Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Santa Paulina, a primeira santa do Brasil (09 de julho)

Hoje a Igreja celebra Santa Paulina, a primeira santa do Brasil


REDAÇÃO CENTRAL, 09 Jul. 15 / 07:00 am (ACI).- Nesta quarta-feira, 9 de julho, é celebrado o dia da primeira santa brasileira, Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Em Nova Trento (SC), onde há o Santuário dedicado a ela, os festejos começaram no fim de junho e a grande comemoração acontecerá no próximo domingo, 12, já que tradicionalmente a festa litúrgica é realizada no segundo domingo do mês de julho. Conheça aqui a história desta que é uma santa para o nosso tempo.

Segunda filha de Antônio Napoleone Visintainer e Anna Pianezzer, Santa Paulina nasceu em 16 de dezembro de 1865, em Vígolo Vattaro, Trentino Alto Ádige, norte da Itália. Recebeu dos pais o nome de Amábile Lúcia Visintainer.

Em 1875, migrou com sua família para o Brasil, país que adotou como sua pátria, estabelecendo-se na localidade de Vígolo, em Nova Trento (SC). Sua mãe faleceu no ano de 1887 e ela cuidou da família até seu pai contrair novo casamento.

Desde criança, ajudou na paróquia de Nova Trento, engajada na vida pastoral e social. Até que, em 12 de julho de 1890, deu início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, junto a sua amiga Virginia Rosa Nicolodi. Elas cuidavam de Angela Viviani, em fase terminal de câncer, num casebre doado por Beniamino Gallotti. Após a morte da enferma, em 1891, juntou-se a elas Teresa Anna Maule. As três transferiram a Congregação para a cidade de Nova Trento em 1894.

Em 1903, foi eleita superiora geral, por toda a vida. Nesse mesmo ano, foi para São Paulo, para cuidar dos ex-escravos idosos e crianças órfãs, filhas de ex-escravos e pobres na região do Ipiranga.

Já em 1909, quando a Congregação cresceu nos estados de São Paulo e Santa Catarina, Madre Paulina foi deposta do cargo de Superiora Geral pela autoridade eclesiástica e enviada para Bragança Paulista, a fim de cuidar doentes e asilados, onde testemunhou humildade heroica e amor ao Reino de Deus. Compreendendo que a obra é de Deus e não sua, submeteu-se humildemente e permaneceu por nove anos naquela missão.

Foi chamada a viver na sede Geral da Congregação em 1918. Testemunhou uma vida de santidade e ajudou na elaboração da História da Congregação e no resgate do Carisma fundante.

Santa Paulina morreu aos 76 anos, na Casa Geral em São Paulo, dia 9 de julho de 1942, com fama de santidade, pois viveu em grau heroico as virtudes de fé, esperança e caridade e demais virtudes. Foi canonizada pelo Papa João Paulo II, em 19 de maio de 2002, na Praça de São Pedro, no Vaticano, e passou a ser chamada de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

Festa em honra da padroeira 

No Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC), acontece a festa em honra à padroeira, com o tema “Santa Paulina: Amor – Serviço” e o lema “Confiai! É Nosso Senhor que faz tudo”. Nesta quarta-feira, encerram-se as novenas e as celebrações das 11h e 15h recordam a entrada de Santa Paulina na casa do Pai, por meio do tríduo em preparação à festa. 

No domingo, 12, a grande festa litúrgica de Santa Paulina vai contar com alvorada festiva às 5h30. Haverá Missas às 6h, 9h45, 12h, 14h e 16h. A partir das 8h30, uma procissão de fiéis com a imagem de Santa Paulina sai da frente do Casebre (ao lado da Capela Nossa Senhora de Lourdes) e segue até o Santuário. 

Atualmente, o Santuário Santa Paulina recebe cerca de 70 mil visitantes ao mês, chegando a quase um milhão de visitas ao ano. Para a festa da padroeira, a estimativa é que, entre os dias dia 9 e 12 de julho, cerca de 20 mil peregrinos passem pelo local. 

E, para marcar esta data, a ACI Digital oferece esta 
Oração a Santa Paulina. 
Ó Santa Paulina, que puseste toda a confiança no Pai e em Jesus e que, inspirada por Maria, decidiste ajudar o povo sofrido, nós te confiamos a Igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, a Vida Consagrada e todo o povo de Deus. 
(Pedir a graça desejada) 
Santa Paulina, intercede por nós, junto a Jesus, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre, na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém. 
Pai-Nosso – Ave Maria – Glória Santa Paulina, rogai por nós!

Fonte: ACIdigital

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog