Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Orações a Santa Águeda Protetora das Mamas (05 de fevereiro)

SANTA ÁGUEDA (ÁGATA) - 05/02 
Origem

Águeda nasceu em Catânia, Itália. Era filha de nobres e teve uma educação esmerada, principalmente na fé cristã. Foi evangelizada ainda criança e isso determinou todo o seu futuro. A menina experimentou o amor de Deus e não mais trocou este amor por nada neste mundo.

Vida com Deus

Era de família muito rica e sempre foi muito bonita. Mas ainda jovem, consagrou a sua vida a Cristo, sempre ajudando os mais pobres e procurando uma vida de constante oração. Ela sentia em seu coração o forte desejo de uma consagração total e cada vez mais profunda, para dedicar sua vida à missão de anunciar a Boa Nova de Cristo a todos e ajudar os mais necessitados. Este era o grande desejo de seu coração. Nisso estava a sua felicidade.

Pedido de casamento

Porém, Quinciano, que era um nobre rico, poderoso e Cônsul da Itália, apaixonou-se por Águeda. Ficou encantado pela beleza e nobreza da jovem e queria de todas as formas casar-se com ela. Águeda, porém, já havia entregue seu coração para Deus e recusava-se terminantemente a se casar. Na sociedade em que ela viveu, isso era estranho, pois as mulheres eram obrigadas a aceitarem pedidos de casamentos como este. Por isso, não se conformando com a recusa, Quinciano buscou ajuda até com uma feiticeira, para ver se conseguia mudar o coração de Águeda. Nada disso, porém, deu resultado. Foi quando o Cônsul descobriu que Águeda era cristã e havia feito uma consagração a Jesus Cristo.

Revolta e castigos do pretendente

Revoltado com esta situação, o Cônsul enlouqueceu e mandou prender Santa Águeda na Sicília, sob a acusação de prática de bruxaria e participação de seitas proibidas. O Imperador na época era Trajanus Décius, um grande perseguidor dos cristãos, que deu retaguarda a Quinciano. Este, em seguida, impôs a Santa Águeda grandes torturas.

Submeteu-a a vários interrogatórios cheios de muito sofrimento. Ele exigia que ela renegasse sua fé, mas ela não cedia. Então, ela foi colocada em um calabouço, mas dizia sempre que sua salvação era Jesus Cristo.

Torturas

Não renegando sua fé, e não aceitando se casar com o Cônsul, Águeda foi submetida a torturas com ferro e fogo. Foi esticada na roda, açoitada, marcada com ferros em brasa. Furioso, Quinciano mandou arrancar os seios de Santa Águeda. Depois, jogaram-na no calabouço sem curativos. Lá, porém, ela teve uma visão de São Pedro com um Anjo que a curou com óleos. Quinciano ficou furioso ao ver que ela estava curada. Então, mandou amarrá-la e que fosse arrastada sobre carvão em brasa e vidros. Santa Águeda rezava dizendo: "Meu Senhor Jesus Cristo, Vós sois o meu coração e a minha mente. Leve-me e faça-me sua." Santa Águeda pedia sua morte a Deus, para aliviar seus sofrimentos.

Morte

No meio das torturas de Santa Águeda, houve um grande tremor de terra por causa do vulcão Etna. Assim, Santa Águeda morreu de joelhos, em oração, soterrada pelo terremoto. Era o dia 5 de fevereiro do ano 251.

Morte do perseguidor

O imperador Trajanus Décius deu retaguarda a Quinciano em suas torturas contra Santa Águeda. Por isso ele fez todas aquelas barbaridades. Porém, pouco tempo depois da morte da santa, o cavalo de Quinciano derrubou-o dentro de um rio e ele morreu afogado.

Milagre do vulcão

No aniversário de morte de Santa Águeda, o vulcão Etna iniciou uma grande erupção. Os moradores pegaram o véu da Santa, que era guardado como relíquia pelos cristãos de Catânia e subiram no monte em oração, pedindo que o vulcão, que aliviara os sofrimentos de Santa Águeda adiantando sua morte, aliviasse os sofrimentos do povo local parando sua atividade. Foi, então, que a lava simplesmente parou e cessou a erupção.

A tumba de Santa Águeda está na Catania e seu véu esta exposto na catedral de Florença. Ela é invocada contra erupções e terremotos. São Gregório consagrou a igreja dos góticos em seu nome. Ela é mostrada com uma palma na mão e os dois seios em uma bandeja.

REFLEXÃO
Um hino antigo, louvando Agueda, diz o seguinte: “Hoje brilha o dia de Águeda, ilustre virgem; Cristo une-a consigo e coroa-a com duplo diadema, formosa e bela. Ilustre pelas obras e pela fé, reconhece a vaidade da prosperidade terrena e sujeita o coração aos divinos preceitos. Agora que ela, como esposa, resplandece no céu, interceda perante o Senhor por nós miseráveis”.

ORAÇÃO
Concedei-nos, Senhor, o amor constante ao Vosso Santo Nome e a graça da perseverança nas coisas do alto durante toda a nossa vida. E pela intercessão de Santa Águeda, dai-nos, Senhor Onipotente, a graça que humildemente vos pedimos. Por Cristo Senhor Nosso, amém. (Fonte: Cruz Terra Santa)

Oração a Santa Águeda Protetora das Mamas

Ó gloriosa virgem e mártir, Santa Águeda, que para não trair a fé em Jesus Cristo preferiste ter os seios arrancados no martírio e miraculosamente curados na prisão, olhai por vossas filhas que, cheias de confiança, se dirigem a vós.
Vós soubestes conservar-vos íntegra diante de Deus, liberta-nos da tentação de trocar nossa fé por valores passageiros que nos afastam de Deus. Jovem que fostes, livrai nossos jovens das drogas, do consumismo, da prostituição e de todo tipo de exploração. 
E como disseste ao vosso torturador: ”não te envergonhas de mutilar na mulher o que tua mãe te deu para dele tirares o alimento”, livrai-nos de todos os males da mama para que, a cada dia, vivendo como verdadeiras cristãs, possamos dizer convosco: ”tenho na minha alma os seios íntegros, com os quais nutro todos os meus sentidos que desde a infância consagrei a Cristo Jesus. Amém. 

Reze um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai.
(Encontro com Cristo)

ORAÇÃO A SANTA ÁGUEDA

Ó Santa Ágata, vem em meu socorro, vós que sofrestes com os seios mutilados que nunca amamentaram;

vós que sentistes tamanha dor, dai-nos vossa coragem para vencer a tristeza e a angústia, transformando-as em alegria e esperança.

Curai-me com a vossa fé e lavai com o sangue do vosso martírio as marcas da doença e dos sentimentos negativos.

Ó Santa Ágata, dai-me merecer vossas virtudes e vossa fidelidade a Cristo para vencer os males, perigos e doenças que ameaçam a vida.

Intercedei junto a Deus Pai pela minha saúde, de minha família e de todos que em vós confiam para que a cura seja completa, atingindo também minha alma e assim por inteiro eu possa servir a Deus e aos irmãos a caminho da gloria da ressurreição.

Pela glória do vosso martírio, dai-me força para suportar as dores e os sofrimentos que me afligem e apresentai a Cristo a minha confiante súplica.

Amém!

Rezar o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Glória ao Pai.

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog