometida.

"Nos Salmos penitenciais, como coisa mais importante, o Salmista considera a gravidade de seu pecado, como esse ato ofende a majestade de Deus, e salienta o mal que existe nele." E pede ao Altíssimo perdão e faz um ato de agradecimento pelos favores recebidos.

Um dos mais tocantes Salmos penitenciais é o de número 50, o Miserere. Afirma o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira: "O mundo de hoje, se pudesse ter uma voz coletiva para falar a Deus, deveria dizer o que o Salmo 50 exprime. E, se o dissesse, se converteria."

Profecias de Davi

Além de grande rei, Davi foi profeta. Em seus admiráveis Salmos, ele descreve, com aproximadamente mil anos de antecedência, o Messias esperado. Entre outras profecias, ele previu que Jesus Cristo:

- nasceria da tribo de Judá (cf. Sl 78, 68);

- incutirá pavor nos seus inimigos (cf. Sl 2, 5);

E, quanto à Paixão, Davi profetizou que o Redentor:

- seria traído por um "que comia do meu pão" (Sl 41, 10), isto é, Judas Iscariotes;

- sofreria terrores mortais, ou seja, a Agonia do Horto das Oliveiras (cf. Sl 55, 5);

- seria zombado pelos seus algozes (cf. Sl 22, 8);

- suas mãos e seus pés seriam transpassados (cf. Sl 22, 17);

- seria desnudado e sobre sua túnica lançariam sorte (cf. Sl 22, 19);

- no alto da Cruz, sofreria ardente sede e Lhe dariam vinagre para beber (cf. Sl 69, 22);

- e daria o brado: "Meu Deus, meu Deus, por que Me abandonaste?" (Sl 22, 2);

Até mesmo a Ressurreição de Cristo ele profetizou (cf. Sl 16, 9-10).

Prefigura de Nosso Senhor

Davi não somente profetizou o Messias, mas foi sua prefigura: "Como o Salvador, ele nasce em Belém; ele é predestinado, escolhido, consagrado para ser rei e libertador. Ele acalma os furores de Saul: Jesus aniquilará todo o ódio dos demônios. Davi, armado de uma funda, vence Golias; com sua Cruz, o Salvador dominará satanás."

Perseguido, Davi venceu todos seus inimigos. "Assim Nosso Senhor terminou por triunfar, e enquanto que seu ancestral não recebeu homenagem senão de seus súditos, Ele, vencedor da morte, recolhe as adorações do mundo inteiro."

No meio de suas guerras e vitórias, Davi deu sempre o primeiro lugar à Religião e ao culto a Deus. Proporcionou mais pompa às cerimônias religiosas. Dotado de dons musicais, ele fez da poesia e da música a alma do serviço divino. Quatro mil levitas, divididos por ele em classes e coros diferentes, cantavam as orações nacionais, e sobretudo os Salmos compostos por ele mesmo. Outros acompanhavam esses cantos com a harpa.

Projeto de um Templo grandioso

Davi queria construir um suntuoso Templo para abrigar a Arca da Aliança, e ser lugar onde se oferecesse sacrifícios em honra do Altíssimo. Entretanto, o próprio Deus, através do Profeta Natã, disse a Davi que a construção do Templo seria realizada não por ele, mas por seu filho Salomão.

Varão cheio de Fé, Davi fez tudo quanto lhe era possível para que Salomão logo o construísse. Acumulou "3.000 toneladas de ouro, umas 30.000 toneladas de prata" (I Cr 22, 14), muito bronze, e "toda espécie de pedras preciosas e grande quantidade de mármore" (I Cr 29, 2).

Ele elaborou, com detalhes, o projeto do Templo: o pórtico, os edifícios, os pátios, os candelabros, o altar de incenso, "o carro dos querubins de ouro, que com as asas estendidas cobrem a Arca da Aliança do Senhor" (I Cr 28, 18).

E pouco antes de morrer entregou tudo a Salomão, dizendo-lhe: "Avante, mãos à obra, e o Senhor esteja contigo!" (I Cr 22, 16).

A Igreja Católica coloca-o no catálogo dos santos, e sua festa é comemorada em 29 de dezembro.

São Davi, rogai pela Igreja e para que todos os fiéis tenham o ardente amor de Deus, a fortaleza e a humildade de que fosseis exemplo.

Por Paulo Francisco Martos

(in Noções de História Sagrada (60)

..........................

1 - CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. "Senhor, não me castigues na tua ira!". In Dr. Plinio, São Paulo, n. 74, maio 2004, p. 14.

2 - Idem. "Tende piedade de mim, ó Deus...". In Dr. Plinio, São Paulo, n. 63, junho 2003, p. 7.

3 - Idem, ibidem, p. 9.

4 - CAULY, Eugène Ernest. Cours d'instruction religieuse - Histoire de la Religion et de l'Église.4. ed. Paris: Poussielgue. 1894, p. 103.

5 - Cf. Idem, ibidem. p. 103.

Fonte: Gaudium Press

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog