A Oração de Ação de Graças - Devoção e Fé - Blog Católico

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

A Oração de Ação de Graças

A oração de ação de graças
Quando a pessoa vive em comunhão com a Santíssima Trindade, todo acontecimento e toda necessidade podem se converter em oferenda de ação de graças a Deus.

Pe. Francisco Sehnem, scj

Há um Salmo que resume a história do Antigo Testamento e nos mostra a importância da ação de graças: o Salmo 136(135). Era uma solene oração de ação de graças, conhecida como “Grande Hallel”. Era cantado no final da ceia pascal judaica e provavelmente foi rezado por Jesus na última Ceia.

A Igreja dá graças a Deus incessantemente, sobretudo ao celebrar a Eucaristia, na qual Cristo a faz participar na sua ação de graças ao Pai. Para o cristão, todos os acontecimentos são motivos de agradecimento (CIC 2637, 2638, 2648). A missa é chamada de eucaristia, ou seja, ação de graças.

Agradecer é mostrar sentimentos de gratidão, é mover-se a amar pelos benefícios recebidos e corresponder a eles.

Em nossa sociedade torna-se cada vez mais necessário dar graças, pois, parece que tudo o que temos ou desejamos é um direito que nos pertence. A Eucaristia é a expressão mais sublime de um coração agradecido, porque se oferece a Deus o mais precioso que Ele tem em suas mãos: seu próprio Filho, Jesus. Esta oração caracteriza a oração da Igreja, de modo especial e principal, já que a Eucaristia é ação de graças a Deus.

Ao celebrar a Eucaristia, a Igreja manifesta e se torna naquilo que é. De fato, pela obra da salvação, Cristo liberta a criação do pecado e da morte, para de novo a consagrar e fazer voltar ao Pai, para sua glória.

Quando vivemos em comunhão com a Santíssima Trindade, tudo se transforma em oferenda de ação de graças. O cristão refere tudo na sua vida ao Pai, por Jesus Cristo, no Espírito Santo.

Na Eucaristia Cristo associa a sua Igreja e os seus membros ao seu sacrifício de louvor e de ação de graças, oferecido ao Pai, uma vez por todas, na cruz. Por este sacrifício, Jesus derrama as graças da salvação sobre o seu corpo, que é a Igreja.

Fonte: Revista Brasil Cristão (janeiro/2016)



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Nosso único mestre e senhor é Jesus Cristo, nossa mãe no céu a Santíssima Virgem Maria, por isso, comentários desrespeitosos e orações que não condizem com a Igreja Católica Apostólica Romana não serão publicadas.

Que Deus vos abençoe, que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda a graça da cura, da resolução dos problemas, a paz e tudo que seu coração aflito suplicar. Tenha Fé e persevere na Oração, pois o Tempo de Deus é diferente do nosso. Deixe o amor de Nosso Senhor tocar sua vida.
Que Nossa Santíssima Mãe vos cubra com o manto de amor e proteção. Amém.

Adriana dos Anjos - Devoção e Fé Blog

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé