Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Papa Francisco abre Porta Santa e dá início ao Ano da Misericórdia (08/12/2015)

Papa Francisco abre Porta Santa em Roma e 
Bento XVI é primeiro peregrino a cruzá-la

VATICANO, 08 Dez. 15 / 10:53 am (ACI).- Ao final da Santa Missa que celebrou esta manhã na Praça de São Pedro pela solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Francisco abriu a Porta Santa da Basílica de São Pedro para dar início ao Jubileu da Misericórdia. Bento XVI, que esteve presente na celebração, foi o primeiro peregrino a entrar na Basílica pela Porta Santa.


Depois da comunhão, os bispos concelebrantes na Santa Missa iniciaram a procissão para o átrio da Basílica, onde se encontra a Porta Santa. Sentado ao lado da porta, estava o Papa emérito Bento XVI.

O Santo Padre foi o último a unir-se à procissão, e uma vez que chegou ao átrio se deteve um instante para saudar com afeto Bento XVI. Depois se situou diante da Porta Santa, deteve-se e deu iniciou ao rito de abertura.

“Oremos: Deus, que revela sua onipotência sobre tudo com a misericórdia e o perdão, nos conceda viver um ano de graça, tempo propício para amar a ti e os irmãos na alegria do Evangelho. Continuai a infundir sobre nós o vosso santo Espírito, para que não nos cansemos de dirigir com fidelidade o olhar Àquele que transpassamos, vosso Filho feito homem, rosto resplandecente de sua infinita misericórdia, refúgio seguro para todos nós pecadores, necessitados de perdão e de paz, da verdade que liberta e salva. Ele é a porta através da qual vamos a ti, fonte inesgotável de consolação para todos, beleza que não conhece o ocaso, alegria perfeita na vida sem fim”.

“Que interceda por nós a Virgem Imaculada, primeiro e esplêndido fruto da vitória pascal, aurora luminosa dos céus novos e da terra nova, chegada feliz de nossa peregrinação terrena”.

“A Vós, Pai Santo, ao vosso Filho, nosso Redentor, ao Espírito Santo, o Consolador, toda honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém”.

A seguir o Santo Padre se aproximou da Porta Santa e pronunciou a seguinte fórmula:

“É esta a porta do Senhor: Por ela entrarão os justos. Abram-me as portas da justiça: Entrarei para dar graças ao Senhor. Por sua grande misericórdia, entrarei em sua casa, Senhor: Prostrar-me-ei em vosso templo santo”.

Logo abriu a porta e permaneceu uns instantes em oração enquanto se escutava os aplausos dos fiéis congregados na Praça de São Pedro. O Papa entrou sozinho, e depois entraram alguns concelebrantes e representantes de distintas religiões assim como fiéis leigos.

Bento XVI também entrou acompanhado de seu secretário e Prefeito da Casa Pontifica, Dom Georg Gänswein, e voltou a saudar Francisco. Bento XVI foi o primeiro peregrino a cruzar a Porta Santa depois do Papa Francisco.

Em seguida, o Santo Padre se dirigiu ao Altar da Confissão enquanto o coro cantava o Hino do Ano Santo da Misericórdia.

Diante do Altar disse:

“Pai Santo, rico em misericórdia e grande no amor, nós vos louvamos com todo o coração, e vamos damos graças pela superabundância de vossos dons. Olhai-nos, neste dia que abrimos a Porta Santa e felizes demos início ao tempo jubilar”.

“Concedei-nos, vos pedimos, a todos aqueles que cruzarão a Porta da Misericórdia com a alma arrependida, renovado compromisso e filial fidelidade, ter uma viva experiência de vossa ternura paterna e receber a graça do perdão para testemunhar, em palavras e obras, o rosto de sua misericórdia, Jesus Cristo nosso Senhor, que vive e reina nos séculos dos séculos. Amém”.

Depois disto o Papa deu a bênçao final concluindo a celebração.

Fonte: ACIdigital
Fotos: Radio Vaticano 

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog