Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Cinco conselhos práticos para uma boa oração com a Bíblia


Por Maria Ximena Rondón

LOS ANGELES, 20 Fev. 16 / 09:00 am (ACI).- Em sua última coluna semanal, Dom José Gómez, Arcebispo de Los Angeles (Estados Unidos), falou sobre a importância de poder falar com Deus através da oração e indicou que um método perfeito para fazê-lo é a “Lectio divina”.

“A lectio divina transforma nossa leitura das Escrituras em uma audiência privada com o Deus vivo que vem a nós com amor e nos fala nas páginas dos textos sagrados… Se a oração for conversação, então temos que escutar Deus tanto como falamos com Ele. ‘Ao ler a Bíblia, Deus fala conosco’, disse Santo Agostinho. ‘Quando rezamos falamos com Deus’”, assinalou.

Por isso, o Prelado deu estes cinco conselhos para meditar com uma passagem bíblica, de preferência com o Evangelho do dia:

1. Procurar um lugar tranquilo

Antes de ler as Sagradas Escrituras devemos procurar estar na presença de Deus. Portanto, Dom Gómez recomenda procurar um lugar tranquilo, onde ninguém interrompa, e apagar todas as “telas”: computador, celular, televisão. E, assim poder estar no mínimo 15 minutos “a sós com o Senhor”.

Depois, “peçam que seu Espírito Santo abra seus corações. Peçam a nossa Mãe Santíssima que nos ajude a meditar em nosso coração os mistérios de Cristo, como Ela o fez”.

2. Deter-se nos detalhes

Depois da oração, “comecem a ler devagar o texto do Evangelho desse dia. Podem ler uma e outra vez. E conforme leem, observem os detalhes. O que está acontecendo? Quais são os personagens principais? Detenham-se nas palavras ou nas frases que lhes chamaram a atenção. Prestem atenção especialmente no que Jesus está dizendo e fazendo”.

Deste modo, Dom Gómez assinalou que não devemos ler a Bíblia como se estivéssemos lendo um romance. “Trata-se de um encontro com o Deus vivo. Jesus vive nos textos sagrados. Deus está falando com vocês de maneira pessoal”.

3. Meditar sobre a leitura

Depois de identificar a passagem que lhes chamou a atenção, o Prelado indicou que deve-se perguntar a Deus o que está tentando dizer através destas palavras específicas.

“Existe aqui uma promessa para vocês? Uma ordem? Uma advertência? Como se pode aplicar este texto na situação que está vivendo neste momento?”, propôs.

“Permitam que a Palavra de Deus se transforme em um desafio para vocês. Se tiverem dificuldade para entender o que estão lendo, peçam ajuda ao Espírito Santo”, sobretudo para compreender os ensinamentos que “não estão de acordo com a nossa maneira de pensar, com nossas expectativas e nossos preconceitos”.

4. Orar

Depois de compreender o que Deus quis dizer, Dom Gómez indicou que é preciso responder-lhe. Isto se faz por meio da oração.

“Pode ser uma oração de agradecimento ou de louvor. A oração de vocês pode ser uma prece, podem pedir que Deus lhes dê a força para seguir em frente ou a fim de que lhes conceda alguma graça ou uma virtude”, explicou.

Também acrescentou que “quanto mais rezamos com os Evangelhos, mais conseguiremos pensar segundo ‘a mente de Cristo’, mais nos apropriaremos dos seus pensamentos e sentimentos; poderemos ver mais a realidade conforme Ele vê”.

Do mesmo modo, ao rezar mais, experimenta-se com maior intensidade “o chamado de Cristo a mudar o mundo, para que desta forma possamos mudar a sociedade e a história de acordo com o desígnio amoroso de Deus”.

5. Contemplar

A lectio divina termina com a contemplação. Este momento se trata de permanecer em silêncio e “contemplar Deus”.

“Na contemplação, somos como crianças que buscam conhecer a maneira de pensar e a vontade do Pai que nos ama. Com nossa mente tranquila, descansa na presença de seu olhar. ‘Eu olho para Ele e Ele olha para mim’”, comentou o Arcebispo de Los Angeles.

Com a contemplação, “a lectio divina nos leva a tomar resoluções concretas e levá-las para a ação”.

Fonte: ACI digital

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog