Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

O que é Quaresma?


O que é Quaresma?

Pe. Eduardo Dougherty, sj

É o Tempo litúrgico de quarenta dias que antecede a Semana Santa, começando na Quarta-feira de cinzas. Tempo de oração, penitência e jejum, preparando-nos para a Páscoa.

Por que quarenta dias?

Por causa dos quarenta dias que Jesus passou no deserto, em jejum, vencendo as tentações diabólicas, preparando-se para sua missão. Nós também somos chamados a vencer as tentações e renovar nosso propósito de conversão, a caminho da santidade.

Por que começa na quarta-feira?

Tudo depende da Páscoa, que é sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera. A partir daí as datas são marcadas. Se voltarmos quarenta dias a partir do Domingo de Ramos, que é o começo da Semana Santa, chegaremos à quarta-feira de cinzas.

Qual o significado da cinza?

É o símbolo de penitência e conversão. Antigamente, ao impor as cinzas, o padre falava: “Lembra-te que és pó e ao pó retornarás”. Hoje, ele fala: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. O rito nos lembra que o mais importante é nossa conversão sincera.

Como aproveitar melhor a Quaresma?

Este ano, sugiro uma maneira maravilhosa de aproveitar bem a quaresma. Estamos no Ano da Misericórdia. Por isso, pratique as Obras de Misericórdia! Elas se dividem em dois tipos: Corporais e Espirituais.

As corporais são:

1ª Dar de comer a quem tem fome; 2ª Dar de beber a quem tem sede; 3ª Vestir os nus; 4ª Dar pousada aos peregrinos; 5ª Assistir aos enfermos; 6ª Visitar os presos; 7ª Enterrar os mortos.

E as espirituais são:

1ª Dar bom conselho; 2ª Ensinar os ignorantes; 3ª Corrigir os que erram; 4ª Consolar os aflitos; 5ª Perdoar as injúrias; 6ª Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo; 7ª Rogar a Deus por vivos e defuntos.

Pratique e sua Quaresma será Santa!

E para incentivar você, incluo aqui uma Oração de Santa Faustina Kowalska, Apóstola da Divina Misericórdia: 

“Ó Deus de grande Misericórdia, bondade infinita, – eis que hoje a humanidade clama do abismo da sua miséria à Vossa Misericórdia – à Vossa Compaixão, ó Deus! E clama com a sua poderosa voz da miséria!

Ó Deus Clemente, não rejeiteis a oração dos exilados desta terra!

Ó Senhor, bondade incompreensível, que penetrais a nossa miséria e sabeis que, abandonados às nossas próprias forças, não podemos chegar a Vós – por isso, Vos imploramos: que nos antecipeis a Vossa graça e continueis a aumentar a Vossa Misericórdia para conosco, a fim de que possamos fielmente cumprir a Vossa santa Vontade durante toda a vida e na hora da morte.

Que a onipotência da Vossa Misericórdia nos proteja dos ataques dos inimigos da nossa salvação, para esperarmos confiadamente como Vossos filhos, a Vossa última Vinda, o dia que só Vós conheceis.

Também esperamos alcançar tudo o que Jesus nos prometeu, apesar de toda a nossa miséria, porque Jesus é a nossa Esperança. E, assim, por meio do Coração Misericordioso, como por uma porta aberta, passarmos ao Céu” (Diário de Santa Faustina 1570).

Fonte: Revista Brasil Cristão (fevereiro/2016)

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog